Conecte-se conosco

Flash

Luciano Bivar confirma que Major Rocha pediu abrigo ao PSL com promessa de eleger 2 federais em 2022

Publicado

em

“A proposta que ( Rocha) fez foi se filiar ao PSL o mais rápido possível para ter o controle do partido no Acre, e assim poder levar a legenda para apoiar a candidatura de Minoru Kimpara à prefeitura de Rio Branco”, revelou uma fonte ao Blog.

Com Blog do Assem

O vice-governador do Acre, major Rocha (PSDB), deu mais uma prova do “inferno astral” em que está vivendo. Procurou a Direção Nacional do PSL propondo filiar-se de imediato à legenda, desde que a direção do partido no Acre seja destituída e ele passe a dar as cartas na sigla.

Uma fonte que acompanha os bastidores da política acreana  na capital federal confirmou a reportagem os fatos e deu detalhes da longa reunião que o vice-governador do Acre teve com o presidente nacional do PSL, deputado federal Luciano Bivar.

________________

O presidente do PSL no Acre, pedro Valério, ao ser procurado pela reportagem nesta terça-feira, admitiu que foi comunicado por Bivar sobre a investida de Rocha. Adiantou que o dirigente nacional e o vice-governador teriam novo encontro. Na manhã desta quarta, Valério não atendeu aos nossos telefonemas.

________________

“A proposta que ele ( Rocha) fez foi se filiar ao PSL o mais rápido possível para ter o controle do partido no Acre, e assim poder levar a legenda para apoiar a candidatura de Minoru Kimpara à prefeitura de Rio Branco”, revelou a fonte.

Ainda segundo o informante, a insistência de Rocha na proposta revelou um certo grau de desespero do cacique tucano, e surpreendeu a direção nacional do PSL.

Tendo em vista que a candidatura de Minoru Kimpara se revela mais à esquerda no espectro ideológico, algo diametralmente oposto ao que prega o PSL, partido considerado de extrema-direita.

A proposta contraditória de Rocha, no entanto, se explica pelo fato de que até agora nenhum grande partido quis fazer aliança com o PSDB para a disputa municipal em Rio Branco.

Após declarar guerra ao grupo político liderado pelo governador Gladson Cameli,  Rocha aumentou sua lista de desafetos e afastou todos os partidos aliados do governo de uma possível composição com os tucanos para o pleito na capital.

“O principal argumento de Rocha para tomar o PSL no Acre foi de que a pré-candidatura tucana à prefeitura de Rio Branco lidera as pesquisas até agora. Ele também prometeu à direção nacional do PSL eleger dois deputados federais pelo partido em 2022, algo que até foge à realidade, já que a irmã dele é deputada pelo PSDB e ele jamais deixaria de apoiá-la“, revela a fonte.

A tentativa do cacique tucano de tomar de assalto o PSL no Acre caiu como uma bomba nas hostes do partido.

Tendo em vista que praticamente todos os pré-candidatos a vereador pela legenda discordam de uma possível aliança com o PSDB.

Caso o controle do partido mude de mãos, a chapa proporcional da legenda poderá ser implodida por um inevitável confronto ideológico.

A discórdia é causada pelo histórico petista do pré-candidato Minoru Kimpara, que já foi presidente do PT no Acre.

E também militou na Rede Sustentatabilidade, por onde foi candidato a senador em 2018.

Durante vários anos o PSL do Acre se manteve apenas como uma “legenda de aluguel”,  sem nenhum protagonismo político. Com a eleição do presidente Bolsonaro pelo partido em 2018, o PSL elegeu também a maior bancada na Câmara Federal, com 54 deputados, o que garantiu ao partido o maior tempo de rádio e TV e o maior fundo eleitoral para as eleições deste ano, daí a cobiça do vice-governador pela legenda no Acre.

Nos últimos dois anos o PSL no Acre também se tornou um partido orgânico, com diretórios instalados em 16 municípios e uma militância absolutamente ideológica.

Este ano a legenda pretende disputar as eleições em pelo menos 15 municípios, entre candidaturas majoritárias e indicação de vices. Essa projeção do partido em todo o estado e a independência que a sigla manteve ao recusar cargos no governo, deu ao PSL o maior capital político dessas eleições.

Procurada, a assessoria do vice-governador major Rocha não quis se pronunciar sobre os fatos envolvendo a briga pelo controle do PSL no Acre. Já o presidente regional do PSL, Pedro Valério, havia dito que “esta não é a primeira e nem será a última que tentam tomar o partido de forma sorrateira”.

“Seguimos fazendo o nosso trabalho”, declarou, e vamos acompanhar de perto os desdobramentos.

Major Rocha conseguirá assumir o controle do PSL no Acre?

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Defesa Civil Municipal realiza simulado de alerta de desastres naturais em todo o Acre

Publicado

em

Defesa Civil Municipal realiza simulado de alerta de desastres naturais em todo o Acre

A Defesa Civil Municipal participou, neste sábado (13), de um simulado de alerta para desastres naturais e situações de emergência, que mobilizou toda a estrutura de resposta da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado do Acre. A ação teve como objetivo testar os sistemas de alerta, a capacidade operacional e a integração entre os órgãos envolvidos.

O alerta foi emitido de forma simultânea e chegou a todos os telefones celulares no estado. Apesar de se tratar de um exercício simulado, a mensagem surpreendeu parte da população. A estudante Isabela Araújo relatou que o aviso chamou a atenção pelo impacto imediato.

“Fiquei assustada no início, achei que pudesse ser algum desastre real”, afirmou Isabela. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Eu estava em casa me arrumando e, de repente, o alerta apareceu no celular. Fiquei assustada no início, achei que pudesse ser algum desastre real”, afirmou.

Para o eletricista Claubanir Alves Maia, a iniciativa é positiva e necessária, especialmente para quem vive em áreas de risco. Segundo ele, “é muito importante ter esse tipo de alerta, principalmente para as pessoas que moram em periferias e áreas perigosas. O aviso chegou para todo mundo e é uma ação muito boa da Defesa Civil e do Estado”.

A partir do Centro de Comando da Defesa Civil Municipal, instalado no Corpo de Bombeiros da capital, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenou a mobilização das equipes. Diversas secretarias municipais participaram da ação, entre elas a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, além do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual e da Defesa Civil Nacional.

“Esse simulado foi planejado anteriormente, com a participação das coordenadorias municipais de Defesa Civil”, destacou o coronel Batista (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante o simulado, caminhões, embarcações e equipamentos foram deslocados de maneira ordenada e sincronizada. O comandante da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, explicou que o exercício foi planejado com antecedência e envolveu os 22 municípios acreanos.

“Esse simulado foi planejado anteriormente, com a participação das coordenadorias municipais de Defesa Civil. O acionamento ocorreu por meio do Sistema de Interface de Divulgação de Alertas Públicos do Governo Federal, que já é um sistema validado”, destacou.

O coronel acrescentou ainda que, após o exercício, será elaborado um relatório para avaliar a eficiência do sistema. “Vamos entrar em contato com as coordenadorias municipais e com a população para verificar quem recebeu o alerta, quem não recebeu e os motivos, em parceria com a Anatel, para aprimorar ainda mais o serviço”, completou.

“Esse tipo de ação é essencial para testar as equipes e a preparação da população”, disse Rodrigo (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Todo o tempo de resposta foi acompanhado por uma equipe da Defesa Civil Nacional. De acordo com o analista técnico Rodrigo Souto, o exercício foi fundamental para avaliar a capacidade de reação diante de cenários críticos.

“É um simulado muito amplo, envolvendo os 22 municípios do Acre, voltado para situações de chuvas intensas e vendavais. Esse tipo de ação é essencial para testar as equipes e a preparação da população”, afirmou.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, avaliou o resultado como positivo e destacou a importância do treinamento contínuo.

“Além do resgate, é fundamental garantir acolhimento e dignidade às famílias retiradas de áreas de risco”, explicou Falcão (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“O simulado é essencial para aprimorar nossa capacidade operacional e testar toda a estrutura que a prefeitura dispõe para prestar socorro à população”, disse.

Falcão ressaltou ainda o papel da assistência social durante as operações de resposta.

“Além do resgate, é fundamental garantir acolhimento e dignidade às famílias retiradas de áreas de risco. A partir do momento em que essas famílias são abrigadas, passam a estar sob a tutela do município, o que exige responsabilidade e cuidado”, explicou.

Segundo o coordenador, após a conclusão do exercício, será realizada uma análise detalhada da operação.

