Cotidiano
Marvel: atores da saga Os Vingadores lamentam a morte de Chadwick Boseman
A morte do ator norte-americano Chadwick Boseman, anunciada na última sexta-feira (28/8), comoveu o mundo. Um comunicado divulgado em suas redes sociais contou que o intérprete do icônico super-herói Pantera Negra lutava contra um câncer no cólon (região do intestino grosso) desde 2016. Seus últimos trabalhos, inclusive, foram gravados em meio a cirurgias e sessões de quimioterapia
Na internet, vários famosos prestaram homenagens emocionantes ao artista de 42 anos, entre eles vários colegas de elenco nos filmes da saga Os Vingadores, da Marvel. Veja os relatos:
“Estou absolutamente devastado. Isso está além de um coração partido. Chadwick era especial. Original de verdade. Ele era um artista profundamente engajado e constantemente curioso. Ele ainda tinha muitos trabalhos maravilhosos para criar. Sou infinitamente grato pela nossa amizade. Descanse em poder, Rei.”
I’m absolutely devastated. This is beyond heartbreaking.
Chadwick was special. A true original. He was a deeply committed and constantly curious artist. He had so much amazing work still left to create. I’m endlessly grateful for our friendship. Rest in power, King? pic.twitter.com/oBERXlw66Z
— Chris Evans (@ChrisEvans) August 29, 2020
“Descanse em Poder, rei T’Challa. Meu coração está tão pesado agora. Sua morte me abalou muito. Sempre vou falar de você para os meus filhos. Você foi um dos homens com mais classe que já conheci em minha vida. Foi uma honra dividir minutos de tela com você e termos nos cruzado em eventos de imprensa. Apesar de nos conhecermos de longe, você sempre deixou uma forte impressão por conta da sua energia, postura e gentileza. Que o Universo te leve para a sua terra prometida, irmão.”
“Vou sentir sua falta, cara. Absolutamente devastador. Uma das pessoas mais gentis e genuínas que já conheci. Mandando amor e apoio para toda a família. Descanse em paz.”
Descanse em paz.”
“Chadwick era alguém que irradiava poder e paz. Que aguentou por muito mais do que ele próprio. Que tirava um tempo para realmente ver como os outros estavam e falava palavras encorajadoras quando você se sentia inseguro. Eu me sinto honrada de ter as memórias que tenho. As conversas, as risadas. Meu coração está com você e sua família. Você fará muita falta e nunca será esquecido. Descanse em poder e em paz, meu amigo.”
Mark Ruffalo
“Tudo o que tenho a dizer é que as tragédias acumuladas este ano se tornaram mais profundas com a perda de Chadwick Boseman. Que homem e que talento imenso. Irmão, você foi um dos maiores de todos os tempos e sua grandeza estava apenas começando. Amo você. Descanse em poder, rei.”
Samuel L. Jackson
“Obrigado, Chadwick Boseman, poe tudo que você nos deu. Nós precisávamos e sempre iremos apreciar isso! Um talentoso e generoso artista, e um irmão de quem dolorosamente sentiremos falta.”
THANK YOU @chadwickboseman for all you gave us. We needed it & will always cherish it! A talented & giving artist & brother who will be sorely missed?? RIP
— Samuel L. Jackson (@SamuelLJackson) August 29, 2020
“Minhas preces vão para a família de Chadwick e seus entes queridos. O mundo sentirá falta de seu tremendo talento. Deus dê descanso à sua alma.”
Angela Bassett
“Era para Chadwick e eu estarmos conectados, para sermos uma família. Mas o que muitos não sabem é que nossa história começou muito antes de sua virada histórica como Pantera Negra. Durante pré-estreia de Pantera Negra, Chadwick me lembrou de algo. Ele sussurrou que, quando recebi meu diploma honorário da Howard University, sua alma mater, ele era o aluno selecionado para me acompanhar naquele dia. E lá estávamos nós, anos depois, como amigos e colegas, curtindo a noite mais gloriosa de todas! Passamos semanas nos preparando, trabalhando, sentando um ao lado do outro todas as manhãs em cadeiras de maquiagem, nos preparando para o dia juntos, como mãe e filho. Estou honrada por termos vivido essa experiência de círculo completo. A dedicação desse jovem foi inspiradora, seu sorriso contagiante, seu talento irreal. Então, presto homenagem a um belo espírito, um artista consumado, um irmão com alma… ‘Você não está morto, mas voou para longe …’. Tudo que você possuía, Chadwick, você deu livremente. Descanse agora, doce príncipe.”
https://www.instagram.com/im.angelabassett/?utm_source=ig_embed
“Chadwick, você era ainda mais herói fora das telas do que dentro delas. Um exemplo não só para mim no set, mas para milhões de outros ao redor do mundo. Você trouxe alegria e felicidade para tantos e tenho orgulho por ter podido te chamar de amigo. Descanse em paz, Chadwick.”
Don Cheadle
“Sentirei sua falta, irmão de nascimento. Você sempre foi luz e amor para mim. Meu Deus…”
i will miss you, birthday brother. you were always light and love to me. my god … ✌?♥️✊? ??♂️ forever and ever … https://t.co/9pORaKZuQN pic.twitter.com/awX3DiTVwn
— Don" 't stop believing" Cheadle (@DonCheadle) August 29, 2020
Jeremy Renner
“Chadwick é uma inspiração, um guerreiro com um grande coração que nunca será esquecido. Eu estou profundamente devastado com sua morte. Mandando amor para a família Boseman.”
https://www.instagram.com/jeremyrenner/?utm_source=ig_embed
A Marvel e a Disney também se manifestaram e lamentaram o falecimento do ator: “Nossos corações estão quebrados e nossos pensamentos estão com a família de Chadwick Boseman. Seu legado viverá para sempre. Descanse em paz.”
A empresa concorrente DC, que tem entre seus heróis Batman, Mulher Maravilha e Super-Homem, fez questão de prestar sua homenagem. “Para um herói que transcende universos. Wakanda Forever. Descanse em Poder, Chadwick”, dizia a mensagem compartilhada nas redes sociais.
Que tristeza! Muita força para a família, os amigos e os fãs de Chadwick.
Comentários
Cotidiano
Bocalom evita compromisso automático com Mailza e defende união “ideal” da direita, mas lembra: “Quem tem medo, não entra”
Prefeito de Rio Branco relembra apoio decisivo a James, marido da vice-governadora, em 2008, mas ressalta que “política é dinâmica”; em entrevista, aponta obras e educação como prioridades

Ao tratar do ambiente eleitoral, Bocalom deixou claro que a união é desejável, mas não pode ser imposta. As declarações foram dadas durante entrevista ao programa Bar do Vaz. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), afirmou nesta terça-feira (16) que não se sente obrigado a apoiar a vice-governadora Mailza Assis na disputa pelo governo do Acre em 2026. Em entrevista ao programa Bar do Vaz, do ac24horas.com, ele defendeu a união da direita como “cenário ideal”, mas ressaltou que eleições são competitivas por natureza.
— O ideal é que o grupo não se desfaça. Mas eleição é eleição. Quem tem medo, não entra — disse Bocalom, ao ser questionado sobre um possível apoio a Mailza. — Eu tenho [obrigação de apoiá-la] ao mesmo tempo que ela também tem.
O prefeito relembrou ter ajudado James, então marido de Mailza, a ser eleito prefeito de Senador Guiomard em 2008 — mesmo ano em que ele perdeu a disputa por Rio Branco. Contou que recusou mudar seu título eleitoral para ser vice de James, mas articulou a migração do PSDB, mobilizou recursos e fez campanha pessoalmente no município.
— Tirei o partido da mão de um vereador, botei na mão do James e ajudei ele a montar o partido lá. Deixei aqui três ou quatro vezes a minha eleição na capital e passava o dia inteiro com ele lá — relatou. — Brasília me arrumou um dinheirinho para fazer minha campanha. Dividi metade para mim e metade mandei para o interior, para ele.
Sobre a relação atual com Mailza, Bocalom afirmou ter “carinho muito grande”, mas ponderou que “política é dinâmica”. Ele também destacou o orgulho de comandar a capital e citou ações na educação e obras urbanas como marcas de sua gestão.
Declarações estratégicas
“O ideal é que o grupo não se desfaça”
“Eleição é eleição. Quem tem medo, não entra”
“Eu tenho [obrigação de apoiar] ao mesmo tempo que ela também tem”
“Ela hoje é vice-governadora, e política é dinâmica”
Relembrando 2008
- Articulação: Bocalom ajudou James a montar PSDB em Senador Guiomard
- Recursos: Dividiu verba de campanha entre capital e interior
- Resultado: James eleito prefeito, Bocalom perdeu em Rio Branco
Gestão atual
- Obras: Revitalização de praças, fontes interativas, “cara de capital”
- Educação: Entrega de uniformes e tablets a alunos municipais
- Aprovação: Vitória no 1º turno com quase 55% dos votos em 2024
As declarações ocorrem em momento crucial de articulação pré-eleitoral, com Mailza Assis e Alan Rick como principais nomes da sucessão estadual.
A postura cautelosa de Bocalom reflete complexidade das alianças na direita acreana, onde históricos pessoais e projetos políticos nem sempre se alinham automaticamente.

