Acre
Mailza Assis diz que reabertura de ramal ligando Porto Walter a Cruzeiro do Sul “é uma questão de dignidade”
“Nós, em momento algum, podemos nos curvar, porque de fato temos uma população de muitas pessoas. Só em Marechal Thaumaturgo tem 11 mil habitantes, que precisa dessa estrada”

“São poucos quilômetros de estrada. Só mais uma questão de ajuste da legalidade para que isso aconteça. O Deracre está trabalhando muito para que isso aconteça”, pontuou Mailza Assis
A governadora em exercício Mailza Assis (PP) esteve participando da audiência pública em defesa da abertura do ramal que liga Porto Walter a Cruzeiro do Sul, realizada nesta sexta-feira (30). Ela disse que a ligação é uma questão humanitária.
“O rio não oferece condições para trafegabilidade nessa época. É uma questão de dignidade. A alimentação e a água de vocês passam por isso. O alimento ou mantimento que vocês precisam levar de Cruzeiro do Sul fica impossibilitado. Contem com o apoio do governo do Estado. O governador Gladson Cameli disse que é uma questão de honra. Dialogar sempre com o Ministério Público. São poucos quilômetros de estrada. Só mais uma questão de ajuste da legalidade para que isso aconteça. O Deracre está trabalhando muito para que isso aconteça”, pontuou.
Mailza Assis pontuou ainda que não se pode recuar na busca por uma solução. “Nós, em momento algum, podemos nos curvar, porque de fato temos uma população de muitas pessoas. Só em Marechal Thaumaturgo tem 11 mil habitantes, que precisa dessa estrada, que precisa desse direito de ir e vir”.

“O rio não oferece condições para trafegabilidade nessa época. É uma questão de dignidade. A alimentação e a água de vocês passam por isso. Foto: assessoria
Participaram da audiência os senadores Marcio Bittar (UB/AC) e Sérgio Petecão (PSD/AC) e Alan Rick (UB/AC), além dos deputados federais Zezinho Barbary (PP/AC) e Ulysses Araújo (UB/AC). Os prefeitos César Andrade, de Porto Walter, e Jailson Amorim, de Rodrigues Alves também se fizeram presentes. Representando o Tribunal de Justiça do Acre, o desembargador Luiz Camolez, e o Ministério Público Federal, o procurador da República, Lucas Costa. Melissa Machado, superintendente do Ibama no Acre, e Ricardo Araújo, do Dnit, juntamente com Renata Souza, secretária Adjunta de Meio Ambiente do Estado do Acre e Paulo Trindade, do Ministério da Agricultura estiveram no dispositivo de honra, e a representante do Deracre Leidiane Silva, chefe do Núcleo de Meio Ambiente.
Comentários
Acre
Colisão entre táxi e mototáxi deixa feridos em Manoel Urbano
Acidente ocorreu na manhã deste domingo (30) em via próxima a residência de freiras católicas; SAMU atendeu as vítimas, mas estado de saúde não foi divulgado
Um acidente de trânsito envolvendo um táxi e uma moto de mototáxi foi registrado na manhã deste domingo (30) na Rua José Francisco do Nascimento, em Manoel Urbano. O ocorrido aconteceu nas proximidades da residência das freiras católicas da cidade, mas as causas da colisão ainda não foram divulgadas pelas autoridades.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado imediatamente para prestar os primeiros socorros às vítimas. Até o momento, não há informações detalhadas sobre a identidade dos envolvidos ou o estado de saúde deles.
Equipes de trânsito devem investigar as circunstâncias do acidente para apurar responsabilidades. A via foi parcialmente interditada para os trabalhos de atendimento e liberada em seguida.
Fonte: acreonline.net
Comentários
Acre
Morre jornalista e professor Luiz Jorge Braun, vítima de acidente de trânsito em Rio Branco
Cearense de 62 anos naturalizado acreano, não resistiu a complicações decorrentes do acidente ocorrido em dezembro
O jornalista e professor Luiz Jorge Braun de Oliveira, 62 anos, faleceu na tarde deste domingo (30) no Pronto Socorro de Rio Branco. A morte ocorreu em decorrência de complicações de saúde após grave acidente de trânsito sofrido em dezembro de 2024.
Circunstâncias do Acidente:
– Ocorreu nas proximidades da UPA Sobral, na Avenida Sobral
– Braun trafegava de motocicleta no sentido centro-bairro quando invadiu a contramão
– Colisão frontal com outro motociclista
– Desde então, permanecia em tratamento no hospital
Na madrugada de sexta-feira (28), o jornalista sofreu um episódio de hipotensão (pressão arterial baixa) que não pôde ser revertida pelos médicos, levando ao óbito dois dias depois.
Natural do Ceará e radicado no Acre, Braun dedicou sua vida ao jornalismo e ao ensino, deixando marcante contribuição para a comunicação e educação no estado.
A comunidade jornalística e acadêmica do Acre lamenta a perda do colega e professor, que deixa um legado de profissionalismo e dedicação à informação e educação no estado.
O Sindicato dos jornalistas do Acre – Sinjac e Prefeitura de Rio Branco se manifestaram através de Notas oficiais lamentando a perca do colega.
A Prefeitura de Rio Branco, em especial a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), manifesta profundo pesar pelo falecimento do jornalista Luiz Jorge Braun de Oliveira, aos 62 anos, ocorrido na tarde deste domingo (30), no Pronto-Socorro de Rio Branco.
Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conceda o devido refrigério à família e amigos enlutados, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.
Ailton Oliveira
Secretário Especial de Comunicação
Tião Bocalom
Prefeito de Rio Branco

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) lamenta profundamente o falecimento do jornalista Luiz Jorge Braun de Oliveira, aos 62 anos, ocorrido na tarde deste domingo, 30, no Pronto-Socorro de Rio Branco.
Profissional dedicado e respeitado, Luiz Jorge estava internado desde dezembro do ano passado, após se envolver em um acidente de trânsito na região da Baixada da Sobral. Sua trajetória no jornalismo acreano deixa um legado de compromisso com a informação e a verdade, marcando a vida de colegas, amigos e de toda a sociedade.
Neste momento de dor, o Sinjac se solidariza com familiares e amigos, desejando força para enfrentar essa irreparável perda. Que sua memória siga viva no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Luiz Cordeiro, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac)
Comentários
Acre
Casas que ficaram alagadas em Cruzeiro do Sul voltam a ter fornecimento de energia
Todos os 323 imóveis de Cruzeiro do Sul, que tiveram o fornecimento interrompido de energia elétrica devido à cheia do Rio Juruá, já voltaram a contar com o serviço. A Energisa Acre informou neste sábado, 29, que em 100% das casas afetadas, a luz foi religada.
A empresa diz que segue monitorando o Rio Juruá em parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para garantir a segurança da população e das equipes de atendimento que estão atuando nas áreas alagadas.
“A Energisa reforça a importância de não se aproximar dos cabos partidos em qualquer situação. Nestes casos, para total segurança, chame a empresa. Caso o cliente precise falar com a Energisa, ele pode entrar em contato por um dos canais de atendimento aos clientes: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e callcenter 0800-647-7196”, cita a empresa.
A partir de segunda-feira, 31, a Defesa Civil de Cruzeiro do Sul vai iniciar a operação de retorno das 32 famílias abrigadas em 4 escolas da cidade, para casa. O Rio Juruá já saiu da cota de transbordamento, que é de 13 metros e às 7 horas deste sábado, 29, marcou 12,14 metros.
Você precisa fazer login para comentar.