Cotidiano
MEC autoriza quatro novos cursos semipresenciais na Ufac com mais de 1,1 mil vagas anuais
Universidade Federal do Acre poderá ofertar graduações em Ciências Biológicas, Educação Física, Física e Matemática; decisão foi publicada no Diário Oficial da União

O documento estabelece que os cursos terão atividades presenciais exclusivamente nos endereços cadastrados no sistema e-MEC e que a instituição deverá solicitar o reconhecimento dos cursos junto ao MEC. Foto: captada
O Ministério da Educação (MEC) autorizou a Universidade Federal do Acre (Ufac) a oferecer quatro novos cursos de graduação no formato semipresencial, totalizando 1.146 vagas anuais. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12) pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior.
Os cursos autorizados são:
-
Ciências Biológicas: 150 vagas
-
Educação Física: 196 vagas
-
Física: 400 vagas
-
Matemática: 400 vagas
Conforme o documento, as atividades presenciais serão realizadas exclusivamente nos endereços cadastrados no sistema e-MEC. A Ufac deverá solicitar posteriormente o reconhecimento oficial dos cursos ao MEC, seguindo as diretrizes dos Decretos nº 9.235/2017 e nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. A medida integra a política de expansão do ensino superior no país, com foco na interiorização e no acesso à educação.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.