fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Jovem mata namorada e dois filhos que tinham chegado do Acre para passar Réveillon

Publicado

em

Os corpos das três vítimas foram levados até o necrotério do Hospital Regional, e após a necropsia foram liberados para o sepultamento.

Em Guajará-Mirim (RO), Luciene Almeida Rodrigues, de 28 anos, juntamente com os dois filhos que tinham viajado do Acre para passar as festas de fim de ano com a mãe, foram assassinados a tiros nesta segunda-feira (30).

De acordo com o site O Mamoré, o crime aconteceu pouco depois da meia-noite, no bairro Santa Luzia, em uma casa localizada no cruzamento entre as avenidas Dom Pedro I e Oito.

Os corpos das três vítimas foram levados até o necrotério do Hospital Regional, e após a necropsia foram liberados para o sepultamento/Foto: Nova Mamoré

Os corpos das três vítimas foram levados até o necrotério do Hospital Regional, e após a necropsia foram liberados para o sepultamento/Foto: Nova Mamoré

Durante a tarde e noite, a vítima esteve todo o tempo acompanhada do namorado Tanus dos Santos, de 23 anos, acusado de ter matado com um revólver calibre 635 a namorada e seus dois filhos, disparando, ainda, contra a cabeça de um amigo.

Pouco antes do ocorrido, o casal esteve na praça do bairro, em companhia dos dois filhos de Luciene, um adolescente e um garoto de 5 anos, que tinham chegado do estado vizinho neste sábado (28).

O casal e a criança retornaram para a residência, e uns 20 minutos depois a mãe teria ligado para o adolescente pedindo que voltasse para casa, e para a filha de uma amiga, para que fosse dormir com eles.

Pouco depois, chegou ao local um amigo de Tanus, Jokley Lima de Freitas, de 21 anos, para deixar o adolescente.

O crime foi descoberto quando, ao perceber a demora de Jokley para retornar ao bar que administra na mesma praça onde a família havia estado, dois adolescentes e uma menor se dirigiram à casa, onde o encontraram agonizando, após ter perdido parte da massa encefálica.

Ele recebeu os primeiros socorros do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado às pressas para Porto Velho, devido à gravidade da sua situação.

Após o crime, Tanus fugiu em uma motocicleta modelo Fan, de cor vermelha e placa OHV 3629, levando aproximadamente R$ 3 mil que estavam no bolso de Jokley.

Os corpos das três vítimas foram levados até o necrotério do Hospital Regional, e após a necropsia foram liberados para o sepultamento.

Informações site Nova Mamoré

Comentários

Continue lendo

Acre

OCA realiza curso de atualização em atendimento ao público para servidores da Defensoria Pública do Estado

Publicado

em

Por

A Organização em Centros de Atendimento (OCA), em resposta à solicitação da Defensoria Pública do Acre (DPE), realizou entre terça-feira, 9, e quinta, 11, em Rio Branco, um curso sobre atualização em atendimento ao público, voltado a atendentes e assistentes jurídicos da instituição.

Iniciativa proporcionou aos servidores importantes ferramentas para lidar com situações cotidianas. Foto: Ludymila Maia/OCA

No primeiro dia do curso, a programação foi composta pela palestra ministrada pela diretora da OCA, Fran Brito, abordando a “Política de atendimento e inclusão e equidade no atendimento público”. A palestra ilustrou a relevância de diretrizes inclusivas e equitativas na interação com o cidadão.

Fran Brito abordou a política de atendimento para inclusão e equidade. Foto: Ludymila Maia/OCA

A gestora destacou a importância da parceria estabelecida com a DPE. “Ficamos honrados com o convite de parceria da Defensoria Pública do nosso estado, uma instituição já conhecida pelo bom atendimento e pelos relevantes serviços prestados à sociedade. A capacitação com o time da DPE foi muito proveitosa, porque já são servidores interessados em aprender e prestar um bom serviço à população”, salientou.

A seguir, a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas e Capacitações da OCA, Janaína Marques, abordou a temática “Postura e comportamento nos diálogos com o cidadão”, e Júnior Rodrigues, chefe da Divisão de Informação e Comunicação Social, apresentou o tema “Linguagem simplificada no atendimento público”.

Ação visou aprimorar habilidades e conhecimentos relacionados ao atendimento ao público. Ludymila Maia/OCA

A defensora pública Juliana Caobianco frisou a importância da realização dessas atividades: “Nossa intenção foi trazer, para os nossos atendentes, um pouco dessa experiência que a OCA tem, por ser referência em atendimento ao cidadão”.

Dentre as atividades abordadas, inclui-se desde a ética no atendimento até técnicas eficazes de comunicação. Ludymila Maia/OCA

Para a assistente jurídica Abigail Cristina Rodrigues, participar do curso trouxe novos conhecimentos para sua vida profissional. “Vou levar muitos conhecimentos que foram passados durante o curso para minha vida”, enfatizou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Nota de pesar – Francisco Lopes de Souza

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco manifesta profundo pesar pela morte do senhor Francisco Lopes de Souza, pai da servidora do Gabinete do prefeito, Daniela Paiva de Oliveira.

Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte a família e amigos, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.
Rio Branco, 12 de abril de 2024.

Tião Bocalom
Prefeito de Rio Branco

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara Temática da Educação reúne representantes de estados amazônicos no 27º Fórum de Governadores

Publicado

em

Por

O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, presidiu a reunião da Câmara Temática da Educação no Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, nesta quinta-feira, 11, em Rio Branco, recebendo representantes de diversos estados. O encontro foi iniciado com uma breve apresentação sobre o estado, destacando suas belezas, conquistas e legado histórico.

Câmara Temática da Educação foi realizada no 27º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. Foto: José Caminha/Secom

Entre os participantes estavam os secretários de Educação do Amapá, Sandra Casimiro; de Roraima, Raimundo Nonato de Mesquita; de Rondônia, Ana Lúcia Pacini; bem como do secretário adjunto de Educação do Maranhão, Delmar Moreira Júnior; e os representantes do Amazonas, Mailson Rafael Ferreira; e do Pará, Marcelo França; além de outras autoridades e representantes de povos indígenas.

A Câmara discutiu ações que serão desenvolvidas em 2024. Foto: José Caminha/SEE

Durante a sessão, foram discutidas diversas pautas e prestados informes gerais da Secretaria Executiva do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), a parceria de gestão escolar com o Instituto Unibanco e o programa Custo Amazônia, que abrange iniciativas do governo federal como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Houve também uma ênfase especial no fortalecimento da Educação Indígena, com discussões entre os secretários dos povos indígenas.

A coordenadoria do consórcio ficou a cargo de Sandra Casimiro. Também foram delineadas as ações a serem desenvolvidas ao longo de 2024, visando fortalecer a educação na região amazônica e promover avanços no setor.

O encontro resultou na consolidação de um relatório que será entregue aos governadores da Amazônia Legal. Foto: José Caminha/Secom

O gerente de pesquisa e inovação do Instituto Unibanco, João Marcelo Borges, apresentou a proposta do oferecimento de oportunidades formativas para as equipes gestoras das escolas e as metas do acordo de cooperação técnica.

O secretário Aberson Carvalho destacou a importância do trabalho desenvolvido na reunião e ressaltou a urgência das pautas discutidas, além de enfatizar a parceria com o Instituto Unibanco e os custos amazônicos relacionados aos programas do governo federal.

A secretária Sandra Casemiro, considerou positivas as discussões da câmara e prometeu reforçar as pautas nos próximos encontros do consórcio.

A secretária de Educação do Amapá, Sandra Casemiro, foi a escolhida para a coordenadoria do consórcio. Foto: José Caminha/Secom

O encontro resultou na consolidação de um relatório sobre a estrutura das escolas indígenas, a formação dos professores indígenas, o concurso para os professores indígenas e sobre o Pnate, que será entregue na sexta-feira, 12, aos governadores da Amazônia Legal.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo