fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Lavar as mãos e não compartilhar objetos: os cuidados para evitar transmissão do novo coronavírus

Publicado

em

Segundo médico da Sociedade Brasileira de Infectologia, também é recomendado evitar aglomeração e usar cotovelos na hora de tossir ou espirrar

Depois de o Ministério da Saúde confirmar o primeiro caso no país, milhões de brasileiros estão aflitos com a possibilidade de um surto do novo coronavírus. Por isso, as autoridades de saúde têm recomendado que a população esteja atenta às formas de prevenção diante da circulação do vírus.

Segundo o Ministério da Saúde, os cuidados para evitar contaminação ou transmissão do vírus são básicos e semelhantes aos que reduzem o risco de uma gripe comum, por exemplo.

O médico e diretor científico da Sociedade Brasileira de Infectologia, José David Urbaéz Brito, explica que a transmissão do coronavírus ocorre por meio de gotículas de saliva no ar, por contato pessoal com secreções contaminadas e também de pessoa para pessoa. A principal recomendação, segundo ele, é evitar aglomerações. Para as pessoas que dependem do transporte público, por exemplo, e não têm como fugir disso, Brito orienta como estratégia de prevenção o que chama de “etiqueta respiratória”.

“Quando você for tossir ou espirrar, ou você usa um lenço de papel e depois higieniza a mão ou você também pode espirrar ou tossir na dobra do cotovelo, aqui no antebraço. Nunca na mão, porque com o cotovelo você não faz nada.”

O Ministério da Saúde indica ainda que as pessoas evitem tocar os olhos, boca e nariz com as mãos sujas e lavar as mãos frequentemente com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos. Outra dica é usar “álcool 70”, uma espécie de solução aquosa do produto, ou álcool em gel para higienização.

O uso de máscaras, por enquanto, não é necessário, segundo José David Urbaéz porque a circulação do vírus ainda não é considerada alta no país. O especialista da Sociedade Brasileira de Infectologia lembra que, assim como a gripe comum, o novo coronavírus oferece risco de morte, principalmente, para quem possui outros problemas crônicos de saúde.

“Isso também acontece com outros vírus respiratórios. O vírus da Influenza também acaba evoluindo de maneira muito desfavorável nessas pessoas portadoras de imunodeficiência, pessoas diabéticas, que têm problemas pulmonares crônicos, pessoas com cardiopatia crônica, pessoas idosas.”

O médico José David Urbaéz esclarece ainda que o novo coronavírus tem taxa de letalidade próxima a do Influenza, o vírus que causa a gripe. Por conta da circulação do coronavírus em outros países, a orientação é que os brasileiros não viajem para locais de risco, como Ásia, Oriente Médio e algumas regiões da Europa.

“Se você tem alguma vulnerabilidade, tem mais de 70 anos de idade, a recomendação é que, neste momento, não vá para lugares onde está tendo transmissão. Se essa viagem não for absolutamente indispensável, a pessoa deve pensar em cancelar a viagem”, pontua.

Outra recomendação importante passada pelo Ministério da Saúde é limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência e evitar o compartilhamento de objetos de uso individual, como escovas de dente e pentes.

Para mais informações sobre transmissão, diagnóstico, tratamento e sintomas do novo coronavírus, acesse saude.gov.br/coronavirus. Se receber fotos ou vídeos em redes sociais e não tem certeza se a informação é verdadeira, encaminhe a mensagem via WhatsApp para (61) 99289-4640. Repetindo: (61) 99289-4640.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bia Miranda faz ensaio gestante com barrigão e corpo cobertos nu: ‘Veja’

Publicado

em

Por

Bia Miranda, que está na reta final da gravidez do primeiro filho, um menino que se chamará Kaleb, compartilhou com os fãs um ensaio de gestante no qual aparece com o corpo com folhas de ouro. A influenciadora, neta de Gretchen, se derreteu ao falar sobre a gestação do menino de sua união com o DJ Buarque.

“Aproveitar essa barriga ao máximo, a qualquer hora Kaleb pode nascer”, avisou Bia. “Eu amei esse estilo de foto com folha de ouro”, escreveu a influenciadora, que nas imagens está bem maquiada na frente de um fundo preto fazendo contraste com o dourado.

Bia e Buarque vêm compartilhando nas redes sociais a espera pelo filho, desde exames até momentos a dois. O DJ chorou ao ver o rostinho de Kaleb em um dos ultrassons que a namorada fez. Confira o ensaio:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Talento acreano de 16 anos assina contrato com o Flamengo

Publicado

em

Na próxima semana, haverá uma reunião com os representantes do Flamengo para finalizar os detalhes do contrato e definir o salário de Kauê. Adiantou também que, em caso de venda futura do atleta, o Galvez poderá receber cerca de 30% dos direitos econômicos.

“Ele foi aprovado no último sábado e assinou um contrato de formação por três anos”, detalhou Oliveira.

O jogador acreano Kauê Vieira, talento de 16 anos nascido no bairro Defesa Civil, em Rio Branco, é uma das joias das categorias de base do Galvez Esporte Clube, e acaba de firmar contrato de formação de três anos com o Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Igor Oliveira, presidente do clube acreano, informou que Kauê já integra as categorias de base desde os 13 anos, destacando-se por sua habilidade.

A convite do clube carioca, o jovem meio-campista foi avaliado no Ninho do Urubu, superou os testes e agora integrará a categoria Sub-16. “Ele foi aprovado no último sábado e assinou um contrato de formação por três anos”, detalhou Oliveira.

O presidente acrescentou que, na próxima semana, haverá uma reunião com os representantes do Flamengo para finalizar os detalhes do contrato e definir o salário de Kauê. Adiantou também que, em caso de venda futura do atleta, o Galvez poderá receber cerca de 30% dos direitos econômicos.

“Os pormenores sobre o contrato de formação e a participação nos direitos econômicos em uma eventual venda serão discutidos na próxima semana”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Cris Amaral, do ‘Autoesporte’, anuncia gravidez do primeiro filho: ‘Muito feliz’

Publicado

em

Por

Cris Amaral, apresentadora do dominical Autoesporte, na Rede Globo, está esperando seu primeiro filho. O anuncio foi feito com exclusividade à Quem e ela comentou a emoção de se tornar mãe. “Descobri há dois meses, bem no início. É minha primeira gestação, não estávamos tentando, mas também não estávamos mais evitando. Deixamos nas mãos de Deus. Surpresa veio e encheu a gente de muita alegria”, afirmou.

Cris admite que não esperava uma gravidez tão logo, mas que está feliz com a novidade, que vem para aumentar ainda mais a família que formou com o atual parceiro, Renato Garcia. “Ele já vai nascer com dois irmãos! Tenho dois enteados gêmeos, um casal de 6 anos, que amo e estão muito animados com o crescimento da família. Estou no relacionamento com o Renato desde 2020, acabamos de comprar nosso apartamento e já vamos preparar para a chegada do baby”, comemora.

Em breve, Cris deve descobrir o sexo do bebê e tem suas apostas. “Desde que descobri a gravidez, acho que é menino. Mas se for menina vai ser demais também”, reforça ela, que dará o primeiro neto dos pais. “Estão empolgadíssimos”. Sempre discreta nas redes sociais, onde mostra um pouco dos bastidores do Auto Esporte e partes de seu cotidiano, Cris compartilhou a novidade por lá e recebeu muitas mensagens a parabenizando pela gravidez. “Estou muito, muito, muito feliz! A família toda muito emocionada. Esse serzinho já é muito amado e muito esperado”.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo