Geral
Justiça nega habeas corpus a acusado de participar da Chacina do Taquari, que deixou seis mortos em Rio Branco
José Weverton Nascimento Rosa, o “Raridade”, permanecerá preso preventivamente; defesa alegou excesso de prazo e constrangimento ilegal, mas relator destacou a complexidade do caso.

Em decisão unânime durante julgamento virtual, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre negou o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de José Weverton Nascimento Rosa, conhecido como “Raridade”. Ele é um dos réus no caso que ficou conhecido como “Chacina do Taquari”, ocorrido em novembro de 2023, em Rio Branco, quando um confronto entre facções criminosas resultou na morte de seis pessoas.
A defesa solicitava a revogação da prisão preventiva, com a aplicação de medidas cautelares diversas, sob o argumento de que Rosa está preso há mais de 240 dias sem julgamento, o que configuraria excesso de prazo e constrangimento ilegal. O recurso também apontava a ausência de reavaliação da prisão durante esse período, o que, segundo os advogados, anteciparia o cumprimento da pena sem condenação.
O relator do habeas corpus, desembargador Francisco Djalma, discordou dos argumentos apresentados pela defesa. Segundo o magistrado, o processo segue em tramitação regular e trata-se de uma investigação complexa, com múltiplos envolvidos e necessidade de produção de provas técnicas, fatores que justificam a manutenção da prisão.
O voto de Djalma foi acompanhado pelos demais desembargadores da Câmara Criminal.
A chacina aconteceu no interior de uma casa no bairro Taquari, onde morreram Adegilson Ferreira da Silva e Valdei das Graças Batista dos Santos, ligados à facção Bonde dos 13, e Luan dos Santos de Oliveira, Luan Batista dos Santos, Tailan Dias da Silva, Sebastião Ytalo Nascimento de Carvalho e Tiago Rodrigues da Silva, apontados como integrantes do Comando Vermelho.
Comentários
Geral
Servidoras da segurança pública do Acre concluem curso inédito de defesa pessoal
Capacitação reuniu 35 profissionais de diferentes forças e reforça valorização e preparo técnico das mulheres no sistema de segurança
Comentários
Geral
Caçadores que se perderam em Porto Walter são levados para casa de helicóptero
Sandra Assunção
Já estão em casa, na comunidade Mororó, localizada no Rio Cruzeiro do Vale, em Porto Walter, os dois homens identificados como Marcos e “Montanha”, que se perderem em uma área de mata na noite da última terça-feira,17. Eles conseguiram sair sozinhos na comunidade Veneza, onde o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas(Ciopaer) pegou a dupla na tarde desta sexta-feira, 20, e os levou de volta para casa. Uma equipe do Corpo de Bombeiros, liderada pelo comando, major Josadac Ibernom, acompanhou a ação.
Os dois foram recebidos com alegria na volta para casa. Eles estavam em um grupo de cinco caçadores comunidade Mororó e se distanciaram dos demais. Deveriam retornar ao ponto de encontro na quarta-feira, o que não aconteceu. Diante da ausência, os outros três caçadores retornaram à comunidade e comunicaram o desaparecimento.
Os Bombeiros, familiares e vizinhos fizeram buscas e os Bombeiros chegaram a se mobilizar mas a dupla conseguiu sair sozinha da floresta e fazer contato com os moradores da comunidade Veneza, onde ficaram até serem levados na aeronave.
Comentários
Geral
Moradores de Rodrigues Alves enfrentam dificuldades extremas para atravessar o rio Juruá em direção a Cruzeiro do Sul durante o período chuvoso na Amazônia.


Você precisa fazer login para comentar.