Cotidiano
Mais de 70 casos da variante Gama foram confirmados no Acre, aponta Saúde
Amostras foram coletadas entre janeiro e março e enviadas para Belém. Outras 48 amostras já estão no Instituto Evandro Chagas (IEC) para análise e outras 96 são preparadas para o envio.

Variantes brasileiras foram confirmadas em pacientes do Acre – Foto: JN
Por Aline Nascimento
A Saúde do Acre já confirmou mais de 70 casos da variante Gama até o início do mês de julho em pacientes do estado. As amostras foram coletas entre janeiro e março, enviadas para o laboratório do Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, e confirmadas no final do mês de maio.
A Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre) afirmou que não há casos suspeitos no Acre da variante delta do novo coronavírus.
O material coletado pelo laboratório confirmaram 68 casos da variante P1 e quatro da variante P2 no estado acreano. Em abril, eram dois casos da P1 e um caso com P2, registrados em Santa Rosa do Purus, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, no interior do estado.
O médico oftalmologista Laurence Huamani Alvarez, de 51 anos, foi o paciente do Acre vítima da variante P2. Ele sentiu os sintomas em 8 de dezembro do ano passado, procurou a unidade hospitalar em 21 de dezembro e foi acompanhado na enfermaria, mas morreu no dia 26 de janeiro deste ano por complicações da Covid-19 depois de ter ficado com trombose.
A gerente técnica do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen-AC), Janaína Mazaro, explicou que há outras 48 amostras em Belém de casos suspeitos das variantes. Essas amostras são de pacientes internados graves ou que morreram e casos suspeitos de reinfecção.
“Temos algumas amostras ainda em análise, eles tiveram problemas com equipamento e acabou atrasando esses resultados. A gente vem enviando amostras há algum tempo e aguardando a liberação dos resultados”, complementou Janaína.
Ainda segundo a gerente, o Lacen se prepara para enviar um lote com 96 amostras para Belém. Esses são casos suspeitos das variantes variantes coletadas principalmente no interior.
“Para enviar amostras para o sequenciamento, sigo uma série de critérios estipulados pelo Ministério, não pode ser qualquer tipo de amostra porque são exames caros e agora a gente está preparando um lote de 96 amostras do interior, principalmente do Baixo Acre, Tarauacá, Feijó, para tentar mapear o máximo possível por cidades e ter um número representativos das cidades”, destacou.
Variante P1 e P2
A variável P1 foi detectada inicialmente em Manaus e tem um risco de transmissibilidade maior. Os primeiros registros da cepa em Pernambuco foi em fevereiro, em dois doentes da capital do Amazonas que morreram no Recife.
Em março, a Fiocruz identificou pela primeira vez a variante brasileira do coronavírus em moradores de Pernambuco. Estudo confirmou a variante P1 da doença em 5 pessoas com idades entre 21 e 70 anos, residentes no Recife, em Jaboatão e em Petrolina. A Variante P1 é predominante no estado.
A variante P2 foi identificada primeiro no Rio de Janeiro e tem potencial maior de contágio.
Comentários
Cotidiano
Violência no Acre: 51% dos assassinatos do 1º trimestre de 2025 permanecem sem respostas

Foto: Reprodução
No primeiro trimestre de 2025, o Acre registrou 45 mortes violentas, incluindo homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Destas, mais da metade (51,1%) permanece sem autoria identificada, segundo o informativo mensal do Observatório de Análise Criminal do Ministério Público do Acre, com dados consolidados até 7 de abril.
Apenas 48,9% dos casos tiveram os responsáveis descobertos pela polícia, deixando 23 mortes envoltas em mistério. Suspeitos não foram considerados no cálculo, conforme a metodologia do relatório.
A arma de fogo foi o meio mais comum, empregada em 51,1% dos casos (23 ocorrências). Armas brancas, como facas, responderam por 28,9% (13 casos), enquanto outros instrumentos, não detalhados, foram usados em 20% (9 casos).
Entre os casos com autoria e motivação conhecidas, a maioria está ligada a conflitos entre organizações criminosas, com 16 ocorrências, seguida por motivos fúteis, bebedeiras ou torpes, com 10 casos. Outras motivações identificadas incluem feminicídio (1), crime passional (1), intervenção policial (1), legítima defesa (1) e latrocínio (1).
Comentários
Cotidiano
Sefaz dá ultimato a pecuaristas sobre saída de gado do Acre
Estado estabeleceu prazo de 30 dias para que uma explicação seja formalizada sobre possível comercialização travestida de transferência

Foto: Ascom/Sefaz
A Secretaria de Estado de Fazenda, por meio da diretoria de Administração Tributária, estabeleceu prazo de 30 dias para que cinco pecuaristas expliquem a transferência de gado para fora do Acre. A medida protocolar é necessária para que as pessoas ou empresas notificadas possam se defender.
A transferência de gado do Acre para outros estados não é crime. A isenção do pagamento de ICMS para quem realiza a transferência dos animais do Acre para outros estados é garantida, desde que ocorra para propriedade do detentor do mesmo CPF ou CNPJ.
Caso o transporte de gado seja efetivado para comercialização, o ICMS é cobrado normalmente. Tentar ludibriar a comercialização como se fosse uma transferência para não pagar o imposto, isso é crime. E é isso o que a Sefaz fiscaliza.
Fiscalização_ Os fiscais do Idaf e da Sefaz ficam instalados no posto da Tucandeira. Quando o caminhão com os animais chega à unidade fiscal, os técnicos verificam a marca no gado. Quando só há uma marca, só há um dono. Quando há mais de uma marca, existe a possibilidade de que aquele animal esteja sendo objeto de comercialização e não de transferência de uma propriedade para outra do mesmo dono.
Os técnicos anotam, registram e seguem todos os protocolos exigidos. Caso haja suspeita de irregularidades, o proprietário é notificado a se explicar e provar que não estava tentando burlar o fisco estadual. Caso consiga provar, o processo não segue adiante. Caso não consiga demonstrar que não estava vendendo ao invés de transferir, vai responder a um processo.
Fonte: ac24agro
Comentários
Cotidiano
Ulisses Torres comanda coletivo e confirma estreia do zagueiro Pablo

Foto Sueli Rodrigues: Pablo é mais uma opção defensiva no Independência
O técnico Ulisses Torres comandou um treino tático seguido de um coletivo nesta quarta, 7, na Arena da Floresta, e começou a definir os titulares do Independência para a partida contra o GAS, de Roraima. O confronto será disputado no sábado, 10, às 16 horas, na Arena da Floresta.
“Esses três últimos treinamentos são fundamentais para os ajustes finais e a definição dos titulares. O jogo de sábado é muito importante e pode nos colocar dentro do G4”, declarou o treinador.
Pablo estreia
O zagueiro Pablo, ex-Penapolense, foi apresentado pela diretoria do Independência e estreia contra o GAS. O atleta participou do treinamento na Arena da Floresta.
Metade da premiação
O diretor de futebol do Independência, Dado Ramos, confirmou o pagamento da metade da premiação pela conquista do título do Campeonato Estadual nesta quinta, 8.
“Tínhamos essa programação. Vamos pagar parte da premiação, 75mil”, afirmou Dado Ramos.
Você precisa fazer login para comentar.