Cotidiano
Mestres Acreanos de Taekwondo recebem certificação internacional da Kukkiwon
A delegação da Federação de Taekwondo do Estado do Acre (FETEAC) participou do Kukkiwon Special Dam Promotion Test in Brasil. O evento foi realizado no Rio de Janeiro entre os dias 23 a 25 de fevereiro de 2024 e contou com a participação de mais de 400 faixas pretas vindos de várias partes do país. No entanto, somente agora os novos mestres acreanos receberam suas certificações devido as exigências e normas extremamente criteriosas estabelecidas pela entidade coreana. Os mestres acreanos que receberam suas certificações de mestrado em taekwondo pela Kukkiwon foram: Tiago Marques (Mestre 5º Dan), Jocirley Braga (Mestre 5º Dan), Leddinho Souza (Mestre 5º Dan), Amâncio Oliveira (Mestre 4º Dan) e Aldeniza dos Santos (Professora 3º Dan). A entrega dos certificados aconteceu dia 03 de agosto (sábado) durante as programações dos Jogos Escolares realizado na quadra do Colégio Acreano.
Segundo os mestres coreanos da Kukiwon que publicaram os resultados dos aprovados em junho de 2024, somente cerca de 30% são aprovados neste teste onde os atletas passam por uma avaliação bastante meticulosa. Vale ressaltar que a banca de avaliadores foi composta pelos mestres coreanos mais criteriosos da Kukkiwon dos quais podemos destacar Grão-Mestre Kwon Oh Min e Grão-Mestre Jae Young Um, além da presença do Diretor Executivo Internacional da Kukkiwon Dr. Na Yeong Jib, dos Grão-Mestres Yong Min Kim e Jung Roul Kim (ex-presidentes da Confederação Brasileira de Taekwondo) e do Grão-Mestre Lim Yeon Cheol (representante da Kukkiwon no Brasil).
“A delegação acreana comemorou este feito porque 100% de nossos mestres incluindo a faixa preta terceiro Dan Aldeniza dos Santos foram aprovados num dos exames de maior eficiência e credibilidade do mundo”, comenta o Mestre Tiago Marques atual Presidente da Federação Acreana de Taekwondo (FETEAC).
“É muito orgulho fazer parte da única entidade local filiada oficialmente à CBTKD, maior entidade de Taekwondo do Brasil, que, por meio de seus eventos homologados, garantem pontos para ranking, além de proporcionar passaporte para participar dos maiores eventos nacionais e internacionais, como Olimpíadas, a exemplo, assim como o Curso Kukkiwon promovido pela CBTKD. O Acre teve 5 participações nesse curso, e no final passamos por um exame de equiparação de Dans, por meio do qual objetivemos resultados positivos para todos. A certificação internacional aos mestres da Feteac proporcionará ao Estado do Acre a inédita legitimidade de banca examinadora de exame de faixa-preta com certificação Internacional da entidade máxima do taekwondo mundial. Afirmo que a delegação foi prestigiada com a banca mais respeitada do mundo. Aqui esclareço: O grão-mestre Young Min Kim, que mora no Brasil, presidiu a banca, e os grãos-mestres, que vieram da Coreia, após o reverenciarem afirmaram, diante de todos os presentes: Somos mestres, mas na frente do Grão-Mestre Kim, somos pequenos mestres. Esse fato me marcou”, finaliza o mestre Tiago Marques um dos grandes entusiastas do taekwondo acreano.
Já a professora Aldeniza dos Santos, que também recebeu sua certificação de faixa preta terceiro Dan pela Kukkiwon disse emocionada: “uma certificação internacional da Kukkiwon é importantíssima para a nossa caminhada profissional no taekwondo. Foi um grande desafio, um curso onde aprendemos muito, tivemos uma avaliação individual de técnicas, conduzida pelos coreanos, que são bem rígidos, e ser aprovada nesse teste foi muito importante, foi uma missão bem árdua de 3 dias de seminário, e no terceiro dia foi o teste, foram mais de 400 participantes de todo Brasil, pudemos mostrar o trabalho sério e comprometido da FETEAC, única entidade filiada a CBTKD no Acre. Eu, como a única mulher participante do Acre no seminário, fiquei muito feliz com o meu desempenho, com a minha aprovação, e certificação internacional. Sempre importante estar se atualizando, buscando mais conhecimento, sempre com o intuito de melhorar.”, frisou a ilustre professora que provavelmente fará exame de mestrado ainda este ano neste seguimento e entrará para história do taekwondo acreano como a primeira mestra graduada no Acre.
Um outro Mestre que falou conosco com bastante emoção e entusiasmo foi o Mestre Jocirley Braga, atual Vice-presidente da FETEAC que teve como seu primeiro instrutor o Mestre José Carlos Gomes Guimarães
( Mestre Juca), tido como o verdadeiro introdutor do Taekwondo no Estado do Acre.
“Estou muito feliz e realizado. E não poderia deixar de agradecer, primeiramente, a Deus, e à CBTKD e, em especial, à FETEAC, na pessoa do mestre Tiago, um grande irmão, e à delegação do Acre que se fez presente, que me garantiu todo o apoio moral e material. E, também, não poderia deixar de agradecer ao saudoso grão-mestre Juca, a quem dedico de coração essa certificação, com quem aprendi absolutamente tudo que sei’’ comentou emocionado o Mestre 5º Dan Jocirley Braga, tido como um dos mestres mais capacitados do Acre.
A Federação Acreana de Taekwondo (FETEAC) postou hoje (05) em suas redes sociais a entrega dos respectivos certificados expedidos pela instituição máximo do taekwondo mundial a Kukkiwon aos novos Mestres e professores acreanos.
SOBRE O TAEKWONDO
O taekwondo é uma arte marcial de origem coreana e chegou no Brasil em 1970. Entrou como esporte olímpico em 2000 em Sidney e chegou no Estado do Acre através do Mestre José Carlos Gomes Guimarães (Mestre Juca). Na atualidade a modalidade conta com milhares de praticantes e estar presente em quase todos os municípios acreanos.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz e Furacão do Norte goleiam na abertura das quartas na Copinha

