fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Marcinho Miranda avalia ano de 2014 como positivo

Publicado

em

Prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB) - Foto: Assessoria

Prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB) – Foto: Assessoria

“Um ano de muito trabalho” Foi assim que o prefeito Marcinho Miranda avaliou o ano de 2014 em sua gestão.

Marcinho fez um balanço da sua administração iniciando  falando sobre os trabalhos na zona rural, “conheço a vida do homem do campo sei o quanto é sofrida, e por isso procuramos fazer o possível e o impossível para proporcionar melhorias que cheguem até essas pessoas, nosso programa de recuperação de ramais não para, há cada dia contempla mais comunidades que não tinham acesso ou estavam esquecidas pelo poder publico, fizemos várias pontes muitas delas com apoio da comunidade, nosso programa de escoamento da produção também é outro programa que temos como prioridade são 22 linhas de escoamento e ainda temos o Espalha que fazemos levantamento quando tem necessidade  e mandamos um caminhão para trazer para cidade, são cerca de 4 mil quilos de produtos que são transportados em cada dia de feira,  hoje o produtor trabalha com a certeza que vai ter condição de trazer sua produção  para a cidade porque  nós garantimos” o prefeito falou também da dificuldade de mecanização  de terras, “recebemos um maquinário deteriorado, tratores quebrados faltando materiais como as grades dos tratores e mesmo assim  estamos conseguindo avançar,  estamos fechando este ano com cerca de 350 hectares mecanizadas, estamos licitando 5 tratores que vamos comprar e vamos entregar para as comunidades para administrar e cuidar” Marcinho  falou da infraestrutura da cidade “temos muito o que melhorar, em 2014 iniciamos obras que vão melhorar a cara da nossa cidade como a calçada da rua 24 de Janeiro e que também terá num trecho da rua Coronel Brandão, temos emendas que estão em fase de liberação para recapeamento e pavimentação de ruas, conseguimos liberar em 2014 com apoio da nossa bancada emendas para a construção da praça da juventude uma obra de um milhão e meio de reais, o centro de treinamento que construiremos para prática de esportes e artes marciais e faremos também a capela Mortuária no nosso cemitério.”

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Marcinho avalia a saúde como uma das áreas de maior avanço da sua administração “todas as unidades de saúde de Xapuri já foram reformadas desde 2013 e algumas até ampliadas, vamos inaugurar a unidade de saúde do bairro da Sibéria e vamos também inaugurar a unidade de saúde da rua do Ibama que será uma referência para saúde municipal e estamos concluindo a construção da ampliação do posto de saúde do bairro da Bolívia além do nosso posto central que já entregamos uma parte  reformado”, Marcinho falou das melhorias na educação, a construção de espaços alternativos, ampliação e reforma de escolas na zona rural, aquisição de materiais pedagógicos novos e qualificação dos professores  através de capacitações e cursos “estamos licitando um ônibus com acesso para cadeirante para melhorar o transporte de nossas crianças”, no esporte Marcinho falou em potencializar os campeonatos, “nossa cidade tem excelentes esportistas que nos representam muito bem nas competições a nível estadual e nacional, temos um bom campeonato de futebol e vamos dá mais apoio as outras atividades que são praticadas em nossa cidade, nossa secretaria de esportes dá apoio aos nossos esportistas que participam de competições em outros municípios com o nosso ônibus levando os nossos atletas”, na Ação Social o prefeito falou do excelente trabalho que é realizado pela equipe com as famílias assistidas pelos programas sociais como o bolsa família “nossa equipe da secretaria presta um bom serviço no CRAS sendo referencia até para outros municípios o trabalho desenvolvido lá”.

