Conecte-se conosco

Acre

Jovem com aneurisma cerebral não resiste após grave acidente em Brasiléia e falece em Rio Branco

Publicado

em

Lucas Amaral sofreu acidente e bateu a cabeça em cima da válvula que tem na cabeça — Foto: Arquivo pessoal

O jovem Lucas Vinicius Amaral Lyra, de apenas 24 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira, 16 de agosto, após enfrentar uma árdua batalha pela vida. Lucas foi vítima de um grave acidente de trânsito no dia 27 de julho de 2024, quando o pneu traseiro de sua motocicleta estourou, causando uma queda violenta no Km 17 da estrada de Brasiléia. O acidente foi particularmente trágico, pois Lucas, que já sofria de um aneurisma cerebral e utilizava uma válvula para controlar a condição, bateu a cabeça justamente no local onde a válvula estava instalada.

Na manhã do acidente, Lucas foi socorrido por populares que o levaram, em estado de inconsciência, ao Hospital Regional do Alto Acre. Lá, os médicos constataram que ele havia entrado em coma, apresentando sinais de hemorragia cerebral, além de múltiplas escoriações pelo corpo. Dada a gravidade da situação, a decisão foi tomada rapidamente para transferi-lo para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Rio Branco, utilizando um helicóptero da segurança pública do estado para garantir uma transferência rápida e segura.

Ao chegar na UTI em Rio Branco, Lucas passou por uma cirurgia de emergência na cabeça. Durante o procedimento, os médicos drenaram uma grande quantidade de sangue que havia se acumulado, o que estava causando uma pressão intracraniana perigosa. Essa pressão estava afastando o cérebro, e a situação era crítica. A cirurgia foi bem-sucedida em aliviar a pressão, mas Lucas permaneceu em coma, com os médicos monitorando de perto seu estado.

Infelizmente, apesar dos esforços médicos, Lucas desenvolveu um edema cerebral e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) subsequente. Essas complicações severas agravaram ainda mais sua condição, e na madrugada do dia 16 de agosto, por volta das 3 horas, Lucas não resistiu e foi a óbito.

Lucas Vinicius Amaral Lyra era um jovem promissor, estudante do último ano de medicina em uma universidade privada em Cobija, Bolívia. Ele sonhava em se formar e seguir carreira na área da saúde, uma trajetória que foi tragicamente interrompida por este acidente fatal. Sua família, amigos e colegas de faculdade estão devastados pela perda de um jovem tão cheio de vida e com um futuro brilhante pela frente.

O garupa que acompanhava Lucas no momento do acidente, cujo nome não foi divulgado, sofreu apenas escoriações leves e já se recuperou. A família de Lucas agradece as orações e o apoio da comunidade durante esse período difícil e pede privacidade enquanto lida com essa dolorosa perda.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo