fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Jovens em casa de recuperação ficam amarrados mais de quatro horas durante assalto

Publicado

em

Mais um capítulo da dura realidade de uma cidade dominada pela violência.

A vítima agora foi cinco jovens e educador que passaram por um verdadeiro pesadelo na madrugada de hoje nas mãos de três assaltantes fortemente armados.

O assalto ocorreu na Casa Resgate da Jocum, localizada no início da AC 10 que liga Rio Branco ao município de Porto Acre.

Era por volta de meia-noite quando os três bandidos entraram na casa, fizeram reféns os cinco adolescentes e mais um educador que estava de plantão, e fizeram a “limpa”. Levaram CPU de computadores, ventilador, máquina de solda, dois computadores, aparelho de DVD, roupas, sapatos, caixa de som, roupas de cama, tela de computador na caixa, uma televisão, duas bicicletas, além de outros objetos.

Segundo Dionnes Luís da Silva, coordenador da casa, os jovens e o servidor passaram mais de quatro horas amarrados. “Eles só me avisaram por volta de quatro e meia da manhã, quando conseguiram se soltar”, afirma.

O mais impressionante é que há pouco mais de três meses a casa já havia sido assaltada, quando levaram, inclusive, uma motocicleta. “A nossa clínica terapêutica foi vítima de um assalto em dezembro nessa mesma proporção, com adolescentes amarrados e aterrorizados. Nós vivemos nessa constante insegurança e ainda bem que os assaltantes não chegaram na casa dos outros educadores, já que temos seis profissionais que moram no espaço”, afirma Dionnes.

Um boletim de ocorrência foi registrado e a Polícia Civil já investida o caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

Segurança aponta redução de 29,31% nas mortes violentas intencionais

Publicado

em

Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Dados divulgados nesta segunda-feira, 7, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), indicam uma redução em números de diversos tipos de crimes nos três primeiros meses deste ano de 2025, comparados ao mesmo período de 2024.

Os dados revelam a queda de 29,31% de mortes violentas intencionais no estado e de 33,33% em Rio Branco (AC). O estudo foi elaborado pela Diretoria de Inteligência da pasta.

Outro dado relevante é a diminuição de 19,29% de roubos no estado e 18,51% em Rio Branco. Os furtos também apresentaram uma redução de 4,43% no estado e 6,55% em Rio Branco.

No caso específico dos roubos de veículos, o Acre apresentou uma redução de 16% nas ocorrências, e 24% dos veículos roubados ou furtados foram recuperados em 2025, o que mostra um avanço no rastreamento e recuperação de bens furtados.

Em relação a crimes contra a mulher, as estatísticas também são positivas. O número de registros de crimes relacionados à Lei Maria da Penha diminuiu em 14% no estado e 12% em Rio Branco.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Comentários

Continue lendo

Geral

Quadrilha é presa por aplicar golpes na venda de gado no Acre

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre deflagrou nesta segunda-feira, 7, uma operação que desarticulou uma quadrilha especializada em estelionato envolvendo a venda fraudulenta de gado e insumos agrícolas pela internet. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão, sendo cinco em Rio Branco e um em Fortaleza (CE).

A ação faz parte da operação Lord Agro, nome inspirado no grupo de WhatsApp usado pelos criminosos para aplicar os golpes. Foram expedidos dez mandados de prisão temporária.

Segundo o delegado Roberth Alencar, o grupo criminoso tinha sede no Acre, mas fazia vítimas em diferentes estados brasileiros, especialmente pessoas ligadas ao agronegócio. O líder da organização está foragido. “Com a cooperação das polícias, a gente consegue desarticular essas quadrilhas. Já que, no cotidiano, todas elas têm reunificações por todo o Brasil”, explicou o delegado.

“Há também essa falsa percepção da população, no sentido de que a polícia não consegue investigar, e a polícia consegue investigar. Porém, as investigações são mais complexas, porque dependem de dados das empresas para que a gente chegue na autoria, principalmente na questão da movimentação bancária. Então, a gente precisa de intervenções de instituições como o Banco Central, como o Poder Judiciário e todo um trabalho de apreciação e análise dessas informações financeiras”, acrescentou.

De acordo com o delegado, as investigações começaram no Maranhão e se estenderam por outros estados até chegar ao Acre. Um dos investigados presos em Epitaciolândia teve o celular apreendido, revelando conversas em que o líder da quadrilha debocha do Estado por, segundo ele, “não dar em nada”.

“Lá, a gente pôde acompanhar as conversas através da extração do grupo, onde o líder zombava o Estado, e não a polícia, de que era intimado várias vezes e não dava em nada. Por isso, ia continuar os golpes”, relatou Roberth.

Sobre o modus operandi, o delegado detalhou que os criminosos se passavam por vendedores legítimos de produtos agropecuários, como gado e insumos.

“O modo operante é o nome da operação relacionada ao Lord Agro, que era o nome do grupo que eles se intitulavam, que trabalhavam fazendo a captação de vítimas que atuavam no ramo do agronegócio. Então, eles negociavam fraudulentamente a compra e venda de bovinos, de materiais, de insumos agrícolas e tudo aquilo que envolvia. Inclusive, eles tinham um suposto corretor de animais que trabalhava na captação de vítimas que não residiam no Estado do Acre.É importante a gente ressaltar que a quadrilha é acreana, mas as vítimas são residentes em outros estados da federação”, acrescentou.

Durante a operação, diversos bens foram apreendidos, incluindo celulares, joias, veículos e documentos bancários. “Nós aprendemos uma vasta quantidade de aparelhos celulares, que hoje são os mecanismos que a polícia tem de apurar e coletar provas indubitáveis da autoria e da materialidade. Aprendemos também certa quantia de dinheiro, joias, um veículo, uma motocicleta. A maioria dos bens não ficava registrados no nome dos investigados. Como é comum no mundo do crime, eles tentam ocultar a propriedade”, relatou.

O delegado também fez um alerta à população sobre o risco de emprestar contas bancárias.”Essa quadrilha também tinha uma estruturação que utilizava outras pessoas que apenas cediam a conta, em contrapartida a um valor. Então, é importante também alertar a população que não empreste suas contas bancárias. Às vezes, você empresta para um conhecido, para um parente, ou até mesmo para receber uma vantagem financeira de R$ 100,00 e R$ 200,00 e acaba sendo indiciado e processado pelo crime de estelionato e até mesmo de associação criminosa”, relatou.

Por fim, o delegado afirmou que as propriedades identificadas como fruto do crime serão alvo de medidas judiciais. “A polícia civil vai pedir o sequestro, as medidas assecuratórias que estão previstas no Código de Processo Penal, de sequestro, de hipoteca, e esses bens vão ser, após o trâmite da ação penal, revertidos os valores em leilão para o Estado”, encerrou.

 

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem de 27 anos desaparece no rio Acre após sofrer ataque epiléptico

Publicado

em

Geildo Lima da Silva, de 27 anos, está desaparecido desde a tarde deste domingo (6), após cair no Rio Acre durante uma pescaria, na região do Polo Benfica, no bairro Vila Acre, em Rio Branco. De acordo com familiares, o jovem estava em uma canoa sozinho quando sofreu um ataque epiléptico e caiu na água.

No momento do acidente, Geildo enrolava a linha de pesca para retornar para casa. Um ex-cunhado, que o acompanhava em outra canoa, viu quando ele caiu no rio, pulou na água e tentou resgatá-lo, mas não conseguiu encontrá-lo.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para iniciar as buscas na região. Familiares também participam das buscas na tentativa de localizar o corpo do jovem.

Até a manhã desta segunda-feira, 7, Geildo ainda não foi encontrado. A área onde ocorreu o acidente é próxima à balsa do bairro, bastante conhecida por pescadores e moradores locais.

Comentários

Continue lendo