Conecte-se conosco

Acre

Minas e Energia: Cameli cobra de ministério investimento no Setor Elétrico do Acre

Publicado

em

Cameli durante reunião no Ministério de Minas e Energia

O senador também cobrou do ministro a conclusão do Linhão entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul e a universalização do Luz para Todos

O senador Gladson Cameli (PP-AC), em audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, cobrou  investimento no Setor Elétrico do Acre. Entre as reivindicações estavam a conclusão do Linhão entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul e a universalização do programa Luz para Todos. O senador aproveitou a oportunidade, e lembrou o ministro que no Acre  paga-se  a energia mais cara do país e o serviço oferecido no estado é  campeão de reclamação na lista do Procon.

No setor elétrico, o ministro garantiu ao Acre investimento de R$ 157 milhões até 2018 em obras da expansão do Sistema de Subtransmissão. Entre as áreas que terão investimentos estão as novas linhas e as subestações, as ampliações e o reforço em instalações existentes, além da melhoria no sistema de distribuição. Também serão investidos mais R$377 milhões na integração de novos municípios ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Durante a reunião o senador Cameli,  questionou o ministro se as obras do Linhão entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul estavam interrompidas. O ministro respondeu que não, e que o planejamento da obra não tem previsão de interrupções. “ Não há nenhuma previsão de interrupção de obras, ao contrário, o plano é chegar a Cruzeiro de Sul até 2017, são 657 quilômetros de linha de transmissão.

Sobre o programa “ Luz para Todos”, o ministro afirmou que a estimativa é até 2018 é fazer 8.200 novas ligações e que os investimentos estão assegurados. Para o senador Gladson Cameli esse é um programa importante que gera impacto na vida das pessoas. “ A qualidade da vida das pessoas melhoram depois que são beneficiadas pelo programa, em nosso estado temos um défecit muito grande na área rural,  e muitas famílias aguardam serem beeneficiadas pelo programa”, destacou o senador.

Representando o Acre Cameli cobra investimentos no setor elétrico do Acre

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas

Publicado

em

Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O nível do rio Acre em Rio Branco registrou uma elevação de quase três metros nas últimas 24 horas, reflexo direto do grande volume de chuvas que atingiu a capital acreana na quarta-feira (17). As informações foram divulgadas pela Defesa Civil Municipal.

Conforme os boletins oficiais, às 5h da manhã de quarta-feira (17) o rio marcava 6,30 metros. Já no mesmo horário desta quinta-feira (18), o nível chegou a 9,05 metros, o que representa uma elevação aproximada de 2,75 metros em apenas um dia.

Apesar da subida significativa, o rio Acre ainda permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14,00 metros. A Defesa Civil informou que segue monitorando continuamente o comportamento do manancial, principalmente diante da possibilidade de novas chuvas na região.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Publicado

em

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação

Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.

De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.

O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.

O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.

De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.

A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Comentários

Continue lendo