Geral
Médica falta a plantão no hospital de Xapuri, alega estar de atestado, mas é desmentida por diretor

Por Raimari Cardoso
Familiares de pacientes relataram e servidores confirmaram que o hospital Epaminondas Jácome, de Xapuri, ficou cerca de seis horas ininterruptas sem médico na manhã desta sexta-feira (11) em razão da ausência da profissional de plantão, Raíssa Ferraz.
Segundo o relato, sob a condição de anonimato, de um parente de um dos pacientes que aguardavam por atendimento, entre os quais estavam quatro grávidas, entre as quais uma perdendo líquido, a situação foi de grande preocupação.
A reportagem teve o cuidado de confirmar com fonte ligada à unidade de saúde a veracidade da situação. Segundo as informações, havia no hospital cerca de 10 pacientes aguardando por avaliação, inclusive duas crianças na pediatria.
Em meio aos esforços da equipe de enfermagem para fazer o que estava ao alcance, deu entrada na unidade um paciente terminal de câncer precisando de atenção médica imediata. Apenas por volta das 12h30, uma médica acionada pela direção chegou ao hospital.
Procurado, o gerente da unidade hospitalar, o enfermeiro Josimar dos Santos, afirmou que a médica Raíssa Ferraz faltou ao trabalho sem apresentar justificativa. Segundo ele, tentativas de contatar a profissional foram feitas durante toda a manhã, sem sucesso.
“A doutora Raissa Ferraz não compareceu à unidade e nem justificou com atestado. Não consegui falar com ela e quem tá na escala é o responsável pelo plantão. Tudo o que acontecer é de responsabilidade dele. A gente não compactua com esse tipo de coisa”, disse.
Ao ac24horas, a médica afirmou que está de atestado médico e que tanto o gerente da unidade hospitalar quanto o setor de Recursos Humanos (RH) estavam cientes da situação. No momento em que atendeu ao contato, ela afirmou que fazia exames.
“Entendi, mas estou de atestado médico. E Josimar estava ciente, setor de RH também. Para admiração, é mais fácil culpar o servidor”, disse ela quando foi informada de que a direção do hospital negou que ela tivesse apresentado o documento.
Confrontado com a resposta da médica, o gerente Josimar dos Santos enfatizou que ela não apresentou o atestado médico e ainda enviou como comprovação um áudio de uma conversa com um servidor do RH reforçando que o setor não recebeu o documento.
Comentários
Geral
Atuação integrada das forças de Segurança Pública garante tranquilidade nas três primeiras noites de carnaval
De acordo com relatório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), os números demonstram um cenário de controle, baixo índice de ocorrências graves e presença ostensiva das instituições nas principais cidades onde houve programação oficial nas três primeiras noites do Carnaval.

A atuação integrada das forças de segurança, com planejamento prévio e presença estratégica nos pontos de maior concentração, foi determinante para os resultados positivos.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, destacou que o empenho das equipes e atuação coordenada foram fundamentais para a garantia da segurança.
“O resultado das três primeiras noites demonstra que o planejamento e a integração das nossas forças foram fundamentais. Tivemos mais de 30 mil pessoas participando das festividades, com baixo número de ocorrências e nenhuma situação grave. Isso é fruto do trabalho conjunto da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Iapen e dos órgãos de trânsito, que atuaram de forma preventiva e ostensiva para garantir a tranquilidade dos foliões. Nosso objetivo é assegurar que as famílias possam aproveitar o Carnaval com segurança, e os números confirmam que estamos no caminho certo”, disse.
Presença reforçada e respostas rápidas
A Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) empregou, ao longo das três noites, 832 policiais militares. No período, foram registradas 11 conduções de adultos e quatro de adolescentes, além de ocorrências pontuais como dois casos de porte de arma branca, um de roubo, um de furto e um de tráfico de drogas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre(CBMAC) realizou 19 atendimentos, com o emprego de 26 militares, garantindo suporte pré-hospitalar e ações preventivas nos locais de festa.

Já o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) identificou 14 monitorados não autorizados trabalhando ou circulando nas festas, todos abordados e orientados a deixar os eventos.