“Vamos elaborar um relatório final para apresentar ao prefeito Tião Bocalom, destacando nossos pontos fortes e também os pontos que precisam ser aprimorados, para que possamos estar cada vez mais preparados para situações reais”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo promove ações do Programa Juntos pelo Acre em Rio Branco e Epitaciolândia

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou neste sábado, 13, duas ações do Programa Juntos pelo Acre, beneficiando comunidades de Rio Branco e do município de Epitaciolândia, na região do Alto Acre, com a oferta de serviços essenciais e a entrega de kits do Vestuário Social.

Foram distribuídos kits do Vestuário Social. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

Em Rio Branco, a ação ocorreu na Escola Estadual Belo Jardim, em parceria com o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), onde foram distribuídos 300 kits do Vestuário Social à população. Já em Epitaciolândia, a iniciativa foi realizada na Escola Municipal Bela Flor, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Acre, com a entrega de outros 300 kits, além da oferta de serviços de registro civil.

Durante as ações, a população teve acesso a diversos atendimentos, como serviços de saúde, atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, orientação jurídica, recreação infantil e outros serviços sociais, garantindo cidadania, cuidado e acolhimento às famílias atendidas.

Durante as ações, a população teve acesso a diversos atendimentos. Foto: Cedida

A promotora de Justiça do MPAC, Joana Martins, destacou a importância da atuação integrada entre as instituições.

“Esta é uma ação do Ministério Público junto à comunidade, realizada aqui na Escola Estadual Belo Jardim, com a oferta de diversos serviços, como atendimento da Defensoria Pública, entrega de roupas, serviços médicos e odontológicos. Também contamos com o apoio do Estado e da Prefeitura, garantindo um atendimento amplo à população. Essa parceria é fundamental para que mais pessoas sejam beneficiadas”, afirmou.

Joana Martins, destacou a importância da atuação integrada entre as instituições. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

A coordenadora do Programa Juntos pelo Acre, Ieidna Chaves, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso do governo com as comunidades mais vulneráveis.

“O Programa Juntos pelo Acre vai além da entrega de serviços. Ele promove cuidado, escuta e acolhimento. Cada ação representa o compromisso do governo com a dignidade humana, levando políticas públicas com sensibilidade, respeito e presença tanto em Rio Branco quanto em Epitaciolândia”, destacou.

Ieidna Chaves, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso do governo com as comunidades mais vulneráveis. Foto: Cedida

Moradora do bairro Belo Jardim, em Rio Branco, Rosilda Rodrigues expressou gratidão ao receber o kit do Vestuário Social.

“É a primeira vez que recebo um kit como esse. Essa ação faz muita diferença para as famílias do bairro. Estou muito feliz, porque esse kit vai ajudar bastante a minha família”, relatou.

Rosilda Rodrigues expressou gratidão ao receber o kit do Vestuário Social. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

Comentários

Continue lendo

Flash

Após mais de 20 dias desaparecida, mulher de Sena Madureira é localizada em Manaus

Publicado

em

Por yaconews

A Nauana Fernanda, natural de Sena Madureira, que estava desaparecida há mais de 20 dias em Manaus (AM), já foi localizada e encontra-se em segurança. A informação foi confirmada por meio de uma postagem feita pelo irmão da jovem nas redes sociais, na manhã deste domingo (14).

Na publicação, o familiar agradeceu o apoio recebido durante o período de buscas, destacando a importância da mobilização popular, das orações e das informações compartilhadas pela comunidade. Segundo ele, cada gesto de solidariedade fez a diferença para que o desfecho fosse positivo.

“Informamos que Nauana Fernanda já foi encontrada e encontra-se em segurança. Agradecemos imensamente a todos que compartilharam informações, demonstraram solidariedade, oraram e se mobilizaram de alguma forma”, escreveu.

Ainda na mensagem, o irmão fez uma reflexão sobre a luta silenciosa enfrentada por pessoas que convivem com o vício, ressaltando que o problema não atinge apenas quem enfrenta a dependência, mas também toda a família e pessoas próximas, sendo muitas vezes marcado por dor, fragilidade emocional e falta de apoio.

O desaparecimento da jovem havia sido divulgado anteriormente, gerando grande repercussão e preocupação entre familiares, amigos e moradores de Sena Madureira. Com a confirmação de que ela foi encontrada, o caso passa agora a ter um desfecho que traz alívio à família e à comunidade.

Até o momento, não foram divulgados detalhes adicionais sobre as circunstâncias em que Nauana Fernanda foi localizada.

Comentários

Continue lendo