Conecte-se conosco

Cotidiano

Mais de 70 casos da variante Gama foram confirmados no Acre, aponta Saúde

Amostras foram coletadas entre janeiro e março e enviadas para Belém. Outras 48 amostras já estão no Instituto Evandro Chagas (IEC) para análise e outras 96 são preparadas para o envio.

Publicado

em

Variantes brasileiras foram confirmadas em pacientes do Acre – Foto: JN

Por Aline Nascimento

A Saúde do Acre já confirmou mais de 70 casos da variante Gama até o início do mês de julho em pacientes do estado. As amostras foram coletas entre janeiro e março, enviadas para o laboratório do Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, e confirmadas no final do mês de maio.

A Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre) afirmou que não há casos suspeitos no Acre da variante delta do novo coronavírus.

O material coletado pelo laboratório confirmaram 68 casos da variante P1 e quatro da variante P2 no estado acreano. Em abril, eram dois casos da P1 e um caso com P2, registrados em Santa Rosa do Purus, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, no interior do estado.

O médico oftalmologista Laurence Huamani Alvarez, de 51 anos, foi o paciente do Acre vítima da variante P2. Ele sentiu os sintomas em 8 de dezembro do ano passado, procurou a unidade hospitalar em 21 de dezembro e foi acompanhado na enfermaria, mas morreu no dia 26 de janeiro deste ano por complicações da Covid-19 depois de ter ficado com trombose.

A gerente técnica do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen-AC), Janaína Mazaro, explicou que há outras 48 amostras em Belém de casos suspeitos das variantes. Essas amostras são de pacientes internados graves ou que morreram e casos suspeitos de reinfecção.

“Temos algumas amostras ainda em análise, eles tiveram problemas com equipamento e acabou atrasando esses resultados. A gente vem enviando amostras há algum tempo e aguardando a liberação dos resultados”, complementou Janaína.

Ainda segundo a gerente, o Lacen se prepara para enviar um lote com 96 amostras para Belém. Esses são casos suspeitos das variantes variantes coletadas principalmente no interior.

“Para enviar amostras para o sequenciamento, sigo uma série de critérios estipulados pelo Ministério, não pode ser qualquer tipo de amostra porque são exames caros e agora a gente está preparando um lote de 96 amostras do interior, principalmente do Baixo Acre, Tarauacá, Feijó, para tentar mapear o máximo possível por cidades e ter um número representativos das cidades”, destacou.

Variante P1 e P2

A variável P1 foi detectada inicialmente em Manaus e tem um risco de transmissibilidade maior. Os primeiros registros da cepa em Pernambuco foi em fevereiro, em dois doentes da capital do Amazonas que morreram no Recife.

Em março, a Fiocruz identificou pela primeira vez a variante brasileira do coronavírus em moradores de Pernambuco. Estudo confirmou a variante P1 da doença em 5 pessoas com idades entre 21 e 70 anos, residentes no Recife, em Jaboatão e em Petrolina. A Variante P1 é predominante no estado.

A variante P2 foi identificada primeiro no Rio de Janeiro e tem potencial maior de contágio.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)

Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.

“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.

Treinamento tático

Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.

Mais duas peças

O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.

“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão

A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.

“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.

Dois períodos 

O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.

Melhorar o elenco

A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Publicado

em

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão

O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).

“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.

Muito orgulho

Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.

“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Comentários

Continue lendo