fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Mais da metade dos adolescentes do AC precisa se vacinar contra HPV e meningite

Ministério da Saúde lançou campanha para ampliar cobertura nacional. No estado, 48,7% das meninas e 38,8% dos meninos estão imunizados.

Publicado

em

Mais da metade dos adolescentes acreanos ainda não se vacinou contra HPV e meningite. O alerta foi emitido pelo Ministério da Saúde, que lançou uma campanha para aumentar a cobertura vacinal no país.

A preocupação do ministério é com as baixas coberturas vacinais em todos os estados da federação. No caso do Acre, desde à incorporação da vacina HPV no Calendário Nacional, em 2014, a cobertura é de 48,7% entre meninas de 9 a 14 anos e 38,8% entre os meninos de 12 e 13 anos.

Devem se vacinar contra meningite os adolescentes de 12 e 13 anos. A enfermeira da equipe de Imunização do estado, Núbia Campos, informou que a campanha tem o objetivo de mobilizar os pais de adolescentes para que levem seus filhos aos postos de saúde para receberam a vacina.

“A ideia é mobilizar e conscientizar a população e principalmente os pais de adolescentes para conduzir essa população-alvo até o serviço de saúde para ser imunizado. Cabe a cada município operacionar a sua estratégia da melhor forma possível. Estamos com a vacina disponível nos postos o ano todo”, disse Núbia.

A enfermeira ressaltou ainda a importância dos adolescentes tomarem as duas doses da vacina. Segundo ela, o ideal é que o intervalo entre a primeira e segunda dose seja de seis meses.

“O mais importante é conscientizar que não é só uma dose, toma-se a primeira dose e seis meses após, é preciso tomar a segunda para fechar o esquema de imunização. Tem muita gente que tomou somente a primeira. Quem ultrapassou o prazo de seis meses, não tem problema, é só procurar a unidade de saúde e continuar o esquema”, alertou a enfermeira.

Conforme os dados do Ministério da Saúde, no Acre, a cobertura da primeira dose em meninas de 9 a 14 anos é de 86,47%, sendo que na segunda dose a cobertura entre os anos de 2014 e 2017 foi de 48,53%.

Na nova campanha, o Ministério da Saúde convoca 10 milhões de adolescentes de todo o país para atualizarem suas cadernetas de vacinação. Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Esse ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade. No ano passado, estavam sendo vacinados contra a doença meninos e meninas de 12 a 13 anos.

O que é HPV?
O vírus do papiloma humano, mais conhecido como HPV, está ligado ao câncer de colo do útero – a segunda maior causa de morte de mulheres por tumor no mundo, atrás apenas do de mama. Ele também atinge os homens. Até 40% dos casos de câncer de pênis são causados por esse vírus, cujo contato alcança 80% da população sexualmente ativa.

O que é meningite
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa que pode ser causada por vírus, bactérias e fungos, entre outros agentes infecciosos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Assis Brasil promove tarde recreativa para crianças autistas em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicado

em

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, a Prefeitura de Assis Brasil realizou uma tarde especial de atividades recreativas voltadas para as crianças autistas do município. O evento foi promovido em parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

A ação contou com uma programação lúdica e inclusiva, que envolveu teatro de fantoche, pintura, brincadeiras e banho de piscina. Durante toda a tarde, as crianças participaram com alegria e entusiasmo, em um ambiente acolhedor e pensado especialmente para elas.

A iniciativa teve como objetivo proporcionar momentos de lazer, interação e estímulo sensorial, além de reforçar a importância do respeito, da empatia e da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todos os espaços da sociedade.

A Prefeitura de Assis Brasil segue comprometida em promover ações que garantam os direitos das crianças com deficiência e fortaleçam a rede de apoio às famílias. Eventos como este são fundamentais para construir uma cidade mais humana e inclusiva.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre continua em queda em Rio Branco e registra 9,83 metros nesta segunda

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes

O Rio Acre registrou nova queda em seu nível nas últimas 24 horas, conforme dados divulgados pela Defesa Civil de Rio Branco. Na madrugada deste domingo (06), o rio marcava 10,36 metros às 3h, mas apresentou redução progressiva ao longo do dia, chegando a 10,06 metros às 18h.

Nesta segunda-feira (07), a medição às 5h25 indicou 9,83 metros, mantendo a tendência de baixa. O volume de chuvas registrado nas últimas 24 horas foi de 0,00 mm.

Segundo o boletim, a cota de alerta é acionada a partir dos 13,50 metros, enquanto o transbordo ocorre a partir dos 14,00 metros.

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é empurrado de barranco após briga em Boca do Acre e é levado em estado grave para Rio Branco

Publicado

em

Sebastião Vieira da Silva, 50 anos, sofre traumatismo craniano e passa por atendimento de urgência; suspeito fugiu e ainda não foi identificado

Na tarde deste domingo (6), Sebastião Vieira da Silva, 50 anos, foi agredido e empurrado de um barranco na Praia do Gado, em Boca do Acre (AM), após uma discussão com um homem ainda não identificado. Testemunhas relataram que o agressor fugiu do local sem prestar socorro.

Populares socorreram Sebastião e o levaram ao Hospital Regional Maria Geny Lima. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido de ambulância para o Pronto Socorro de Rio Branco (AC), onde foi diagnosticado com Traumatismo Cranioencefálico (TCE) moderado. Seu estado é considerado estável, mas com risco de piora.

A polícia deve investigar o caso para identificar e prender o suspeito. Até o momento, ninguém foi detido em relação à agressão.

Comentários

Continue lendo