Conecte-se conosco

Cotidiano

Mestres Acreanos de Taekwondo recebem certificação internacional da Kukkiwon

Publicado

em

A delegação da Federação de Taekwondo do Estado do Acre (FETEAC) participou do Kukkiwon Special Dam Promotion Test in Brasil. O evento foi realizado no Rio de Janeiro entre os dias 23 a 25 de fevereiro de 2024 e contou com a participação de mais de 400 faixas pretas vindos de várias partes do país. No entanto, somente agora os novos mestres acreanos receberam suas certificações devido as exigências e normas extremamente criteriosas estabelecidas pela entidade coreana. Os mestres acreanos que receberam suas certificações de mestrado em taekwondo pela Kukkiwon foram: Tiago Marques (Mestre 5º Dan), Jocirley Braga (Mestre 5º Dan), Leddinho Souza (Mestre 5º Dan), Amâncio Oliveira (Mestre 4º Dan) e Aldeniza dos Santos (Professora 3º Dan). A entrega dos certificados aconteceu dia 03 de agosto (sábado) durante as programações dos Jogos Escolares realizado na quadra do Colégio Acreano.

Segundo os mestres coreanos da Kukiwon que publicaram os resultados dos aprovados em junho de 2024, somente cerca de 30% são aprovados neste teste onde os atletas passam por uma avaliação bastante meticulosa. Vale ressaltar que a banca de avaliadores foi composta pelos mestres coreanos mais criteriosos da Kukkiwon dos quais podemos destacar Grão-Mestre Kwon Oh Min e Grão-Mestre Jae Young Um, além da presença do Diretor Executivo Internacional da Kukkiwon Dr. Na Yeong Jib, dos Grão-Mestres Yong Min Kim e Jung Roul Kim (ex-presidentes da Confederação Brasileira de Taekwondo) e do Grão-Mestre Lim Yeon Cheol (representante da Kukkiwon no Brasil).

“A delegação acreana comemorou este feito porque 100% de nossos mestres incluindo a faixa preta terceiro Dan Aldeniza dos Santos foram aprovados num dos exames de maior eficiência e credibilidade do mundo”, comenta o Mestre Tiago Marques atual Presidente da Federação Acreana de Taekwondo (FETEAC).

“É muito orgulho fazer parte da única entidade local filiada oficialmente à CBTKD, maior entidade de Taekwondo do Brasil, que, por meio de seus eventos homologados, garantem pontos para ranking, além de proporcionar passaporte para participar dos maiores eventos nacionais e internacionais, como Olimpíadas, a exemplo, assim como o Curso Kukkiwon promovido pela CBTKD. O Acre teve 5 participações nesse curso, e no final passamos por um exame de equiparação de Dans, por meio do qual objetivemos resultados positivos para todos. A certificação internacional aos mestres da Feteac proporcionará ao Estado do Acre a inédita legitimidade de banca examinadora de exame de faixa-preta com certificação Internacional da entidade máxima do taekwondo mundial. Afirmo que a delegação foi prestigiada com a banca mais respeitada do mundo. Aqui esclareço: O grão-mestre Young Min Kim, que mora no Brasil, presidiu a banca, e os grãos-mestres, que vieram da Coreia, após o reverenciarem afirmaram, diante de todos os presentes: Somos mestres, mas na frente do Grão-Mestre Kim, somos pequenos mestres. Esse fato me marcou”, finaliza o mestre Tiago Marques um dos grandes entusiastas do taekwondo acreano.

Já a professora Aldeniza dos Santos, que também recebeu sua certificação de faixa preta terceiro Dan pela Kukkiwon disse emocionada: “uma certificação internacional da Kukkiwon é importantíssima para a nossa caminhada profissional no taekwondo. Foi um grande desafio, um curso onde aprendemos muito, tivemos uma avaliação individual de técnicas, conduzida pelos coreanos, que são bem rígidos, e ser aprovada nesse teste foi muito importante, foi uma missão bem árdua de 3 dias de seminário, e no terceiro dia foi o teste, foram mais de 400 participantes de todo Brasil, pudemos mostrar o trabalho sério e comprometido da FETEAC, única entidade filiada a CBTKD no Acre. Eu, como a única mulher participante do Acre no seminário, fiquei muito feliz com o meu desempenho, com a minha aprovação, e certificação internacional. Sempre importante estar se atualizando, buscando mais conhecimento, sempre com o intuito de melhorar.”, frisou a ilustre professora que provavelmente fará exame de mestrado ainda este ano neste seguimento e entrará para história do taekwondo acreano como a primeira mestra graduada no Acre.

Um outro Mestre que falou conosco com bastante emoção e entusiasmo foi o Mestre Jocirley Braga, atual Vice-presidente da FETEAC que teve como seu primeiro instrutor o Mestre José Carlos Gomes Guimarães

( Mestre Juca), tido como o verdadeiro introdutor do Taekwondo no Estado do Acre.

“Estou muito feliz e realizado. E não poderia deixar de agradecer, primeiramente, a Deus, e à CBTKD e, em especial, à FETEAC, na pessoa do mestre Tiago, um grande irmão, e à delegação do Acre que se fez presente, que me garantiu todo o apoio moral e material. E, também, não poderia deixar de agradecer ao saudoso grão-mestre Juca, a quem dedico de coração essa certificação, com quem aprendi absolutamente tudo que sei’’ comentou emocionado o Mestre 5º Dan Jocirley Braga, tido como um dos mestres mais capacitados do Acre.

A Federação Acreana de Taekwondo (FETEAC) postou hoje (05) em suas redes sociais a entrega dos respectivos certificados expedidos pela instituição máximo do taekwondo mundial a Kukkiwon aos novos Mestres e professores acreanos.

SOBRE O TAEKWONDO

O taekwondo é uma arte marcial de origem coreana e chegou no Brasil em 1970. Entrou como esporte olímpico em 2000 em Sidney e chegou no Estado do Acre através do Mestre José Carlos Gomes Guimarães (Mestre Juca). Na atualidade a modalidade conta com milhares de praticantes e estar presente em quase todos os municípios acreanos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ministério da Saúde intensificará mobilização contra dengue no Brasil

Publicado

em

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde vai promover uma ação de mobilização nacional contra a dengue no próximo sábado (8). O objetivo é conscientizar gestores públicos, profissionais da saúde e a população em geral sobre a importância das medidas recomendadas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença.

“A gente age ao longo de todo o ano, mas agora é a oportunidade de voltarmos a chamar a atenção da população para evitarmos qualquer tipo de cenário, de crescimento do número de casos”, declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao anunciar a realização do Dia D contra a dengue. A iniciativa faz parte da campanha nacional “Não Dê Chance para Dengue, Zika e Chikungunya”, que o ministério lançou nesta segunda-feira (3).

“Agora é hora de organizar a assistência à saúde, reforçar as ações de prevenção e orientação e identificar os pontos estratégicos a atacar nas cidades”, acrescentou o ministro.

De acordo com o ministério, em 2025, foram registrados, até o momento, 1.611.826 casos prováveis de dengue e 1.688 mortes. Ainda segundo a pasta, os resultados são, respectivamente, 75% e 72% inferiores aos do mesmo período de 2024.

Mesmo com a redução dos números, o ministro considera a situação alarmante. Principalmente porque, historicamente, os números de casos de dengue, zika e chikungunya costumam aumentar entre novembro e maio, quando as condições climáticas são mais favoráveis à proliferação do mosquito.

Além disso, outro dado preocupa os técnicos do ministério: o aumento do número de municípios brasileiros em estado de alerta para a dengue. Uma pesquisa realizada em agosto e setembro apontou que ao menos 30% das cidades já se encontravam nesta situação.

“O cenário exige atenção redobrada nos locais em alerta”, comentou o secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Pimenta, chamando a atenção para a importância da participação da população no enfrentamento ao mosquito.

Segundo Pimenta, mais de 80% das larvas do Aedes aegypti encontradas por agentes de combate a endemias que visitaram imóveis em 3,2 mil municípios estavam em ambientes domiciliares, em locais como vasos de plantas, pratinhos, garrafas usadas, bebedouros, pneus, entulho, lixo, sucata, caixas d´água, cisternas, filtros, barris, calhas, ralos, vasos sanitários sem uso, tanques em obras, piscinas, fontes ornamentais e até mesmo em folhas de bromélias, casas de coco e cavidades de árvores.

Até o momento, as cinco unidades da federação com maior número de casos prováveis de dengue são São Paulo (890 mil), Minas Gerais (159,3 mil), Paraná (107,1 mil), Goiás (96,4 mil) e Rio Grande do Sul (84,7 mil). De acordo com o ministério, o estado de São Paulo também tem o maior número de óbitos: 1.096, ou 64% das 1.688 mortes já confirmadas.