Foto Manoel Façanha: Semifinalistas do Sub-12 serão definidos nas partidas de volta no próximo dia 9
Santa Cruz e Furacão do Norte golearam neste domingo, 23, na abertura da fase de quartas de final da 10ª edição da Copinha Arasuper de Futsal. O Santa Cruz bateu a Escolinha do Santinha por 7 a 1 e o Furacão do Norte derrotou o Flamenguinho por 10 a 1.
Nos outros confrontos das quartas, Camisa 11 e Real Aquiri empataram por 2 a 2 e a Escolinha do Galvez venceu o Cruz Azul por 5 a 1.
Jogos de volta
O coordenador da Copinha Arasuper, Auzemir Martins, confirmou para 9 de março as partidas de volta.
“Tínhamos essa parada no torneio programada. Vamos ter dois fins de semana sem confrontos”, explicou Auzemir Martins.
Outros resultados
Sub-14
Ecoville 2 x 1 Veneza/Marilda Goveia
Esc. Conquista 4 x 2 Esc. Santinha
Esc. Galvez 3 x 2 Rei Artur
Furacão do Norte 5 x 0 Amigos Solidários
Sub-10
Rei Artur 9 x 0 Flamenguinho
Santa Cruz 5 x 0 Esc. do Santinha
Esc. Xavier Maia 3 x 2 Esc. do Psica
Ame 3 x 2 Ecoville
Comentários
Cotidiano
Adesg vence o São Francisco e fica próxima da classificação

Foto Sueli : Adesg e São Francisco realizaram uma partida muito equilibrada
A Adesg venceu o São Francisco por 1 a 0 neste domingo, 23, na Arena da Floresta, e deu um passo decisivo para ser semifinalista do Campeonato Estadual. O atacante Marcus Vinícius decidiu o confronto aos 32 minutos do segundo tempo.
A Adesg segue na vice-liderança do Estadual com 11 pontos e o São Francisco entra na zona de rebaixamento mantendo os 3 pontos.
Chances perdidas
O São Francisco dominou boa parte do jogo. Na primeira etapa, a equipe criou oportunidades e no último lance, Yarles cabeceou e o travessão salvou a Adesg.
No início da segunda etapa, Ismael ganhou no alto e testou. O travessão voltou a salvar a Adesg.
O técnico Erismeu Silva fez mudanças na Adesg e a equipe melhorou na partida. Em uma jogada pela direita a bola foi cruzada e na sobra Marcus Vinícius decidiu o jogo.
Erramos muito
Segundo o zagueiro Yarles, o São Francisco voltou a errar muito nas finalizações e por isso foi derrotado.
“Precisamos dominar e concluir as oportunidades. Poderíamos ter vencido a partida”, disse Yarles.
Fala, Jô!
“Conquistamos uma vitória muito importante. Vamos seguir trabalhando forte durante a parada do carnaval para podermos conquistar a nossa classificação”, declarou o zagueiro Jô.
Comentários
Cotidiano
Humaitá derrota o Rio Branco e deixa zona de rebaixamento

Foto Glauber Lima: Com a vitória, o Humaitá voltou a sonhar com uma vaga na semifinal
O Humaitá derrotou o Rio Branco por 3 a 2 neste sábado, 22, no Florestão, e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Estadual. Aldair (2) e Matheus Nego anotaram os gols do Humaitá enquanto Paulo Negão e Cassiano marcaram para o Rio Branco.
Muita chuva
A partir da metade do primeiro tempo uma chuva forte na capital acreana deixou o gramado do Florestão muito encharcado e a partida passou a ser disputada na base da superação.
O Humaitá foi para o intervalo vencendo por 1 a 0 com gol de Aldair e no início da segunda etapa o Rio Branco empatou em um belo chute de Paulo Negão.
O árbitro Ruan Santos marcou um pênalti duvidoso e Cassiano marcou o gol da virada. Na sequência outra penalidade duvidosa, agora, para o Humaitá e Matheus Nego marcou o gol de empate. Nos acréscimos, a bola sobrou para Aldair fazer 3 a 2, Humaitá.
Quebrou jejum
Com a vitória diante do Rio Branco, o Humaitá quebrou um jejum de 20 partidas sem vencer. O último triunfo do Tourão tinha ocorrido no Estadual de 2024.
Os três pontos conquistados coloca o Humaitá na luta por uma vaga na semifinal faltando duas partidas para o fim da fase de classificação. A equipe assume a 5ª colocação com 6 pontos.
Luta contra rebaixamento
A derrota para o Humaitá coloca o Rio Branco na 7ª colocação com 3 pontos e dentro da zona de rebaixamento do Estadual.
Você precisa fazer login para comentar.