Acre
Mais de 100 integram a lista negra do TCU e podem ficar inelegíveis para as eleições de outubro
Da redação, com ac24horas
Mais 6.600 agentes públicos tiveram suas contas julgadas irregulares nos últimos oito anos e podem se tornar inelegíveis em 2014, segundo divulgou o Tribunal de Contas da União. Desses, mais de 100 são do Acre.
A lista negra do TCU é encabeçada por dinossauros da política acreana, entre eles o ex-prefeito de Brasileia, peemedebista Aldemir Lopes, atualmente uma espécie de guru do conselho político da oposição, com voz decisiva especialmente no campo majoritário oposicionista, além de grande influência na administração municipal de seu correligionário Everaldo Gomes, atual prefeito de Brasileia.
Na ordem alfabética vem ainda o ex-deputado Adalberto Ferreira, outro membro importante do PMDB, que nos bastidores chegou a ter seu nome indicado para a suplência do pré-candidato ao Senado, Gladson Cameli.
A lista traz ainda o ex-senador Aluizio Bezerra e vários ex-prefeitos que tem a intenção de se candidatar a deputado estadual neste pleito, como os ex-prefeitos petistas de Marechal Taumaturgo, Itamar de Sá, e de Feijó, Francimar Fernandes.
Chama também a atenção a quantidade de processos por agentes públicos. O ex-prefeito de Tarauacá, Vando Torquato, por exemplo, é recordista em processos por irregularidades nas prestações de contas. Ao todo ele responde a sete.
Na lista não podia faltar ele, o mais enrolado dos ex-prefeitos: Nilson Areal, que foi condenado à prisão por contratar serviços de publicidade através da prefeitura de Sena Madureira sem licitação.
Sebastião Wille Lopes Neves, primo do governador Sebastião Viana, que já ocupou cargos importantes no segundo escalão do atual governo, também teve suas contas como gestor reprovadas pelos ministros do TCU, assim como o velho e conhecido Sergio Nakamura, ex-diretor do Deracre, arrolado no processo do G7.
A análise do TCU se refere a prestação de contas reprovadas de ministros, governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais, diretores de autarquias e servidores públicos.
A Justiça Eleitoral deve verificar através desse levantamento se um candidato pode ou não ser considerado inelegível nas eleições deste ano.
Comentários
Acre
Animais silvestres reabilitados retornam ao Horto Florestal de Rio Branco após atendimento especializado
Acre
Idosa de 78 anos é atropelada ao atravessar a Avenida Ceará, em Rio Branco
Vítima sofreu traumatismo craniano moderado e foi encaminhada ao pronto-socorro após atendimento do Samu
A idosa Terezinha da Silva, de 78 anos, foi vítima de atropelamento na manhã deste sábado (24), ao tentar atravessar a Avenida Ceará, no bairro Tangará, em Rio Branco.
Segundo informações de testemunhas, Terezinha estava nas proximidades de uma parada de ônibus quando tentou cruzar a via e acabou sendo atingida por um veículo modelo Hilux, de cor prata, que trafegava no sentido bairro–centro.
Com o impacto, a idosa foi arremessada ao solo e bateu a cabeça no asfalto, sofrendo um corte profundo com sangramento ativo. Após a queda, ela ficou desorientada e apresentou traumatismo cranioencefálico de natureza moderada.
O motorista permaneceu no local e acionou o Policiamento de Trânsito e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros socorros. Após ser imobilizada e protocolada, a vítima foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.
Na unidade hospitalar, Terezinha foi submetida a exames de tomografia para avaliação da gravidade da lesão na cabeça.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para a realização da perícia. Concluídos os procedimentos de praxe, o veículo envolvido no atropelamento foi liberado.
























Você precisa fazer login para comentar.