Geral
“Maio Amarelo 2025 chega à fronteira com alerta: ‘Desacelere: seu bem maior é a vida’”
“Campanha promove ações educativas em Brasiléia com Pit Stop, orientações e distribuição de materiais sobre trânsito seguro”

Em 2025, a campanha do Maio Amarelo chega na fronteira com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida” Foto: cedida
O mês de maio marca o retorno de uma campanha que salva vidas: o Maio Amarelo. Em 2025, a iniciativa chega à região de fronteira com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, reforçando a importância da conscientização no trânsito para condutores, pedestres e profissionais da área.
A abertura oficial aconteceu nesta terça-feira (28), na divisa entre Epitaciolândia e Brasiléia, com um Pit Stop Educativo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Brasiléia, em parceria com o Detran-AC e os Bombeiros. Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos e dadas orientações sobre direção segura, uso do cinto de segurança, riscos da combinação álcool e volante e respeito à sinalização.
Ao longo do mês, outras atividades educativas serão promovidas no município, envolvendo técnicos, profissionais da regional e a comunidade. O objetivo é reduzir acidentes e incentivar um trânsito mais humano e responsável.
“A mensagem é clara: desacelerar pode salvar vidas. Pequenas atitudes fazem toda a diferença”, destacaram os organizadores. A campanha reforça que segurança no trânsito é um compromisso de todos.

Secretaria de Saúde, idealizadora do evento em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) e Bombeiros, realizaram um Pit Stop Educativo que contou com distribuição de materiais informativos e orientações. Foto: cedida
O trânsito deve seguir os mesmos princípios
Respeitar o limite de velocidade;
Usar cinto de segurança (inclusive no banco de trás e no transporte coletivo);
Evitar o uso do celular enquanto dirige;
Escolher rotas seguras para o deslocamento ao trabalho;
Estar atento ao transporte de materiais e equipamentos.
Ao desacelerar, você protege a si mesmo, sua equipe e ajuda a construir uma cultura de segurança que vai além da fábrica ou do canteiro de obras.

Desacelerar é um ato de inteligência, responsabilidade e cuidado. E isso também faz parte da nossa ética profissional. Foto: cedida
Neste ano, o foco está em atitudes perigosas que continuam a causar milhares de mortes nas ruas e estradas brasileiras. Uso de celular, dirigir sob efeito de álcool e negligência com o cinto de segurança lideram os comportamentos de risco.
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, em 2024 foram registrados mais de 3.500 acidentes relacionados à embriaguez ao volante, resultando em 178 mortes e quase 3 mil feridos. O uso de celular ao dirigir teve mais de 87 mil infrações registradas, enquanto 6 em cada 10 vítimas fatais em rodovias não usavam cinto de segurança.
O objetivo da campanha é direto: interromper esse ciclo de negligência, lembrando que não existe desculpa que devolva uma vida.
“DESACELERE SEU BEM MAIOR E A VIDA”
A campanha “DESACELERE SEU BEM MAIOR E A VIDA” propõe uma mudança de cultura, uma reconexão com o valor da vida. Que os retrovisores não reflitam apenas o passado, mas também sirvam de lembrete para olhar com atenção o presente.
Não é sobre culpa. É sobre consciência, empatia e escolha. Porque, no trânsito, cada decisão pode ser a linha tênue entre o alívio e a tragédia.
Proteja-se também fora do volante. Se prevenir é um ato de cuidado — com você, com sua família, com todos ao seu redor.
Comentários
Geral
Homem é esfaqueado após ser confundido com ladrão no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima de 50 anos foi socorrida pelo SAMU e segue em estado estável no Pronto-Socorro; agressores fugiram do local
Um homem de 50 anos, ainda não identificado, foi ferido com um golpe de faca na manhã desta quinta-feira (2), na Travessa Açaí, bairro Belo Jardim, no Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo relato da vítima, ele caminhava pela rua quando foi abordado por homens que o confundiram com um ladrão. Durante a ação, acabou sendo atingido com uma facada nas costas. Após o ataque, os suspeitos fugiram.
Populares encontraram o homem ferido e acionaram o SAMU, que inicialmente enviou uma ambulância de suporte básico. Como a vítima apresentava sinais de confusão mental e embriaguez, foi necessário o reforço de uma unidade de suporte avançado. Após estabilização, o homem foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado de saúde estável.
A Polícia Militar esteve no local, colheu informações e realizou buscas na região, mas até o momento os agressores não foram localizados. O caso seguirá sob investigação da Polícia Civil.
Comentários
Geral
Polícia prende chefe de facção conhecido como ‘Coca-Cola’ e esposa em Cruzeiro do Sul
Casal foi flagrado com drogas, arma de fogo, dinheiro e celulares durante operação conjunta da PM e PC
Um homem identificado pelo apelido de “Coca-Cola”, apontado como chefe de uma facção criminosa que atua em todo o Vale do Juruá, foi preso nesta quarta-feira (1º), junto com a esposa, no bairro Cohab, em Cruzeiro do Sul.
A prisão ocorreu durante uma operação conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil, após levantamentos realizados pelo setor de inteligência das corporações. O casal foi autuado por tráfico de drogas e posse de arma de fogo.
No momento da abordagem, o homem — considerado de alta periculosidade — tentou fugir e resistiu à prisão, sendo necessário levá-lo a uma unidade de saúde após ser contido.
Dentro da residência, os policiais apreenderam uma arma de fogo, porções de maconha e cocaína, além de uma balança de precisão, celulares e dinheiro. O casal foi preso em flagrante, e contra o suspeito já havia um mandado de prisão em aberto.
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre participa de curso avançado sobre fraudes bancárias eletrônicas em Brasília
O rapper Hungria, de 34 anos de idade, está internado em um hospital em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica adulterada.
De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star, ele deu entrada na unidade nesta quinta-feira (2), com quadro de cefaleia, náuseas, vômitos, turvação visual e acidose metabólica.
Ainda não há informação se o consumo da bebida teria ocorrido no Distrito Federal, que oficialmente ainda não conta com nenhum caso confirmado de intoxicação por metanol. O boletim médico diz ainda que o tratamento foi iniciado e que a investigação sobre o caso segue.
Gustavo Hungria das Neves é da periferia de Brasília, da Ceilândia, e ganhou projeção nacional com suas músicas. Nas redes sociais, a equipe do músico disse que ele está sendo acompanhado pelos médicos e “fora de risco iminente”. Informou ainda que a agenda de shows para o fim de semana está cancelada e agradeceu o apoio dos fãs.
Você precisa fazer login para comentar.