Bocalom citou o resultado das urnas como indicativo de aprovação popular. “Ganhar no primeiro turno, com quase 55% dos votos, mostra que as pessoas estão satisfeitas”, afirmou Bocalom. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Rio Branco intensifica vacinação antirrábica até 19 de dezembro em pontos estratégicos da cidade
A população também pode vacinar seus animais no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que funciona das 7h30 às 16h30, e na Urap Roney Meireles, das 8h às 12h

Rio Branco tem índice de vacinação de 80%, que é a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Foto: cedida
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue intensificando a vacinação antirrábica para cães e gatos em diferentes pontos da cidade até o dia 19 de dezembro, com o objetivo de ampliar o acesso da população ao serviço e manter os índices de cobertura vacinal acima do recomendado pelo Ministério da Saúde.
Atualmente, a vacinação está sendo ofertada no Arasuper do bairro Aviário, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30. Além disso, a população também pode vacinar seus animais no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que funciona das 7h30 às 16h30, e na Urap Roney Meireles, das 8h às 12h.
Após o dia 19 de dezembro, todos os pontos de vacinação antirrábica serão temporariamente suspensos. O serviço será retomado a partir do dia 5 de janeiro de 2026, exclusivamente em dois pontos fixos: o Centro de Controle de Zoonoses e a Urap Roney Meireles.
De acordo com o agente de Vigilância em Zoonoses, Joel Pereira, a estratégia adotada pelo município tem sido fundamental para alcançar resultados positivos.
“Este ano conseguimos alcançar cerca de 80% de cobertura vacinal, que é a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, graças às estratégias de busca ativa e à ampliação dos pontos de atendimento. Em 2026, esse trabalho continua, com a manutenção dos pontos fixos e a retomada das ações itinerantes, inclusive nas áreas ribeirinhas. A vacinação é fundamental para proteger os animais e prevenir a raiva na nossa cidade”, destacou o agente.
A importância da vacinação também é reconhecida pela população. A Vitória Santos, aproveitou a ida ao mercado para vacinar suas cachorras e aproveitou para destacar os benefícios da ação.
“Essa vacinação antirrábica é muito importante porque a raiva é uma doença grave, tanto para o ser humano quanto para o animal. Quando aparecem os sintomas, infelizmente não tem cura. Então, vacinar é uma forma de proteger o nosso animal e também a nossa família”, afirmou Santos.
Comentários
Cotidiano
PF deflagra operação contra tráfico de drogas em voos comerciais partindo do Acre
Esquema usava funcionário terceirizado do aeroporto e CNHs falsas para enviar cocaína a outros estados; uma prisão foi realizada e nove quilos da droga foram apreendidos

O esquema criminoso utilizava voos comerciais regulares, partindo do Aeroporto de Rio Branco com destino a diversos estados da Federação. Foto: captada
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (16) a Operação Queda Livre para combater um esquema de tráfico interestadual de drogas realizado por meio de voos comerciais regulares que partiam do Aeroporto de Rio Branco. Foram cumpridos seis mandados judiciais — cinco de busca e apreensão e um de prisão preventiva — nas cidades de Rio Branco (AC) e João Pessoa (PB).
Investigação apontou que uma organização criminosa vinculada a uma facção do Acre, com comando a partir do sistema prisional, contava com a ajuda de um funcionário de empresa terceirizada do aeroporto para enviar entorpecentes a outros estados. Os traficantes usavam Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) digitais falsas para comprar passagens e embarcar com identidades adulteradas, burlando os controles aeroportuários.
Ao longo das apurações, a PF apreendeu cerca de nove quilos de cocaína em duas remessas. Os investigados podem responder por tráfico interestadual, associação criminosa, falsificação de documento e organização criminosa. As investigações seguem para identificar outros envolvidos.

Você precisa fazer login para comentar.