Flash
Mais de mil carros, motos e caminhões foram restituídos aos donos pela Delegacia de furtos e roubos de veículos em 2019 em Rondônia
Os roubos de veículos automotores, adulteração de sinais identificadores, falsificação de documentos públicos, comercialização, eram para “moeda de troca” por drogas na Bolívia, através de rotas já conhecidas pela Polícia em Nova-Mamoré, Guajará-Mirim e Estado do Acre, Cobija e Bolívia.

O alerta, é para os furtos de veículos praticados através do acionamento de dispositivos conhecidos como “Chapolin”. “A gente pede que a população tenha mais cuidado e atenção para evitar esses tipos de crimes”, diz.
Rondoniagora.com
A Delegacia Especializada em Repressão à Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), coordenada pelo delegado titular Alessandro Morey e adjunto Leonardo Magela, juntamente com sua equipe de investigadores e escrivães, apresentou dados estatísticos relacionados aos trabalhos desenvolvidos no ano de 2019 no estado de Rondônia.
Os dados mostraram que, de quase 1.100 inquéritos policiais que tramitavam na delegacia Especializada nos anos de 2017 e 2018, foram relatados e concluídos 350 referentes a 2017 e 291 de 2018, sendo destes, 243 todos oriundos da Central de Flagrantes. Os inquéritos foram concluídos no prazo de dez dias, graça ao apoio e dedicação dos policiais.
Em 2019, 1.234 inquéritos policiais tramitaram na DERFRVA, e desses, 186 foram concluídos. Ainda em 2019, a delegacia recebeu cerca de 850 cópias de procedimentos policiais pendentes à realização de diligências investigatórias, que são autos de prisão em flagrante delito não realizados por falta de elementos, indícios mínimos, tudo conforme estabelecido na lei, procedimentos estes todos oriundos da Central de Flagrantes.
Segundo o delegado Alessandro Morey, foram realizadas oitivas de 465 vítimas, 205 testemunhas ouvidas e 212 pessoas interrogadas, sendo ainda, realizados 134 autos de reconhecimentos pessoais, tanto aos inquéritos policiais oriundos da Central de Flagrantes como em procedimentos investigatórios em trâmite na DERFRVA.
Foram realizadas ainda, novos interrogatórios de 64 presos, como parte de investigações realizadas. Segundo os dados apresentados, foram instaurados 148 inquéritos policiais em 2017, e 151 no ano de 2018 e 125 em 2019.
Os números apontaram, que em 2017 foram apreendidos e restituídos 880 veículos, e no ano de 2018, foram restituídos 977 veículos entre motocicletas, carros de pequeno porte, caminhonetes, caminhões e tratores. Já no ano de 2019, foram apreendidos e restituídos 1.041 veículos, sendo 846 motocicletas, 148 veículos de passeio, 28 caminhonetes e 19 caminhões. “Estão contabilizados tanto os veículos apreendidos e apresentados na Central de Flagrantes e na DERFRVA e de outras delegacias. Nosso trabalho também conta com o apoio da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal”, disse Alessandro Morey.
Também foram realizadas diversas prisões em flagrante e 20 operações policiais foram realizadas para desarticular organizações criminosas especializadas em furtos, roubos de veículos automotores, adulteração de sinais identificadores, falsificação de documentos públicos, comercialização, e em alguns casos, como se fossem financiados, servindo na grande maioria das vezes, como “moeda de troca” por drogas na Bolívia, através de rotas já conhecidas pela Polícia em Nova-Mamoré, Guajará-Mirim e Estado do Acre, Cobija e Bolívia.
O delegado enfatizou o trabalho realizado pela sua equipe para retirar criminosos do meio da sociedade e reduzir o número de veículos roubados e furtados. “Antes, eram registrados o dois roubo ou furto de caminhonetes por semana, mas com a nossa ação para coibir esses crimes, nós conseguimos diminuir para um ou dois ao mês. Quase todos os veículos foram recuperados e os criminosos presos, graças ao nosso empenho”, disse Alessandro Morey.
Alessandro Morey ressalta ainda, os esforços e tratativas junto a Polícia da Bolívia para recuperar os veículos roubados ou furtados em Porto Velho. “Através do apoio da Polícia boliviana, a gente consegue trazer os veículos de volta para o nosso país e automaticamente para seus donos”, ressaltou.
O delegado faz um alerta para a população para os casos de roubos principalmente na Zona Leste da capital e nas proximidades do shopping da cidade, onde foram registrados vários casos de roubo e furto. Outro alerta, é para os furtos de veículos praticados através do acionamento de dispositivos conhecidos como “Chapolin”. “A gente pede que a população tenha mais cuidado e atenção para evitar esses tipos de crimes”, diz.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.





Você precisa fazer login para comentar.