Cotidiano
“Marina Silva deixou o estado em uma situação vergonhosa”, diz ministro do Meio Ambiente
“Foi descaso dessa administração que fez com que o Acre chegasse nesta situação”, analisou
REDAÇÃO CONTILNET
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está no Acre onde, por dois dias, cumpre agendas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Xapuri. Sua primeira visita foi no Parque da Maternidade, onde corre um canal a céu aberto que desagua no Rio Acre.
Ele também visitou o leito do rio, onde os esgotos caem in natura, despejando dejetos sem nenhum tratamento. O ministro veio ao Acre à convite do senador Márcio Bittar.

Ministro visitou a margem do Rio Acre/Foto: ContilNet
Ele prometeu investimentos para que o Acre possa desenvolver-se na área do meio ambiente e aproveitou para alfinetar a ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, a acreana Marina Silva, que segundo ele se intitula como grande ícone da defesa do meio ambiente, mas deixou o estado em uma situação vergonhosa.
Ele culpou ainda a administração petista que ficou no comando do Acre pro 20 anos. “Foi descaso dessa administração que fez com que o Acre chegasse nesta situação”, referindo-se à falta de saneamento, má gestão de lixo e problemas de contaminação do solo.
“É com este apoio que pretendemos dar ao governo do Acre através da bancada de senadores e deputados, nós vamos mostrar que é com foco nas cidades que nós melhoraremos a qualidade de vida das pessoas e também a melhoria do meio ambiente. Nós temos um recurso que é um início para a melhoria do saneamento para fazer projetos e estudos. O montante pode chegar a 20 milhões de dólares e é um grande começo”.

Governador Gladson Cameli/Foto: ascom
O governador Gladson Cameli disse que a prioridade na gestão ambiental do estado é evitar que dejetos sejam despejados no Rio Acre e revitalizar o rio com uma nova orla.
A agenda do ministro continua ainda nesta quinta no Vale do Juruá onde ele visita a um trecho da BR-364 que deverá ligar os municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima à cidade peruana de Pucallpa. Por ali deverá passar o trajeto final da BR-364 ligando o Brasil, através do Acre, na região do Juruá, ao vizinho país do Peru, uma proposta defendida no Senado da República pelo senador Márcio Bittar (MDB-AC), um dos articuladores da agenda do ministro no Estado.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico
O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.
“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.
Trabalho físico
Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.
“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.
Matheus Nego
O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.
Comentários
Cotidiano
Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.
“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.
Rio Branco e Independência
O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.
Agradeceu o apoio
O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.
“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.
Comentários
Cotidiano
Fluminense da Bahia apresenta recurso e pede a exclusão do Brasileia do Estadual

Foto João Valente: Diretoria do Flu da Bahia quer a vaga na final do Estadual
O jogo terminou, mas a disputa por uma vaga na final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A ainda não. A diretoria do Fluminense da Bahia entrou com um recurso na Federação Acreana de Futsal nessa terça, 16, pedindo a exclusão do Brasileia do Campeonato Estadual.
O pedido tem como base o comportamento dos torcedores da equipe da Fronteira na partida da última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, quando ocorreu invasão e objetos arremessados dentro de quadra.
“Em um primeiro momento, a nossa intenção era apenas uma punição para Brasileia. A defesa do Brasileia para não perder o mando de quadra abriu a possibilidade do recurso e, agora, queremos o cumprimento do artigo 25 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e por isso estamos solicitando a exclusão do Brasileia”, explicou o presidente do Fluminense da Bahia, José Luzenildo Alves (Pirlo).
Recurso encaminhado
O presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale, encaminhou o recurso do Fluminense da Bahia para o departamento jurídico da entidade e a doutora Madalena Ribeiro vai avaliar.
“Temos dois recursos para serem julgados, o do Brasileia e o do Fluminense da Bahia. O ideal era termos uma definição até sexta(19), mas existem os prazos e quem vai definir e o nosso departamento jurídico”, explicou Rafael do Vale.

Você precisa fazer login para comentar.