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

O prefeito Marcinho Miranda está muito otimista em relação ao ano de 2015 “estou muito otimista para este ano, temos muitos recursos para serem liberados frutos de emendas que conseguimos nesses dois primeiros anos de mandato, e vamos fazer obras que vão mudar a cara da nossa cidade e dá melhor qualidade de vida para nossos munícipes”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Diante da ameaça do sarampo, Gladson faz apelo direto à população: “procurem os postos”

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Durante evento de entrega de certificados de cursos profissionalizantes, realizado no auditório Rio Moa, na sede do Sebrae em Rio Branco, o governador Gladson Cameli comentou, nesta quinta-feira, 17, o decreto que estabelece estado de emergência em saúde pública no Acre, devido ao risco iminente de reintrodução do sarampo no estado. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, tem validade de 90 dias.

A decisão se baseiou em parecer técnico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que apontou o avanço da doença em países vizinhos, especialmente a Bolívia, que já declarou emergência nacional e registra mais de 100 casos confirmados. A preocupação se intensificou diante da proximidade geográfica e da circulação transfronteiriça.

Em entrevista à imprensa, Gladson Cameli fez um apelo direto à população acreana sobre a gravidade da situação. “É uma preocupação que nós temos no governo. Nós declaramos já estado de emergência para justamente chamar a atenção, pedir para a população que se vacine, vacine-se. Está tendo sim essa crise. Na Bolívia está tendo muitos casos. Nós sabemos que a Bolívia faz fronteira com o Acre e nós temos que pedir também a cooperação da população: que procure os postos de saúde, que vá lá fazer a prevenção, tomar vacina, para que a gente não tenha aí números piores. Mas é uma grande preocupação nossa, sim”, afirmou o governador.

Questionado sobre as providências já adotadas, o chefe do Executivo estadual confirmou o apoio do governo federal e o reforço na campanha de vacinação. “Com toda certeza. Inclusive, o próprio Ministério da Saúde já colocou uma equipe aqui disponível para atender. E estamos nessa campanha, que a população procure os postos de saúde para se vacinar, para que depois não aconteçam aí situações mais graves”, ressaltou.

Com o decreto, a Sesacre está autorizada a adotar medidas urgentes e prioritárias, incluindo a mobilização de recursos e equipes técnicas.

 

VEJA VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre segue em declínio, aponta Defesa Civil de Rio Branco

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O nível do Rio Acre voltou a apresentar leve queda nesta quinta-feira, 17, conforme boletim diário divulgado pela Defesa Civil Municipal. Às 5h13, a medição indicou 1,69 metros, o que representa um recuo de 5 centímetros em relação ao dia anterior.

Além da baixa do manancial, não foi registrada precipitação nas últimas 24 horas em Rio Branco. O rio está muito abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e da cota de transbordo, que é de 14 metros.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre decreta situação de emergência em saúde pública devido à reemergência do sarampo

Publicado

em

O Governo do Acre decretou situação de emergência em saúde pública por 90 dias, em razão da reemergência e do risco iminente de disseminação do sarampo em todo o estado. O decreto, assinado pelo governador Gladson Cameli e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 17, autoriza a adoção de medidas urgentes e estabelece prioridade para as ações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A decisão leva em conta um parecer epidemiológico da Sesacre que aponta o aumento expressivo de casos de sarampo em todo o mundo e o avanço da doença em países vizinhos, como a Bolívia, que já contabiliza mais de 100 casos confirmados e declarou emergência nacional. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, até junho de 2025, mais de 88 mil casos foram confirmados em 168 países, com destaque para as regiões do Mediterrâneo Oriental, África e Europa.

Nas Américas, a situação também é preocupante. De acordo com o decreto, entre as semanas epidemiológicas 1 e 24 deste ano, 7.132 casos foram confirmados, com 13 mortes, número 29 vezes superior ao registrado no mesmo período de 2024.

O decreto permite a adoção de medidas administrativas urgentes, a realização de despesas emergenciais e autoriza a Sesacre a editar normas complementares para garantir a resposta rápida à situação. Além disso, os órgãos da administração estadual deverão priorizar as demandas da saúde durante a vigência da medida.

A Secretaria de Saúde também deve intensificar a vigilância epidemiológica, ampliar as campanhas de vacinação e combater a desinformação, especialmente entre os grupos mais afetados: crianças menores de 5 anos, adolescentes e jovens adultos de até 29 anos.

Comentários

Continue lendo