Cotidiano
Maia forma grupo de seis partidos por candidatura de sucessor na Câmara
Seis partidos políticos anunciaram uma união para a disputa pela Presidência da Câmara, na eleição que se dará no início de fevereiro.
Bárbara Baião e Guilherme Venaglia, da CNN, em Brasília e em São Paulo
O grupo, articulado pelo atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), é composto por DEM, PSDB, MDB, PSL, Cidadania e o PV.
Juntos, os seis partidos acumulam 147 votos na disputa. Para eleger o presidente, são necessários 257 parlamentares, o equivalente a metade mais um dos deputados.
A intenção do acordo foi formalizada em um documento assinado pelos líderes dos seis partidos, Felipe Francischini (PSL-PR), Baleia Rossi (MDB-SP), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Efraim Filho (DEM-PB) e Enrico Misasi (PV-SP).
O nome do candidato que será apresentado pelo grupo não foi definido. Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Rodrigo Maia não pode disputar um novo mandato, considerando regra da Constituição que veda reeleições dentro da mesma legislatura.
Dentro do grupo de partidos estão, ao menos, cinco possíveis postulantes. O próprio Baleia Rossi, Elmar Nascimento (DEM-BA), Fernando Coelho Filho (DEM-PE), Fábio Ramalho (MDB-MG) e Luciano Bivar (PSL-PE).
Arthur Lira
Mais cedo um outro grupo se formou, dessa vez em torno do deputado Arthur Lira (PP-AL), pré-candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Nas estimativas do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), o grupo que se uniu no entorno de Lira reuniria cerca de 160 deputados, a maior parte dos partidos do chamado “Centrão” próximos ao governo e aqueles da base mais ideológica de apoio ao Planalto.
Lira ainda pretende reunir o apoio de ao menos parte da oposição de esquerda, especificamente o PSB, e do Republicanos, partido que deixou nesta quarta-feira (9) a base de apoio de Rodrigo Maia.
A legenda, no entanto, mantém uma pré-candidatura própria, a do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), atual 1º vice-presidente da Câmara.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil apreende arma de fogo e prende homem em Senador Guiomard
L.M.L. de S., de 30 anos, foi preso em flagrante pelo crime de posse de arma de fogo com numeração suprimida, conforme o artigo 16, parágrafo primeiro, inciso quarto, da Lei n. 10.826/03.
Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Geral de Senador Guiomard, cumpriu um mandado de busca e apreensão domiciliar que resultou na apreensão de uma arma de fogo calibre .380 com numeração raspada, além de munições e uma trouxinha de maconha.
Durante a ação, um homem identificado como L.M.L. de S., de 30 anos, foi preso em flagrante pelo crime de posse de arma de fogo com numeração suprimida, conforme o artigo 16, parágrafo primeiro, inciso quarto, da Lei n. 10.826/03.
O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. A Polícia Civil segue intensificando as ações para combater a criminalidade e garantir a segurança da população.
Comentários
Cotidiano
Casos de Covid-19 aumentam nas regiões Norte e Nordeste
A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe
Pelo menos 287 pessoas morreram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por Covid-19 apenas neste mês de janeiro, no Brasil. O total de casos graves com diagnóstico confirmado da doença se aproxima de 900. Os dados são do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e se referem às notificações feitas ao Ministério da Saúde até o dia 25 de janeiro.
O termo síndrome respiratória aguda grave se refere ao agravamento de sintomas gripais com o comprometimento da função pulmonar. A maioria dos casos acontece após uma infecção viral. Por enquanto, quase 52% dos casos registrado este ano, com resultado positivo para algum vírus, foram provocados por Covid-19. Mas o coronavírus causou 78,7% das infecções que levaram a óbito.
Os dados dessa última atualização reforçam um alerta que já têm sido feito há algumas semanas sobre o aumento das infecções pelo coronavírus. O boletim, inclusive, considera a possibilidade de que uma nova variante mais transmissível possa estar se espalhando.
A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A incidência de casos graves é maior entre as crianças pequenas e os idosos, e a mortalidade ocorre majoritariamente em idosos. Mas o levantamento alerta que no Amazonas e em Rondônia tem sido observado um aumento de SRAG também entre jovens e adultos.
De acordo com a pesquisadora Tatiana Portela, as recomendações de praxe permanecem: “Em caso de sintomas gripais, o ideal é ficar em casa em isolamento, evitando transmitir esse vírus para outras pessoas, mas, se não for possível fazer esse isolamento, o recomendado é sair de casa utilizando uma boa máscara. E claro, é muito importante que todas as pessoas estejam em dia com a vacinação contra a covid-19.”
O esquema atual de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza duas ou três doses (a depender do imunizante) para todas as crianças de 6 meses a menos de 5 anos. Além disso, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber uma nova dose a cada seis meses. Já as grávidas devem receber uma dose durante a gestação, e as pessoas que fazem parte de algum grupo vulnerável, como indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência ou comorbidade, devem tomar um reforço anual.
Comentários
Cotidiano
Polícia faz duas apreensões de drogas e prende cinco pessoas em Tarauacá
Os três homens foram presos na ação, eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais
Duas apreensões de drogas foram realizadas pela Polícia Militar nesta quinta-feira, 30, em Tarauacá e cinco pessoas foram presos, sendo quatro por tráfico. Uma indígena foi detida ao ser flagrado comprando droga.
A primeira apreensão aconteceu na rua Lauriete Borges, bairro Triângulo, quando a PM percebeu uma movimentação estranha em um estabelecimento comercial. Um homem que estava no local demonstrou nervosismo ao notar a presença policial e tentou se esconder nos fundos, onde foi flagrado escondendo entorpecentes.
No total, três homens foram presos na ação e admitiram estar envolvidos na venda de drogas há cerca de um ano na região. Eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais.
Já na rua Benjamin Constant, a Polícia Militar, por meio do Serviço de Inteligência, prendeu em flagrante Rafael Vasconcelos de Melo, por tráfico de pedra de crack e oxidado. Segundo a PM, ele já tem diversas passagens por furtos, roubos e tráfico. Uma indígena que estaria comprando drogas do traficante também foi presa.
Você precisa fazer login para comentar.