Acre
Justiça nega habeas corpus a ex-prefeito de Plácido de Castro acusado de fraudar licitações
Roney Firmino deve permanecer preso, segundo o advogado de defesa dele, Júnior Feitosa.
G1
O ex-prefeito de Plácido de Castro Roney Firmino, preso preventivamente esse ano suspeito de fraudar licitações, teve o habeas corpus negado pela Justiça, nesta terça-feira (19). Firmino deve permanecer preso enquanto aguarda os trâmites na Justiça.
O advogado de defesa do ex-gestor, Júnior Feitosa, disse que o habeas corpus do cliente, que pede o fim do constrangimento que priva a liberdade do suspeito, foi negado porque a Justiça entendeu que os fundamentos da prisão permanecem.
Feitosa falou ainda que fez o pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Se aprovado, ainda que o pedido local tenha sido negado, o cliente vai poder sair da unidade prisional. “Temos outro habeas corpus em Brasília. Estou aguardando de lá. O resultado deve sair na volta do recesso”, disse.
Firmino foi preso em setembro durante a 4ª fase da Operação Labor, da Polícia Federal. Durante a Operação, um ex-prefeito de Brasileia também foi preso e foram decretados mandados de prisão preventiva para ex-vereadores e ex-secretários municipais.
A Operação Labor investiga uma organização criminosa, formada por empresários e políticos, que operavam em esquema de fraude de licitações. Em setembro, mais de R$ 1 milhão foi desviado, segundo investigações da polícia.
Como funcionava o esquema
O esquema funcionava logo após a escolha da empresa que integrava a organização criminosa. Os agentes políticos faziam empenhos acima do necessário para fazer os pagamentos dos serviços prestados pela empresa, de acordo com investigações da polícia.
A fraude se dava na diferença entre o valor que era empenhado e valor real pago pelos serviços. Esses valores eram sacados por representantes da empresa e entregues, em espécie, a membros da prefeitura do município.
Quem fazia a distribuição dos valores eram os membros da prefeitura. Eles entregavam a integrantes do Executivo, Legislativo e ainda de “laranjas” indicados por membros da organização.
Comentários
Acre
Bolívia proíbe celulares em escolas e anuncia calendário de matrículas para 2026
Novos alunos se matriculam em 19 e 20 de janeiro; quem troca de escola tem prazo em 21 e 23 de janeiro. Portaria foi publicada pelo Ministério da Educação

As inscrições começam dia 19 de janeiro, ou seja, daqui a duas semanas, e há datas definidas dependendo se são alunos novos ou antigos que confirmam a continuidade no mesmo estabelecimento. Foto: captada
O Ministério da Educação da Bolívia publicou a Resolução Ministerial 01-2026, que estabelece as datas para as matrículas escolares do ano letivo de 2026. As inscrições começam na próxima segunda-feira (19) e seguem até 23 de janeiro, com prazos diferenciados para alunos novos e para aqueles que mudam de unidade educacional.
De acordo com a portaria, os novos alunos do primeiro ou segundo ano de inicial, fundamental e secundário, em escolas fiscais, privadas ou conveniadas, devem se matricular nos dias 19 e 20 de janeiro. Já os estudantes que trocam de escola têm prazo nos dias 21 e 23 de janeiro. A ministra da Educação, Beatriz García, confirmou que o retorno às aulas em todo o país está marcado para 2 de fevereiro.
A medida organiza o fluxo de matrículas em nível nacional e busca garantir o acesso e a continuidade dos estudos no ano letivo que se inicia.

As medidas buscam reduzir distrações, cortar custos e redirecionar o foco para atividades pedagógicas no ano letivo de 2026. Foto: captada
A grande novidade divulgada pelo Ministério da Educação da Bolívia foi a Resolução Ministerial 01/2026, que estabelece uma série de mudanças radicais no sistema escolar do país. Entre as principais medidas está a proibição total do uso de celulares por alunos e professores dentro das unidades educacionais, em todos os níveis, incentivando em seu lugar o uso de computadores para fins pedagógicos.
A normativa também proíbe a realização de cerimônias de formatura no nível inicial e primário, permitindo apenas atos de colação de grau para o sexto ano do ensino médio. Além disso, elimina a distribuição de livros didáticos, exigindo que os professores elaborem seus próprios materiais educativos com base no currículo oficial e em bibliografia externa.
As medidas começam a valer a partir do ano letivo de 2026, que terá início em 2 de fevereiro, conforme calendário já divulgado. A resolução busca redirecionar o foco para atividades pedagógicas e reduzir distrações e custos no ambiente escolar.

Bolívia proíbe uso de celulares em escolas e acaba com formaturas no ensino infantil e fundamental. Foto: captada
Comentários
Acre
Polícia da Bolívia prende boliviano armado com tesoura cirúrgica ameaçando pessoas em avenida movimentada de Cobija
Suspeito ameaçava transeuntes e atacou patrulha com pedra; agentes usaram spray para imobilizá-lo

O suspeito, de nacionalidade boliviana, ameaçava transeuntes e chegou a atacar uma patrulha policial com uma pedra antes de ser imobilizado com spray químico e detido. Foto: captada
Em uma ronda de rotina, policiais da Patrulha de Socorro e Cooperação Cidadã (P.A.C.) do Comando Departamental de Pando, na Bolívia, prenderam um homem de nacionalidade boliviana que ameaçava pessoas na movimentada Avenida Madre Nazaria, em Cobija, cidade fronteiriça com o Brasil. O indivíduo portava uma tesoura de uso cirúrgico e um afiador de faca.
Segundo a polícia, o suspeito ainda atacou a patrulha com uma pedra, o que levou os agentes a usarem spray químico para imobilizá-lo. Após a prisão, ele foi transferido para a Força Especial de Combate ao Crime (FELLC).

O caso foi registrado pela Patrulha de Socorro e Cooperação Cidadã (P.A.C.) e o detido foi encaminhado à força especial de combate ao crime local. Foto: captada
O caso ocorreu em uma região comercial e turística de grande circulação, reforçando a preocupação com a segurança pública na área de fronteira.

O caso ocorreu em uma região comercial e turística de grande circulação, reforçando a preocupação com a segurança pública na área de fronteira. Foto: captada
Veja vídeo com TVU Pando:
Comentários
Acre
Acre terá terça-feira de calor intenso e chuvas pontuais, aponta previsão do tempo
Clima abafado predomina em todas as regiões do estado, com possibilidade de pancadas de chuva fortes em áreas isoladas



Você precisa fazer login para comentar.