Acre
Mailza Assis diz que reabertura de ramal ligando Porto Walter a Cruzeiro do Sul “é uma questão de dignidade”
“Nós, em momento algum, podemos nos curvar, porque de fato temos uma população de muitas pessoas. Só em Marechal Thaumaturgo tem 11 mil habitantes, que precisa dessa estrada”

“São poucos quilômetros de estrada. Só mais uma questão de ajuste da legalidade para que isso aconteça. O Deracre está trabalhando muito para que isso aconteça”, pontuou Mailza Assis
A governadora em exercício Mailza Assis (PP) esteve participando da audiência pública em defesa da abertura do ramal que liga Porto Walter a Cruzeiro do Sul, realizada nesta sexta-feira (30). Ela disse que a ligação é uma questão humanitária.
“O rio não oferece condições para trafegabilidade nessa época. É uma questão de dignidade. A alimentação e a água de vocês passam por isso. O alimento ou mantimento que vocês precisam levar de Cruzeiro do Sul fica impossibilitado. Contem com o apoio do governo do Estado. O governador Gladson Cameli disse que é uma questão de honra. Dialogar sempre com o Ministério Público. São poucos quilômetros de estrada. Só mais uma questão de ajuste da legalidade para que isso aconteça. O Deracre está trabalhando muito para que isso aconteça”, pontuou.
Mailza Assis pontuou ainda que não se pode recuar na busca por uma solução. “Nós, em momento algum, podemos nos curvar, porque de fato temos uma população de muitas pessoas. Só em Marechal Thaumaturgo tem 11 mil habitantes, que precisa dessa estrada, que precisa desse direito de ir e vir”.

“O rio não oferece condições para trafegabilidade nessa época. É uma questão de dignidade. A alimentação e a água de vocês passam por isso. Foto: assessoria
Participaram da audiência os senadores Marcio Bittar (UB/AC) e Sérgio Petecão (PSD/AC) e Alan Rick (UB/AC), além dos deputados federais Zezinho Barbary (PP/AC) e Ulysses Araújo (UB/AC). Os prefeitos César Andrade, de Porto Walter, e Jailson Amorim, de Rodrigues Alves também se fizeram presentes. Representando o Tribunal de Justiça do Acre, o desembargador Luiz Camolez, e o Ministério Público Federal, o procurador da República, Lucas Costa. Melissa Machado, superintendente do Ibama no Acre, e Ricardo Araújo, do Dnit, juntamente com Renata Souza, secretária Adjunta de Meio Ambiente do Estado do Acre e Paulo Trindade, do Ministério da Agricultura estiveram no dispositivo de honra, e a representante do Deracre Leidiane Silva, chefe do Núcleo de Meio Ambiente.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.