As ações integradas de trânsito, envolvendo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de Trânsito de Rio Branco (RBTrans) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) resultaram em 407 abordagens a motociclistas e 335 a ocupantes de automóveis nas três noites.

Foram realizados 669 testes de bafômetro. Desses, 662 apresentaram resultado entre 0,00 e 0,04 mg/l, demonstrando que a grande maioria dos condutores fiscalizados estava regular. Houve ainda cinco flagrantes por embriaguez ao volante e dois por conduzir veículo sem habilitação.
No período, não houve registro de vítimas fatais em acidentes de trânsito. Foram contabilizados cinco sinistros com vítimas de lesão corporal, totalizando 12 pessoas feridas, além de cinco ocorrências sem vítimas.
The post Atuação integrada das forças de Segurança Pública garante tranquilidade nas três primeiras noites de carnaval appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
Nota pública sobre declarações proferidas por treinador de futebol no Acre
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), vem a público manifestar repúdio às declarações proferidas pelo treinador de futebol do clube Vasco da Gama-AC, em reportagens exibidas em programas de TV locais.
Durante sua fala, ao se posicionar sobre denúncias de estupro envolvendo atletas sob sua responsabilidade, o treinador desqualifica o trabalho técnico, ético e legal da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), ao insinuar suposta parcialidade na condução das investigações.
Colocar em dúvida a seriedade de profissionais da segurança pública é um desserviço à Justiça, enfraquece a confiança nas instituições e contribui para a perpetuação da impunidade em crimes de violência contra a mulher.
Causa especial preocupação, ainda, o conteúdo misógino e discriminatório presente nas declarações, ao atribuir às mulheres a responsabilidade por condutas praticadas por atletas adultos. Mulheres não são culpadas por violações de regras institucionais nem por crimes cometidos por terceiros. Cada pessoa responde por seus próprios atos, e qualquer tentativa de transferir essa responsabilidade às mulheres configura culpabilização da vítima.
É igualmente inaceitável a tentativa de minimizar a gravidade do crime de estupro. Consentimento não é permanente, nem automático. Ainda que tenha havido encontro ou intenção inicial de relação sexual, a ausência de consentimento em qualquer momento torna o ato criminoso. Sexo sem consentimento é estupro. Além disso, os relatos de tapas e puxões de cabelo mencionados nas falas caracterizam violência física, somando-se à violência sexual, o que eleva ainda mais a gravidade dos fatos.
A Secretaria de Estado da Mulher reforça que vem fazendo o acompanhamento das vítimas do caso em questão e reafirma que nenhuma forma de violência contra a mulher é tolerável, seja física, sexual, psicológica ou institucional.
Discursos que naturalizam, relativizam ou justificam esse tipo de violência reforçam estruturas de desigualdade, silenciam vítimas, incentivam crimes contras às mulheres e terminam por afastá-las da busca por justiça.
Por fim, o governo do Estado do Acre reitera seu compromisso com a proteção das mulheres, o respeito às vítimas, a valorização do trabalho das instituições públicas e a promoção de uma cultura de responsabilização, igualdade e respeito.
Márdhia El Shawwa
Secretária de Estado da Mulher
The post Nota pública sobre declarações proferidas por treinador de futebol no Acre appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
PM prende integrante do CV condenado a 23 anos por homicídio

A Polícia Militar do Acre prendeu na noite de segunda-feira (16) um foragido da Justiça no município de Bujari. O homem foi identificado como Randeson Nascimento da Silva, de 24 anos, procurado por crimes cometidos no município de Feijó.
Segundo informações repassadas pela corporação, Randeson possuía condenação com pena já transitada em julgado. Em um dos processos, a pena chega a 23 anos de reclusão. Conforme dados judiciais, ele foi condenado por um homicídio em que a vítima foi morta e decapitada.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, o suspeito tentou se identificar com nome falso durante a abordagem para dificultar a ação da guarnição, mas teve a verdadeira identidade confirmada após verificação. Após a constatação do mandado de prisão em aberto, os policiais deram voz de prisão e conduziram o homem à delegacia para os procedimentos legais.
Assista ao vídeo:


Você precisa fazer login para comentar.