fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Justiça torna réu homem que matou a ex-mulher na frente dos filhos com dois tiros na cabeça

Publicado

em

A manicure Luzivânia Araújo foi morta com dois tiros na cabeça pelo ex-marido.

O crime aconteceu em maio deste ano no Bairro Plácido de Castro, na capital.

O assassinato da mãe de família faz parte de um triste relatório.

O Acre, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, aparece em 3º Lugar, entre as maiores taxas proporcionais de homicídios de mulheres.

O percentual é de 2,6 para cada grupo de 100 mil. O estado fica atrás apenas de Rondônia com 3,1 casos e, Mato Grosso do Sul, com 2,9.

Apesar das elevadas taxas, houve uma redução de 0, 1%, nos crimes, no período de um ano.

Em 2021, a taxa era de 2, 7 assassinatos para cada grupo de 100 mil.

No caso de Luzivânia, ela foi morta porque o ex-marido não aceitava o fim do relacionamento.

O homicídio aconteceu na madrugada de 27 de maio deste ano.

A manicure dormia com os dois filhos quando foi assassinada, covardemente, com dois tiros na cabeça.

Depois do crime, Gabriel se entregou no quartel do 1º Batalhão da Polícia Militar.

Na semana passada o Juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditória Militar aceitou a denúncia do Ministério Público do Acre.

Gabriel Lima vai responder ação penal por homicídio com as qualificadoras de motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicidio.

Na mesma decisão o magistrado manteve a prisão preventiva do agora réu. O próximo passo é marca a audiência de instrução e julgamento do processo.

Matéria relacionada:

Suposta traição: Mulher é morta pelo companheiro enquanto dormia com os dois filhos

Comentários

Continue lendo

Acre

Tarifaço de Donald Trump atinge 99% das exportações do Acre para os Estados Unidos

Publicado

em

O novo pacote de tarifas do presidente norte-americano Donald Trump, em vigor desde a última quarta-feira, 06, atinge em cheio o comércio exterior do Acre. De acordo com levantamento da Folha de S. Paulo com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), entre 99% dos produtos acreanos vendidos aos Estados Unidos passarão a ser sobretaxados em 50%.

A medida eleva em 40 pontos percentuais as tarifas sobre importações brasileiras, atingindo segmentos estratégicos para o Acre, que, apesar de não figurar entre os grandes exportadores nacionais com apenas 5%, mantém pauta concentrada em produtos de baixo valor agregado e não contemplados na lista de 694 isenções da Casa Branca.

O cenário acreano é semelhante ao de outros estados do Norte e Nordeste, como Amapá, Tocantins, Rondônia e Ceará, que terão praticamente todas as suas exportações para o mercado americano afetadas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre atinge 1,31 m e está a 8 cm de igualar menor nível da história

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/arquivo ac24horas

O nível do Rio Acre em Rio Branco atingiu, na manhã desta segunda-feira, 11, a marca de 1,31 metros, conforme boletim da Defesa Civil Municipal. A medição foi realizada às 5h15 e aponta queda em relação aos dias anteriores, mantendo o rio a apenas 8 centímetros de igualar a menor cota já registrada na história da capital acreana: 1,23 metros, em setembro de 2024.

Segundo a Defesa Civil, o monitoramento oficial do manancial na cidade é realizado desde 1971, e o recorde anterior à marca de 2024 havia sido registrado em 2 de outubro de 2022, com 1,25 metros. A ausência de chuvas nas últimas 24 horas e o avanço do período seco agravam a crise hídrica no Acre.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, níveis muito acima do atual, que reflete um cenário de estiagem severa.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC abre procedimento para avaliar políticas culturais no Acre e em Rio Branco

Publicado

em

Órgão quer verificar efetividade de ações públicas e privadas voltadas à valorização da cultura; secretarias têm 15 dias para enviar informações

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou, em 4 de agosto de 2025, um procedimento administrativo para avaliar a efetividade das ações públicas e privadas de proteção, valorização e promoção da cultura no estado e na capital Rio Branco.

A medida considera que o exercício dos direitos culturais é um direito humano fundamental, previsto na Constituição Federal, em tratados internacionais e na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022).

Segundo o MPAC, o patrimônio cultural brasileiro — material e imaterial — representa a identidade e a memória dos diversos grupos formadores da sociedade, incluindo povos indígenas, comunidades tradicionais, ribeirinhos, seringueiros, populações urbanas periféricas e outros coletivos socioculturais. A portaria destaca ainda a importância estratégica da cultura acreana, marcada por influências indígenas, nordestinas, africanas e europeias, preservada em manifestações populares, festivais religiosos, festas juninas e espaços históricos como o Palácio Rio Branco, o Museu da Borracha e o Sítio Histórico Quixadá.

No âmbito do procedimento, o MPAC determinou que as Secretarias Estadual e Municipal de Cultura enviem, em até 15 dias, relatórios e informações sobre ações realizadas nos últimos dois anos, incluindo a existência de Pontos ou Centros de Cultura. No mesmo prazo, a Fundação de Cultura Elias Mansour deve informar o andamento da adesão às leis de fomento, e os Conselhos Estadual e Municipal de Cultura precisam apresentar documentos sobre composição, funcionamento e atas de reuniões no período.

A assessoria jurídica da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania ficará responsável por secretariar o procedimento, que foi publicado no Diário Eletrônico do MPAC. O órgão afirma que a fiscalização e o acompanhamento das políticas culturais são instrumentos essenciais para a cidadania, a diversidade e o desenvolvimento sustentável.

Comentários

Continue lendo