Acre
Major Rocha e Luiz Gonzaga participam de agenda em Brasília sobre energia elétrica e comunicação
A região sofre com recorrentes problemas de rompimento nos cabos de fibra ótica, causando queda na conexão e prejuízos para a população por conta da falta de comunicação.
O deputado Federal Major Rocha (PSDB/AC) e o deputado Estadual Luiz Gonzaga (PSDB/AC), participaram nesta quarta-feira (11) de uma série de reuniões em Brasília. A agende foi em busca de soluções para a telefonia celular e a conexão com a internet no Oeste do Estado, bem como para tratar da interligação do Juruá com a rede nacional de energia elétrica por intermédio do “Linhão”.
Na Anatel e na empresa Oi, detentora da concessão de internet e telefone, os dois parlamentares acreanos buscaram soluções para problemas recorrentes na conexão em municípios do Acre, em especial na região do Juruá.A região sofre com recorrentes problemas de rompimento nos cabos de fibra ótica, causando queda na conexão e prejuízos para a população por conta da falta de comunicação.
“A falta de internet e telefone causa prejuízos ao comércio, a rede bancária e o principal, sem conexão de internet e telefone, a criminalidade aproveita para realizar delitos, já que não é possível a comunicação com os órgãos de segurança pública”, argumentou Rocha.
Já o deputado Gonzaga destacou terem os constantes cortes na comunicação uma verdadeira dor de cabeça para a comunidade e para os comerciantes, pois reduz as vendas.
Segundo Alvimar Camacam, diretor de relações institucionais da Oi, muitas vezes o rompimento ocorre de forma criminosa e como não há outro cabo disponível como reserva para a região, a qual fica sem comunicação.
Em busca da energia estável
Os tucanos acreanos foram à sede da Eletrobrás, onde trataram dos motivos que levaram à suspensão da obra do linhão de transmissão de energia em Cruzeiro do Sul e sobre a desativação da usina termelétrica, localizada em Rio Branco.
O Deputado Luiz Gonzaga argumentou que a usina operada pela Guascor em Cruzeiro do Sul e região, sofre constantes falhas, causando queda de energia e apagão geral.
Gonzaga e Rocha solicitaram estudo de viabilidade de transferência da usina desativada de Rio Branco para a região do Juruá, que serviria de backup em caso de apagões.
Eletrobrás diz estar providenciando
O chefe de gabinete da Presidência, Fernando Lomonaco e o assessor do diretor de engenharia, Luiz Rufato, explicaram que a obra do linhão foi paralisada porque a concessionária que ganhou a licitação da obra pediu recuperação judicial.
“A Eletrobrás não desistiu da obra do linhão, obra que custará R$ 427 milhões de reais aos cofres, pois somente com óleo diesel gastamos 500 milhões de reais por ano para fornecer energia para Cruzeiro do Sul e região”, afirmou Rufato.
Comentários
Acre
Animais silvestres reabilitados retornam ao Horto Florestal de Rio Branco após atendimento especializado
Acre
Idosa de 78 anos é atropelada ao atravessar a Avenida Ceará, em Rio Branco
Vítima sofreu traumatismo craniano moderado e foi encaminhada ao pronto-socorro após atendimento do Samu
A idosa Terezinha da Silva, de 78 anos, foi vítima de atropelamento na manhã deste sábado (24), ao tentar atravessar a Avenida Ceará, no bairro Tangará, em Rio Branco.
Segundo informações de testemunhas, Terezinha estava nas proximidades de uma parada de ônibus quando tentou cruzar a via e acabou sendo atingida por um veículo modelo Hilux, de cor prata, que trafegava no sentido bairro–centro.
Com o impacto, a idosa foi arremessada ao solo e bateu a cabeça no asfalto, sofrendo um corte profundo com sangramento ativo. Após a queda, ela ficou desorientada e apresentou traumatismo cranioencefálico de natureza moderada.
O motorista permaneceu no local e acionou o Policiamento de Trânsito e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros socorros. Após ser imobilizada e protocolada, a vítima foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.
Na unidade hospitalar, Terezinha foi submetida a exames de tomografia para avaliação da gravidade da lesão na cabeça.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para a realização da perícia. Concluídos os procedimentos de praxe, o veículo envolvido no atropelamento foi liberado.




























Você precisa fazer login para comentar.