Geral
Ministério do Meio Ambiente e Pnud lançam edital para selecionar ideias de projetos locais
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lançam edital para que povos e comunidades tradicionais ou indígenas que residem na Amazônia Legal apresentem ideias de projetos para fortalecer a gestão ambiental de territórios coletivos até o dia 26 de maio.
Fruto de recursos recebidos pelo Brasil do Fundo Verde para o Clima (GCF), o edital faz parte da implementação do Projeto Floresta+ Comunidades, que se propõe a recompensar quem protege e recupera a floresta e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

O edital fica aberto até 26 de maio, e as organizações parceiras devem se atentar à data do processo de cadastramento, no próximo dia 5 de abril. Foto: divulgação
A ideia é que os projetos devem ser elaborados envolvendo toda a comunidade, homens, mulheres, jovens e anciãos. Os eixos temáticos são: conservação ambiental; recuperação de áreas degradadas, produção agroecológica, fortalecimento das cadeias de produtos da bioeconomia amazônica; e vigilância e proteção territorial.
O Pnud receberá as propostas por e-mail, correio ou postos locais do Projeto Floresta+ Amazônia. Após o prazo, um comitê organizado pelo projeto vai avaliar e selecionar os temas apresentados. As ideias selecionadas devem se associar a uma organização parceira para implementação do projeto. É necessário ainda que essa instituição parceira participe do processo de cadastramento junto ao Pnud, que será publicado no dia 5 de abril, por meio do site: JOF (un.org.br).
Para mais informações, acesse o edital clicando aqui.
Floresta+ Amazônia
O Projeto Floresta+ Amazônia recompensa quem protege e recupera a floresta e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Com o foco na estratégia de pagamentos por serviços ambientais, até 2026 a iniciativa reconhecerá o trabalho de pequenos produtores rurais, apoiará projetos de povos indígenas e de comunidades tradicionais, além de fomentar ações de inovação com foco no desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. O projeto funciona por meio de quatro modalidades: Floresta+ Conservação; Floresta+ Recuperação; Floresta+ Comunidades; Floresta+ Inovação.
Com informações, Ministério do Meio Ambiente e Projeto Floresta+ Amazônia
Comentários
Geral
Carro com placa clonada e registro de furto é apreendido em Rio Branco

Foto: NUCOM/PRF
Durante uma fiscalização de rotina na BR-364, no quilômetro 115, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Acre apreendeu na tarde de terça-feira, 07, um veículo com sinais de adulteração e registro de furto. A ocorrência foi registrada por volta das 17h.
O carro, um Hyundai HB20 de cor prata, foi abordado pelos policiais que perceberam, durante a inspeção, indícios de manipulação nos elementos identificadores do automóvel. Após uma consulta aos sistemas oficiais, a equipe constatou que o veículo utilizava placas clonadas de outro automóvel com as mesmas características, mas sem restrições legais.
A investigação revelou a verdadeira identidade do carro que se tratava de um veículo furtado em outubro de 2023, no município de Porto Velho (RO). O automóvel pertence a uma empresa de locação de veículos.
O condutor foi detido e encaminhado à Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil em Rio Branco (AC), sem lesões e sem o uso de algemas. Ele deve responder pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A passageira e uma criança que também estavam no veículo foram liberadas. O carro foi apreendido.
Comentários
Geral
Militares, civis, penais e bombeiros farão ato por recomposição salarial

Foto: Sinézio Pires, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Acre (SINPOL/AC) I Whidy Melo/ac24horas
Forças de segurança do estado do Acre prometem uma mobilização para a próxima semana, em frente a Casa Civil do Governo do Acre, no centro de Rio Branco, para se manifestar contra a falta de recomposição salarial.
De acordo com Sinézio Pires, vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Acre (SINPOL/AC), estarão envolvidos na movimentação policiais militares, civis, penais e do Corpo de Bombeiros.
“Não é paralisação nem greve, é um ato público para chamar a atenção do governo, para que saibam que as coisas não estão boas. Todas as forças pedem a mesma coisa, que é os 20% de reposição salarial, pois isso é um dever do Estado constitucional”, disse.
O ato será iniciado a partir das 8h00 de terça-feira (13). A Casa Civil do Governo fica localizada na Avenida Brasil, no centro da capital.
Comentários
Geral
Acusado de feminicídio, marido de Nayara Vilela passa por audiência nesta quinta

Foto: Whidy Melo
O empresário Tarcísio Araújo, acusado de feminicídio pela morte da esposa, a cantora Nayara Vilela, será ouvido em audiência de instrução e julgamento nesta quinta-feira (8), no Fórum Criminal de Rio Branco. A audiência pode se estender até sexta-feira (9) e deve reunir testemunhas e apresentação de provas que vão embasar a decisão da Justiça sobre a ida ou não do réu a júri popular.
Tarcísio foi indiciado em dezembro de 2023, denunciado pelo Ministério Público do Acre (MPAC) no mesmo ano. Três promotores de Justiça acompanham o caso, que teve repercussão no estado após a divulgação de vídeos que mostram momentos de crise do casal.
Nayara, de 32 anos, foi encontrada morta com um tiro no peito em 24 de abril de 2023, dentro de casa, no bairro Placas, na capital acreana. Natural de Mato Grosso, a artista havia se estabelecido no Acre, onde se destacou na cena musical local.
As investigações apontam que o empresário teria incitado a cantora a cometer suicídio. As imagens analisadas pela Polícia Civil mostram a artista discutindo com o marido e apontando uma arma contra o próprio corpo. Para os investigadores, a conduta de Tarcísio caracteriza instigação ao suicídio, motivo pelo qual foi indiciado e posteriormente denunciado por feminicídio.
Você precisa fazer login para comentar.