Com uma campanha impecável, o mestre nacional Ricardo Moura, 35 anos, faturou o título inédito do Torneio Aberto de Xadrez da Bolívia, entre sexta-feira (26) e domingo (28), em Cobija, na Bolívia.
Ricardo Moura, mestre nacional de xadrez acreano — Foto: Divulgação/FXA
O enxadristas levou a melhor contra 73 competidores brasileiros, bolivianos e peruanos na disputa absoluta, vencendo todas as sete partidas.
Segundo a Federação de Xadrez do Acre (FXA), essa é primeira vez que um enxadrista acreano conquista um torneio internacional fora do Brasil.

Ricardo Moura, mestre nacional de xadrez acreano — Foto: Divulgação/FXA
Ricardo Moura, mestre nacional de xadrez acreano — Foto: Divulgação/FXA
– Essa vitória do mestre Ricardo não é apenas um marco esportivo, mas também um reflexo do potencial transformador que o xadrez tem na vida de crianças e jovens. O Acre segue escrevendo sua história no tabuleiro – destacou o presidente da FXA, Neurismar Rocha.
O top-3 teve ainda o também acreano Reginaldo Sousa, 42 anos. O peruano Ronaldo Manuel ficou em segundo lugar.
Reginaldo Sousa (E), enxadrista acreano — Foto: Divulgação/FXA
Ricardo Moura iniciou a carreira na modalidade aos 12 anos, em um projeto social que posteriormente ficou marcado como a “Era de Ouro do Xadrez Acreano”, sob comando do atual dirigente da FXA na Escola Ismael Gomes, em Rio Branco.
De acordo com Neurismar Rocha, a FXA segue empenhada para que seja efetivamente aplicada a Lei 4.391, de 13 de agosto de 2024, que dispõe sobre a implantação da atividade de xadrez nos currículos escolares da rede estadual de ensino fundamental e médio.



A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.





Você precisa fazer login para comentar.