Conecte-se conosco

Cotidiano

Maia forma grupo de seis partidos por candidatura de sucessor na Câmara

Publicado

em

Seis partidos políticos anunciaram uma união para a disputa pela Presidência da Câmara, na eleição que se dará no início de fevereiro.

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, fala à imprensa – Foto: CNN (09.dez.2020)

Bárbara Baião e Guilherme Venaglia, da CNN, em Brasília e em São Paulo

O grupo, articulado pelo atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), é composto por DEM, PSDB, MDB, PSL, Cidadania e o PV.

Juntos, os seis partidos acumulam 147 votos na disputa. Para eleger o presidente, são necessários 257 parlamentares, o equivalente a metade mais um dos deputados.

A intenção do acordo foi formalizada em um documento assinado pelos líderes dos seis partidos, Felipe Francischini (PSL-PR), Baleia Rossi (MDB-SP), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Efraim Filho (DEM-PB) e Enrico Misasi (PV-SP).

O nome do candidato que será apresentado pelo grupo não foi definido. Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Rodrigo Maia não pode disputar um novo mandato, considerando regra da Constituição que veda reeleições dentro da mesma legislatura.

Dentro do grupo de partidos estão, ao menos, cinco possíveis postulantes. O próprio Baleia Rossi, Elmar Nascimento (DEM-BA), Fernando Coelho Filho (DEM-PE), Fábio Ramalho (MDB-MG) e Luciano Bivar (PSL-PE).

Arthur Lira

Mais cedo um outro grupo se formou, dessa vez em torno do deputado Arthur Lira (PP-AL), pré-candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Nas estimativas do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), o grupo que se uniu no entorno de Lira reuniria cerca de 160 deputados, a maior parte dos partidos do chamado “Centrão” próximos ao governo e aqueles da base mais ideológica de apoio ao Planalto.

Lira ainda pretende reunir o apoio de ao menos parte da oposição de esquerda, especificamente o PSB, e do Republicanos, partido que deixou nesta quarta-feira (9) a base de apoio de Rodrigo Maia.

A legenda, no entanto, mantém uma pré-candidatura própria, a do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), atual 1º vice-presidente da Câmara.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Quinari bate o Atlético Xapuriense e é o 2º finalista da Série A

Publicado

em

Foto divulgação: Comissão técnica, jogadores e torcedores comemoram a classificação

Depois de uma vitória por 5 a 4, no tempo normal, e em um empate por 0 a 0, na prorrogação, o Quinari bateu o Atlético Xapuriense por 5 a 3, nas penalidades, nesse sábado, 13, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, e garantiu a classificação para a final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A.

Contra Brasileia

O Quinari vai enfrentar Brasileia nas finais do Estadual. A equipe da Fronteira eliminou o Fluminense da Bahia e deixou o futsal de Rio Branco sem representante na decisão

Finais definidas

As finais do Campeonato Estadual estão programadas para os dias 20 e 27 deste mês. O primeiro jogo será disputado em Senador Guiomard e a segunda partida ocorre em Brasileia.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Grêmio Xapuriense vence a AFEX e fica com a taça do Estadual Sub-14

Publicado

em

Fotos Sueli Rodrigues: Grêmio Xapuriense conquistou o último título da temporada 25

O Grêmio Xapuriense venceu a AFEX por 1 a 0 neste sábado, 13, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-14.

“Conseguimos o nosso objetivo. Tivemos uma competição difícil e o mais importante é seguir com esse trabalho com as jovens da região do Alto Acre”, declarou o técnico Tiago Luiz.

11 competições

A decisão entre Grêmio Xapuriense e AFEX marcou o fechamento da temporada de 2025 das competições promovidas pela Federação de Futebol do Acre(FFAC).

“Tivemos um calendário extenso, mas realizamos as competições dentro do programado”, afirmou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Grêmio Xapuriense ganhou a competição de maneira invicta

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Inter define Tite como alvo para treinador em 2026

Publicado

em

Clube gaúcho anunciou Abel Braga como diretor técnico e iniciou tratativas com o ex-treinador da seleção brasileira, de acordo com o portal ge

Tite teve passagem vitoriosa pelo Inter entre 2008 e 2009 – Edison Vara/Placar

Placar

O Internacional definiu seu alvo para substituir Abel Braga no comando técnico da equipe para 2026: Tite. O portal ge informou nesta sexta-feira, 12,  que o Colorado fez uma proposta ao ex-treinador de Corinthians, Flamengo e da seleção brasileira e agora espera um retorno até a próxima segunda-feira, 15. Alessandro Barcelos, presidente do Colorado, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, 12, e falou sobre o interesse em Tite.

Ao ser questionado sobre o interesse em Tite, Barcelos negou uma “busca formal”, mas fez elogios ao treinador gaúcho de Caxias do Sul , que teve passagem vitoriosa pelo Inter, e também no rival Grêmio.

“O Tite é um grande treinador. Evidente que sempre estará na pauta na medida que decidiu voltar ao trabalho. Faz parte das movimentações, mas formalmente não tive esta conversa ainda, porque a gente entende que é necessário construir um ambiente de perfil de treinadores”, comentou o presidente do Inter.

Ainda na coletiva, Barcelos confirmou Abel Braga como diretor técnico do clube. “O Abel não parou de trabalhar desde domingo, tem trabalhado diariamente conosco, já na perspectiva da busca de um novo treinador”, disse o presidente. O mandatário ainda falou que o contrato de Abel será de um ano.

Tite: último trabalho e passagem pelo Inter

O último trabalho de Tite foi no Flamengo, entre outubro de 2023 até setembro de 2024. Sua demissão aconteceu após a eliminação do rubro-negro na Libertadores contra o Peñarol. No Mengão, o treinador conquistou o Campeonato Carioca de 2024 e comandou a equipe em 70 partidas, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas.

Tite chegou a acertar seu retorno ao Corinthians, pelo qual conquistou as maiores glórias de sua carreira, no meio desta temporada, mas acabou desistindo alegando problemas de saúde mental.

Tite treinou o Colorado entre junho de 2008 e outubro de 2009. Na ocasião, ganhou a Sul-Americana de 2008, o Campeonato Gaúcho de 2009 e a Copa Suruga de 2009. O treinador comandou o clube em 109 partidas, com 58 vitórias, 24 empates e 27 derrotas.

Comentários

Continue lendo