Conecte-se conosco

Geral

“Maio Amarelo 2025 chega à fronteira com alerta: ‘Desacelere: seu bem maior é a vida’”

Publicado

em

“Campanha promove ações educativas em Brasiléia com Pit Stop, orientações e distribuição de materiais sobre trânsito seguro”

Em 2025, a campanha do Maio Amarelo chega na fronteira com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida” Foto: cedida 

O mês de maio marca o retorno de uma campanha que salva vidas: o Maio Amarelo. Em 2025, a iniciativa chega à região de fronteira com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, reforçando a importância da conscientização no trânsito para condutores, pedestres e profissionais da área.

A abertura oficial aconteceu nesta terça-feira (28), na divisa entre Epitaciolândia e Brasiléia, com um Pit Stop Educativo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Brasiléia, em parceria com o Detran-AC e os Bombeiros. Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos e dadas orientações sobre direção segura, uso do cinto de segurança, riscos da combinação álcool e volante e respeito à sinalização.

Ao longo do mês, outras atividades educativas serão promovidas no município, envolvendo técnicos, profissionais da regional e a comunidade. O objetivo é reduzir acidentes e incentivar um trânsito mais humano e responsável.

“A mensagem é clara: desacelerar pode salvar vidas. Pequenas atitudes fazem toda a diferença”, destacaram os organizadores. A campanha reforça que segurança no trânsito é um compromisso de todos.

Secretaria de Saúde, idealizadora do evento em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) e Bombeiros, realizaram um Pit Stop Educativo que contou com distribuição de materiais informativos e orientações. Foto: cedida 

O trânsito deve seguir os mesmos princípios
  • Respeitar o limite de velocidade;

  • Usar cinto de segurança (inclusive no banco de trás e no transporte coletivo);

  • Evitar o uso do celular enquanto dirige;

  • Escolher rotas seguras para o deslocamento ao trabalho;

  • Estar atento ao transporte de materiais e equipamentos.

Ao desacelerar, você protege a si mesmo, sua equipe e ajuda a construir uma cultura de segurança que vai além da fábrica ou do canteiro de obras.

Desacelerar é um ato de inteligência, responsabilidade e cuidado. E isso também faz parte da nossa ética profissional. Foto: cedida 

Neste ano, o foco está em atitudes perigosas que continuam a causar milhares de mortes nas ruas e estradas brasileiras. Uso de celular, dirigir sob efeito de álcool e negligência com o cinto de segurança lideram os comportamentos de risco.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, em 2024 foram registrados mais de 3.500 acidentes relacionados à embriaguez ao volante, resultando em 178 mortes e quase 3 mil feridos. O uso de celular ao dirigir teve mais de 87 mil infrações registradas, enquanto 6 em cada 10 vítimas fatais em rodovias não usavam cinto de segurança.

O objetivo da campanha é direto: interromper esse ciclo de negligência, lembrando que não existe desculpa que devolva uma vida.

“DESACELERE SEU BEM MAIOR E A VIDA”

A campanha “DESACELERE SEU BEM MAIOR E A VIDA” propõe uma mudança de cultura, uma reconexão com o valor da vida. Que os retrovisores não reflitam apenas o passado, mas também sirvam de lembrete para olhar com atenção o presente.

Não é sobre culpa. É sobre consciência, empatia e escolha. Porque, no trânsito, cada decisão pode ser a linha tênue entre o alívio e a tragédia.

Proteja-se também fora do volante. Se prevenir é um ato de cuidado — com você, com sua família, com todos ao seu redor.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rotam prende homem por tráfico e apreende drogas em duas ações na mesma noite em Rio Branco

Publicado

em

Equipes da Companhia Rotam, do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Acre (BOPE/PMAC), realizaram duas ações distintas de combate ao tráfico de drogas, na noite de terça feira, 23, que resultaram na prisão de um homem e na apreensão de entorpecentes em bairros diferentes da capital.

Durante patrulhamento preventivo da Operação Impacto, no bairro Vitória, os policiais observaram um indivíduo com uma mochila que, ao perceber a aproximação da viatura, fugiu a pé pelos fundos de uma residência, dispensando o objeto durante a fuga. Na mochila, a equipe encontrou entorpecentes.

O suspeito foi localizado em seguida, escondido em uma residência próxima, e recebeu voz de prisão. Questionado, ele assumiu a propriedade da droga e informou que utilizava o imóvel, pertencente à sua avó, para armazenar entorpecentes. O homem foi conduzido à Delegacia Especializada, juntamente com o material apreendido, para as providências cabíveis.

Apreensão no bairro Defesa Civil

Ainda na mesma noite, outra equipe da Rotam realizou uma apreensão de drogas no bairro Defesa Civil. Durante patrulhamento tático na rua Fluminense, área conhecida pela intensa comercialização de entorpecentes, os policiais localizaram, em uma casa abandonada, 103 trouxinhas de cocaína, totalizando 78 gramas, e 10 invólucros de maconha, com cerca de 20 gramas.

Nenhum suspeito foi localizado no local, e todo o material apreendido foi recolhido e encaminhado à unidade responsável para os procedimentos legais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Quatorze detentos fogem de presídio em Maués na véspera de Natal

Publicado

em

Fuga ocorreu durante o banho de sol; presos seguem foragidos no interior do Amazonas

Quatorze detentos fugiram da Unidade Prisional de Maués, no interior do Amazonas, na manhã desta quarta-feira (24), véspera de Natal. Segundo as informações iniciais, não houve registro de mortos, feridos ou reféns durante a ação.

A fuga ocorreu durante o banho de sol, quando os presos teriam serrado uma grade de proteção no pátio da unidade e, em seguida, conseguido deixar o presídio. Até o momento, todos os detentos permanecem foragidos.

Entre os fugitivos há pessoas com antecedentes por roubo, homicídio e tráfico de drogas, o que mobilizou forças de segurança da região para reforçar as buscas.

Inaugurada no primeiro semestre deste ano, a Unidade Prisional de Maués possui capacidade para 100 detentos e funciona como presídio regional, recebendo presos do município e de outras seis cidades do Baixo Amazonas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Idosa de 77 anos desaparece após sair para caminhada em Rio Branco

Publicado

em

Familiares de Clarice Amâncio de Souza, de 77 anos, estão à procura da idosa, desaparecida desde a manhã da última quarta-feira, 24, após sair de casa para uma caminhada, em Rio Branco (AC). Moradora do bairro João Eduardo I, ela não retornou e desde então não fez mais contato com a família.

Segundo informações repassadas pelos familiares, Clarice foi vista pela última vez na Estrada da Floresta, no sentido do Estádio Florestão, nas proximidades da Escola Clínico Brandão. A suspeita é de que ela tenha seguido a pé pela região, mas até o momento não há pistas concretas sobre seu paradeiro.

No momento do desaparecimento, a idosa vestia um conjunto de blusa e bermuda florida. A família pede o apoio da população e reforça o pedido para que qualquer informação, inclusive imagens de câmeras de segurança de residências ou estabelecimentos comerciais próximos ao trajeto, seja repassada às autoridades ou aos familiares.

Informações podem ser comunicadas pelos telefones (68) 99211-5055 ou (68) 99246-9080.

 

Comentários

Continue lendo