O ministério garante que medidas já estão sendo adotadas para, em conjunto com estados e municípios, preparar a rede de saúde para um eventual aumento do número de casos. Entre elas, o reforço na assistência, com equipes da Força Nacional de Saúde atuando em cidades com alta incidência da doença; instalação de centros de hidratação e a distribuição de insumos e equipamentos, incluindo larvicidas, testes e nebulizadores portáteis.

Para o ministro Alexandre Padilha, contudo, a maior aposta no enfrentamento à doença é a vacina que está sendo desenvolvida aqui mesmo, no Brasil, pelo Instituto Butantan, e que será produzida, em parceria, por um fabricante chinês. De acordo com o ministro, a expectativa é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove o imunizante até o fim deste ano, para que as primeiras doses possam ser aplicadas já em 2026.

“Os estudos finais da Anvisa estão indo muito bem e o calendário que anunciamos em março deste ano vai ser cumprido: teremos o registro da vacina para dengue 100% brasileira até o final deste ano, para que possamos reforçar nosso Programa Nacional de Imunização já no ano que vem”, disse Padilha.

O ministro explicou que, após a aprovação da Anvisa, especialistas do Comitê Técnico do Programa Nacional definirão a melhor estratégia de imunização, incluindo critérios de distribuição. De acordo com ele, a previsão é que a farmacêutica chinesa WuXi Biologics produza e entregue para o Brasil 40 milhões de doses da vacina no próximo ano.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Tião Bocalom lidera comitiva de prefeitos em Brasília durante reunião da bancada acreana

Publicado

em

A audiência contou ainda com a presença do secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, que representou o Governo do Acre; do secretário da Representação do Governo em Brasília, Fábio Rueda

Nesta segunda-feira, no Plenário 15 do Congresso Nacional, ocorreu a reunião da bancada federal do Acre com prefeitos acreanos, para discutir a melhor forma de aplicação, liberação e execução das emendas parlamentares de bancada.

Ao todo, nove prefeitos participaram do encontro, liderados pelo prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom.

A audiência contou ainda com a presença do secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, que representou o Governo do Acre; do secretário da Representação do Governo em Brasília, Fábio Rueda; dos deputados federais Cel. Ulysses, Socorro Neri, Antônia Lúcia e Roberto Duarte; além do senador Márcio Bittar. A reunião foi coordenada pelo senador Alan Rick, atual coordenador da bancada acreana.

Durante o encontro, os prefeitos apresentaram as principais demandas de seus municípios a serem contempladas pelos recursos das emendas de bancada, em sua maioria, voltadas a obras estruturantes.

O prefeito Tião Bocalom entregou pessoalmente ao senador Alan Rick propostas importantes, como a reestruturação do Terminal Urbano de Rio Branco, a construção de um edifício garagem e a construção de um viaduto na rotatória do Horto Florestal e outro no cruzamento da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Ceará.

“Precisamos melhorar o fluxo de trânsito na Avenida Ceará, e esse quarto viaduto é fundamental para que isso aconteça. Mas, se tivesse que escolher apenas um dos projetos que apresento agora, escolheria o Terminal Urbano, que é essencial para a organização do centro de nossa capital”, destacou Bocalom.

Outra reivindicação importante dos prefeitos foi a destinação de recursos para a recuperação de ramais para o fortalecimento da produção, o asfáltamento de ruas e a construção de aterros sanitários, visando solucionar o problema do descarte de lixo nos municípios acreanos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Dom Pedro e Plácido de Castro conquistam o Open de Futsal

Publicado

em

Foto FADE: Time do Dom Pedro II conquistou o título no Sub-18 feminino

As equipes do Dom Pedro II, no feminino, e José Plácido de Castro, no masculino, conquistaram nesse domingo, 2, em Porto Acre, o título do Open de Futsal, competição promovida pela Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE).

“Conseguimos movimentar mais de 200 estudantes/atletas durante o fim de semana com futsal. Realizamos mais um Open com sucesso e esse é o objetivo da FADE”, disse o presidente João Renato Jácome.

Dom Pedro no Sub-14

No Sub-14, no masculino, o time do Dom Pedro ficou com o título em confrontos bem disputados na categoria.

Novidade do Open

A escola União e Progresso, da Vila Caquetá, foi a novidade do Open de Futsal, participando pela primeira vez de uma competição da FADE.

Próximos eventos

A FADE programa para o mês de novembro o Open de atletismo e vôlei de praia na sequência do calendário de atividades de 2025.

Comentários

Continue lendo