Flash
Mais de 38 mil precisam fazer prova de vida no AC
Cerca de 38.424 aposentados acreanos precisam procurar as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para confirmação da prova de vida. Os prazos continuam os mesmos para realização da prova de vida, mas sempre seguindo o calendário disponível no site da instituição.
Quem não atualizar os dados cadastrais, conforme determinação da Portaria PRES/INSS nº 1.321/2021, que prorroga o calendário de prova de vida até agosto de 2022 pode ter o benefício suspenso temporariamente. Somente no primeiro semestre deste ano aproximadamente 23.826 aposentados fizeram a prova de vida, enquanto no ano passado chegou em torno de 38.424 aposentados no estado.
De acordo com a assessoria da gerência regional do INSS, o Acre conta com aproximadamente 98.507 aposentados, mais de 60mil beneficiários já atualizaram os dados cadastrais. A orientação que os aposentados com dificuldade de locomoção ou com problema de saúde devem solicitar à Perícia Domiciliar, para isto basta o segurado agendar em qualquer agência do INSS.
O procedimento visa evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento do benefício para quem tem direito ao benefício. Desde o mês de março do ano passado que o INSS suspendeu a obrigatoriedade da prova de vida e manteve o pagamento dos beneficiários, com a vigência da Portaria nº 1.299 a falta de atualização destes dados cadastrais é motivo para suspensão do benefício.
Domiciliar
Esclarece que as pessoas com mais de 80 anos e com dificuldade de locomoção não precisam ir até o banco fazer a prova de vida. Nesses casos, o próprio beneficiário, ou um familiar, pode pedir o serviço de prova de vida domiciliar em qualquer agência do INSS. A assessoria acrescenta ainda, que devem fazer a prova de vida os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano.
O primeiro passo é comparecer presencialmente no banco onde recebe seu pagamento, pois algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativos. A segunda opção é a prova de vida por biometria facial no aplicativo Meu INSS, mas para ter acesso ao serviço, é preciso ter a biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do TSE e Detran. O beneficiário precisa acessar um dos aplicativos, Meu INSS ou Meu Gov.br, em seguida, seguir as instruções recomendadas da realização da prova de vida por biometria facial, depois só consultar o resultado pelo Meu INSS.
Comentários
Flash
Prefeitura inaugura Centro de Atendimento ao Turista e instala novo ponto do Projeto Conecta Rio Branco na Rodoviária Internacional
Comentários
Flash
Campeonato Rural de Futebol do km 69 chega à grande final com apoio da Prefeitura de Brasiléia
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Gerência de Esportes, foi parceira na grande final do Campeonato Rural de Futebol, realizada neste sábado (16), no Estádio Antônio Moreira, no Clube Anaconda, km 69.
A competição, que durou três meses, contou com a participação de 14 equipes, reforçando a tradição e a força do futebol rural no município. A decisão foi disputada entre (Jaraguá 2), de Brasiléia e (Pura Bucha), de Assis Brasil.
A equipe do “Jaraguá 2” se consagrou grande campeã do maior campeonato rural de Brasileia levando pra casa R$ 5.000,00 em premiação. Já a equipe “Pura Bucha” vice-campeã levou R$ 3.000,00.
Ainda foram distribuídas medalhas e certificados para artilheiro, melhor goleiro e jogador destaque.
O evento também contou com a presença do deputado estadual Tadeu Hassem, do gerente de Meio Ambiente, Zico Rocha, dos vereadores Jorge da Laura e Djailson Américo, além do gerente de Esportes, Clebson Venancio.
Para o gerente de Esportes, a competição é um marco para a valorização do esporte na zona rural . “Foram três meses de disputa, 14 equipes envolvidas e um clima de muita união e Integração. O Campeonato Rural do KM 69 mostra a paixão do nosso povo pelo futebol e o compromisso da gestão do nosso prefeito Carlinhos do Pelado é apoiar e incentivar o esporte em todas as comunidades na cidade e na zona rural do município. Mais do que uma competição, é um momento de confraternização e valorização da cultura esportiva da nossa ”, destacou Clebson Venancio.
Veja a galeria de fotos:
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia leva atendimento médico e social à zona rural com o 1° Saúde em Ação na Comunidade
Mais de 2 mil procedimentos foram realizados durante a iniciativa no ramal Santa Luzia
A Prefeitura de Brasiléia promoveu neste sábado (16) a primeira edição do programa Saúde em Ação na Comunidade, que levou atendimento médico e social a centenas de moradores da zona rural. A ação foi realizada no ramal Santa Luzia, km 84+60, na residência do senhor Curuçá e dona Ana, beneficiando tanto os moradores locais quanto comunidades vizinhas.
O prefeito Carlinhos do Pelado, acompanhado da primeira-dama Nilha Lima, do deputado Tadeu Hassem, vereadores, secretários e servidores municipais, participou do evento. Mais de 50 profissionais da prefeitura atuaram diretamente e indiretamente nos atendimentos.
Foram ofertados serviços nas áreas de saúde e assistência social, totalizando milhares de procedimentos. Entre os números registrados estão:
- 19 eletrocardiogramas
- 83 ultrassonografias
- 39 atendimentos em ginecologia
- 37 consultas com nutricionista
- 36 biopedâncias
- 268 testes rápidos
- 116 aferições de pressão arterial
- 170 atendimentos médicos
- 11 exames preventivos (PCCU)
- 64 procedimentos odontológicos
- 774 dispensações de medicamentos
- 32 administrações de medicamentos intramusculares
- 60 cortes de cabelo
- 11 pesagens do Bolsa Família
- 170 registros de peso e altura
- 235 doses de vacinas aplicadas
- 78 atendimentos de enfermagem
A gestão municipal informou que novas localidades da zona rural serão contempladas em breve com o programa, ampliando o acesso da população a serviços essenciais de saúde e cidadania.
Você precisa fazer login para comentar.