Conecte-se conosco

Geral

Mais um é preso suspeito de ser dono dos 415 quilos de droga apreendidos em barcos no interior do Acre

Publicado

em

Droga estava em dois barcos na madrugada desta quinta-feira (24) — Foto: Asscom/Sejups-AC

Por Iryá Rodrigues, G1 AC

Um homem foi preso neste sábado (5) suspeito de ser um dos donos dos 415 quilos de maconha apreendidos no rio Juruá, nas proximidades de Rodrigues Alves, no interior do Acre, em setembro deste ano.

A prisão se deu durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na casa do suspeito, depois de investigação feita pelas polícias Federal e Civil.

A apreensão ocorreu no último dia 24 de setembro em uma ação das polícias Federal, Civil e Militar, além do Grupo Especial de Fronteira (Gefron). Os criminosos usavam duas embarcações para transportar o carregamento.

Na época, duas pessoas foram presas em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e os policiais continuaram com o trabalho investigativo para tentar chegar a mais envolvidos.

O preso foi levado para a Delegacia de Polícia Federal neste sábado para os devidos procedimentos e, em seguida, deve ser encaminhado para a Unidade Prisional Manoel Nery, onde vai ficar à disposição da Justiça.

Mais um é preso suspeito de ser dono dos 415 quilos de droga apreendidos em dois barcos em rio AC — Foto: Arquivo/PF-AC

Apreensão

Na primeira abordagem feita pela polícia em setembro, os agentes encontraram uma pequena quantidade de droga em uma canoa de pequeno porte e prenderam o condutor.

Uma hora mais tarde, abordaram o segundo barco, de médio porte, onde estavam mais dois suspeitos e a maior parte da droga. Um deles pulou na água e conseguiu fugir entrando na mata bruta. O segundo foi preso.

Os dois suspeitos presos em flagrante confirmaram que faziam parte de uma facção criminosa e ainda entregaram o nome de quem receberia a droga.

No mesmo dia da apreensão, os 415 kg de maconha foram incinerados pela Polícia Federal em Cruzeiro do Sul.

A droga foi incinerada na cerâmica Asa Branca, contando com a presença do Chefe da Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul e policiais federais responsáveis pelo ato, bem como representante do Ministério Público.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rio Acre apresenta queda no nível e segue abaixo da cota de alerta em Rio Branco

Publicado

em

Boletim da Defesa Civil aponta redução do manancial e registra 9,40 mm de chuva nas últimas 24 horas

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã deste sábado (21), novo boletim sobre o nível do Rio Acre na capital.

De acordo com a medição realizada às 5h26, o rio marcou 9,90 metros, apresentando redução no nível das águas.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 9,40 milímetros, segundo dados oficiais.

A cota de alerta em Rio Branco é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros. No momento, o nível do rio permanece abaixo das duas marcas.

Comentários

Continue lendo

Geral

TCU define coeficiente do Acre no FPE para 2027 em 4,32%

Publicado

em

Percentual estabelece repasse de recursos federais ao estado; unidades têm prazo de 30 dias para contestação

O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou nesta sexta-feira, 20, a Decisão Normativa nº 221, que aprova os coeficientes individuais de participação dos estados e do Distrito Federal no Fundo de Participação dos Estados (FPE) para o exercício de 2027.

De acordo com o documento, o Acre terá coeficiente de 4,324351%, percentual que define o montante de recursos federais a ser recebido pelo estado no próximo ano. O cálculo considera critérios como população e renda domiciliar per capita, ajustados por limites legais estabelecidos na legislação federal.

O estado possui população estimada em 884.372 habitantes, segundo dados do IBGE de julho de 2025, e renda domiciliar per capita de R$ 1.391,53, valor abaixo da média nacional.

Segundo o TCU, todas as unidades federadas têm prazo de 30 dias, a partir da publicação da normativa, para apresentar contestação sobre os coeficientes. A decisão entra em vigor imediatamente, com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2027.

Comentários

Continue lendo

Geral

Servidoras da segurança pública do Acre concluem curso inédito de defesa pessoal

Publicado

em

Capacitação reuniu 35 profissionais de diferentes forças e reforça valorização e preparo técnico das mulheres no sistema de segurança

 

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou neste sábado (21), em Rio Branco, a formatura da primeira turma do Curso de Defesa Pessoal voltado exclusivamente para servidoras do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

Segundo o governo, a cerimônia reuniu familiares e representantes das forças de segurança para prestigiar as 35 servidoras que concluíram a capacitação. A informação foi divulgada pela Agência de Notícias do Acre.

O curso teve início no último dia 16, como parte da programação alusiva ao Mês da Mulher, e contou com carga horária de 60 horas de treinamento intensivo. Participaram servidoras da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A formação incluiu módulos práticos e teóricos de defesa pessoal, técnicas de retenção de armas e combate com facas, com foco na segurança individual e na eficiência operacional.

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou a importância estratégica do investimento contínuo na capacitação das forças de segurança. Segundo ele, a técnica é uma ferramenta essencial para a sobrevivência e o desempenho profissional.

O secretário afirmou que a conclusão da primeira turma representa um marco para o sistema de segurança pública do estado e reforça o compromisso institucional com a valorização e o preparo técnico das mulheres que atuam na área, garantindo que desempenhem suas funções com mais segurança e confiança.

Comentários

Continue lendo