Acre
Mais de 94% da população acreana já foi recenseada no Estado

Por Cézar Negreiros
Aproximadamente 94,07% da população acreana, já foram recenseadas pelas equipes de campo da superintendência estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Acre (IBGE/AC). O último levantamento divulgado no dia de ontem, apontou que 4,1% dos domicílios visitados o proprietário estava ausente para dar informações e 1,6% dos moradores se recusaram responder os questionários dos recenseadores.
“Aqui no Acre as nossas equipes têm visitado os domicílios nos horários alternados, para que possamos fechar o levantamento até o fim desse mês”, comentou Reginaldo Lopes da Silav, da Supervisão de Disseminação de Informações Unidade Estadual do Acre.
Comentou que os recenseadores têm coletado durante a semana, mesmo à noite, horário em que é mais fácil encontrar as pessoas em casa, inclusive visitado os domicílios nos finais de semana. Orientou que os moradores que ainda não tiveram seu domicílio recenseado, basta ligar para participar do Censo Demográfico de 2022, além de garantir a cobertura de todas as moradias da sua localidade.
Este é um serviço gratuito será disponibilizado pelo IBGE, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), atenderá qualquer ligação telefone celular ou fixo. “O Disque-Censo está disponível para todo os municípios, através do número: 137 é gratuito, pois temos uma equipe de plantão atendendo todos os dias no horário das 6 horas às 19:30”, revelou.
Desde agosto do ano passado que os recenseadores têm percorrido os municípios acreanos, em busca de entrevistar a população acreana para atualização do Censo Demográfico de 2022. Os esforços nos últimos meses foram recompensados, pois o Acre desponta na 9ª posição entre as 27 unidades federativas, mas a média nacional fechou com apenas 89,4% da população recenseada no país.
O levantamento apontou que a taxa de recusa no Estado chega apenas 1,6%, enquanto a média nacional é de 2,4%. A taxa de domicílios com moradores ausentes chegou a 2,8%, mas a nacional fechou com 4,6%.
Assim que a equipe de plantão do Disque-Censo recebe a ligação, orienta o morador que se certifique de que nenhuma pessoa do domicílio tenha respondido aos recenseadores. Após a confirmação de que não houve recenseamento, o atendimento segue para a verificação do endereço no banco de dados para confirmar se houve ou não visita do recenseador designado para fazer a cobertura daquela área. A medida tem como objetivo oferecer este serviço e garantir a qualidade na cobertura de coleta do censo em todos os domicílios e o direito de toda a população de participar do Censo 2022.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

Você precisa fazer login para comentar.