Conecte-se conosco

Acre

Lei que institui grupo reflexivo para autores de violência doméstica é sancionada em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Sanção da norma é resultado da mobilização e articulação do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) com objetivo de enfrentar e reduzir a quantidade de casos de violência doméstica no estado

Agora é lei e o município de Cruzeiro do Sul passa a ter o Programa de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Intrafamiliar, com foco na implantação de grupos reflexivos com autores de crimes dessa natureza, como um importante instrumento de política pública.

A proposta da Lei foi apresentada pela equipe da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMSIV) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), como forma de fortalecer o combate a esses tipos de crime, fazendo a interiorização das ações. Afinal, conforme dados de 2021 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Acre tem a maior taxa de feminicídio em todo o país. A Lei n.°916, sancionada no dia 18 de maio de 2022.

Para lidar com esses números alarmantes, que tornam o Acre o lugar mais perigoso do Brasil para ser mulher, a Presidência do TJAC adotou como meta o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5, da Organização das Nações Unidas (ONU), que preconiza a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas.

Assim, a Justiça acreana tem realizado uma série de ações para colaborar com a meta internacional, entre elas, o estímulo a instituição dos grupos reflexivos como política pública dos municípios do Estado. Os grupos promovem a reflexão, conscientização e responsabilização dos autores de violências e grupos reflexivos de homens.

Interiorização

O Judiciário está levando essa proposta ao interior do estado, até o momento foram visitadas nove cidades. As cidades de Cruzeiro do Sul, Feijó, Manoel Urbano, Sena Madureira, Senador Guiomard, Xapuri, Assis Brasil e Brasiléia receberam às integrantes da COMSIV. Em Tarauacá, primeira localidade visitada pelo Judiciário, por figurar como a segunda cidade do Acre com maior número de casos de violência doméstica, a Lei foi aprovada pela Câmara Municipal.

A assinatura da Lei em Cruzeiro do Sul é resultado desse trabalho de mobilização dos setores públicos, feito pela equipe da COMSIV. Após, a visita das integrantes da Justiça, a Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul aprovou a proposta de Lei no dia 1º de dezembro de 2021 e encaminhou a legislação para estudo e aprovação do prefeito da cidade.

No artigo 2° da norma sancionada pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, José Lima, conhecido por Zequinha Lima, é expresso: “O Programa a que se refere esta lei tem como objetivos principais a reflexão, conscientização e ressignificação sobre o papel masculino e distorções que possam levar a potencial agressividade dos autores de violência, bem como a prevenção, combate e redução dos casos de violência doméstica contra as mulheres”.

Para a primeira-dama de Cruzeiro do Sul, Lurdinha Lima, é essencial a união dos esforço para enfrentar o problema da violência doméstica. “O programa estará trazendo inúmeros benefícios para o Município de Cruzeiro do Sul e a Prefeitura Municipal não poderia ficar de fora de uma pauta tão essencial para a nossa sociedade. A luta da mulher em busca de respeito, de igualdade e, especialmente, contra a violência doméstica ou afetiva já é uma luta de longas datas. Mas, unidos podemos fazer mais. Por isso, estabelecemos um compromisso, enquanto gestão municipal de fortalecer toda e qualquer ação em prol dessa causa”.

Educação contra a violência

Com a legislação, espera-se combater a reentrada dessas pessoas no sistema penal pela prática dos mesmos tipos de crime por meio da educação e autorreflexão. Para tanto os grupos seguem a metodologia de trabalho desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Recomendação n.°124/2022, como duração mínima, forma de atuação e sugestões de temas a serem tratados nas reuniões do grupo.

Seguindo essas orientações, a Lei n.°916 de Cruzeiro do Sul também elenca que é necessário romper com a violência contra as mulheres, por meio da desconstrução da cultura do machismo, articulando ações em rede que envolvam instituições do sistema de Justiça, assim como, as de ensino e educação.

Outro avanço da medida além da institucionalização desse mecanismo é que com a sansão da Lei será possível prever dotação orçamentária para que o grupo funcione, com a destinação ou contratação, de profissionais, como assistente social e psicólogo.

O delegado Rômulo Carvalho, titular da Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher em Cruzeiro do Sul, reforçou a importância desse processo de autorreflexão para que a pessoa que cometeu o crime dessa natureza não volte a praticar as mesmas ações, com outras mulheres.

“Há um grande avanço no trabalho de prevenção, no trabalho de combate a violência doméstica. Essa lei traz instrumentos como a criação de grupos reflexivos e a implementação de equipes psicossociais que irão trabalhar tanto à vítima como o agressor. Qual é a importância disso? Hoje muitas dessas agressões, dessas violências domésticas que ocorre no nosso município e no Brasil, pode ser evitada se for possível trabalhar também o agressor. Porque a vítima ela vai ser orientada, vai ter o atendimento psicossocial, mas o agressor vai simplesmente mudar de vítima. Então, se não trabalharmos o agressor, ele continuará a perpetrar aquele seu jeito criminoso de atuar dentro do âmbito familiar com outras mulheres”, comentou o delegado.

 Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Policiais encontram adolescente sozinho debaixo de chuva no cemitério de Tarauacá

Publicado

em

Jornalista descreve cena como “retrato doloroso” da vulnerabilidade juvenil e critica falta de políticas de proteção e combate às drogas no município

Segundo o relato, policiais militares encontraram um adolescente sozinho no Cemitério São João Batista, debaixo de chuva e exposto ao frio da noite. Foto: captada 

Um adolescente foi encontrado sozinho no Cemitério São João Batista, em Tarauacá, na madrugada desta quinta-feira (29), debaixo de chuva e exposto ao frio. O caso foi relatado pelo radialista Raimundo Accioly em suas redes sociais, que descreveu a situação como um “retrato doloroso” da vulnerabilidade enfrentada por parte da juventude do município.

Em sua publicação, Accioly destacou que o episódio vai além de uma ocorrência policial e expõe o impacto das drogas e a falta de políticas de proteção a adolescentes.

“Muitos não são criminosos — são vítimas de um sistema que falha em proteger, prevenir e acolher”, escreveu.

A ação da Polícia Militar, segundo ele, serviu também como um chamado à reflexão sobre o papel da família, da sociedade e do poder público na prevenção ao uso de drogas e no acolhimento de jovens em situação de risco. Até o momento, não há informações sobre a idade do adolescente ou sobre seu encaminhamento após o resgate.

Veja vídeo com Accioly:

Comentários

Continue lendo

Acre

Educação do Acre realiza chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abriu nesta quinta-feira, dia 29, o edital de chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para ser responsável pela execução de um projeto de desenvolvimento criativo e audiovisual para estudantes da rede pública de ensino.

O chamamento público se insere dentro da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável afim de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e que tem como meta a adoção de políticas e legislações para a promoção da igualdade de gênero e redução das desigualdades em suas intersecções como raça, juventude e vulnerabilidade social.

Para o chamamento público estão previstos recursos na ordem de R$ 1,9 milhão oriundos de emendas de transferências especiais do Orçamento Geral da União (OGU) e que já foram devidamente aprovados pelos órgãos de gestão da SEE.

Um dos objetivos da parceria é o empoderamento feminino. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

O recebimento dos envelopes contendo as propostas técnicas e os documentos de habilitação deve ser feito até o dia 04 de março. A análise dos envelopes acontece no dia 5 de março e o resultado preliminar do projeto pré-selecionado para a parceria acontece no dia 10 de março.

O prazo para interposição de recurso para a comissão que está realizando a seleção acontece entre os dias 11 e 12 de março. A divulgação dos resultados dos recursos, no dia 16 de março, e a divulgação do resultado preliminar acontece até o dia 10 de março e a homologação do resultado final até o dia 18 de março.

Podem participar do chamamento público organizações que atendam aos requisitos de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista e demonstrem qualificação técnica exigida. Não poderão participar entidades do chamamento entidades que estejam impedidas de estabelecer contrato com a administração pública.

The post Educação do Acre realiza chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Deracre avança na base da pavimentação da Estrada Dias Martins, em Rio Branco

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), avança nesta quinta-feira, 29, na pavimentação da Estrada Dias Martins, no trecho do Conjunto Universitário, em Rio Branco. Os serviços estão concentrados na execução da base em brita graduada simples (BGS), etapa que antecede a aplicação do asfalto.

Os serviços estão concentrados na execução da base em brita graduada simples. Foto: Ascom/Deracre

De acordo com a presidente do órgão, Sula Ximenes, a obra segue uma determinação do governador Gladson Camelí e avança por etapas para garantir qualidade no resultado final.

Equipes executam a base do trecho e atuam nos serviços de drenagem. Foto: Ascom/Deracre

“A base é o que sustenta tudo, é o que vai garantir que essa estrada aguente o dia a dia de quem passa aqui para trabalhar, estudar ou se deslocar pela cidade”, afirma a gestora.

As equipes executam a base do trecho e atuam nos serviços de drenagem. Conforme o cronograma técnico, a obra entra na fase de aplicação da primeira camada de massa asfáltica. Na mesma etapa, seguem os serviços de implantação de meio-fio, sarjetas e calçadas na lateral direita da via. Antes da ponte, os trabalhos permanecem concentrados na execução das calçadas.

Pavimentação da Estrada Dias Martins fortalece a ligação entre a zona industrial e o Conjunto Universitário. Foto: Ascom/Deracre

Sula Ximenes afirma que os serviços seguem o cronograma técnico estabelecido para a obra: “Cada etapa é executada conforme o projeto, com acompanhamento técnico, antes do avanço para a fase seguinte”.

A pavimentação da Estrada Dias Martins fortalece a ligação entre a zona industrial e o Conjunto Universitário, melhora o fluxo de veículos e amplia a segurança viária em um trecho de grande circulação, beneficiando diretamente moradores da região.

Investimento total é de R$ 6,5 milhões. Foto: Ascom/Deracre

Ainda segundo a presidente do Deracre, a obra atende à rotina de deslocamento local. “É uma via importante para o dia a dia das famílias e para a dinâmica da cidade. Nosso compromisso é entregar uma estrutura que atenda quem vive e circula nesse trecho”, ressalta.

O investimento total é de R$ 6,5 milhões, provenientes de emenda parlamentar, com contrapartida do governo do Estado. A execução é coordenada pelo Deracre e integra o conjunto de obras de infraestrutura urbana em andamento em Rio Branco.







The post Deracre avança na base da pavimentação da Estrada Dias Martins, em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo