fbpx
Conecte-se conosco

Flash

José Gustavo: a história do comerciante mais antigo de Assis Brasil

Publicado

em

No ano de 1978, muda-se para a cidade de Assis Brasil com toda sua família. Consegue um ponto comercial no mercado da cidade onde começa a vender roupas e tecidos.

Blog do Jerry Correia - Assis Brasil/Acre

Hoje, aos 90 anos de idade, acredite, ele ainda está atrás de um balcão atendendo seus clientes todos os dias.

Aos 17 anos de idade, o jovem José Gustavo Sales arruma sua mala e se despede do seu velho pai. A mãe já falecida seria contra a decisão do rapaz de sair de seu ninho com destino a um lugar desconhecido. Nem a dor no peito ou as lágrimas nos olhos o fazem desistir do objetivo que fora traçado. Ele está certo que precisa deixar seu lugar, sua gente e suas raízes para tentar a sorte por outras bandas.

De cima do pau de arara ele contempla o que vai ficando para trás. A casinha humilde onde viveu parte de sua vida com a família, os amigos e conhecidos da pequena cidade chamada Meruoca no estado do Ceará.

Agora o garoto estava sob os cuidados de um homem desconhecido responsável por levar trabalhadores do nordeste brasileiro para a região amazônica. Fato comum naquela época em que grande contingente de nordestinos fugia da fome e da seca que castigavam aquele pedaço do Brasil.

O destino do rapaz foi o estado do Acre, mas precisamente na região do Rio Envira onde teve que aprender o ofício de seringueiro. Naquela região teve seu primeiro contato com os segredos e perigos da floresta amazônica. Foi ali também que conheceu uma linda jovem chamada Maria Matias que seria sua companheira por toda a vida e mãe de seus sete filhos.

José Gustavo decidiu sair do lugar onde estava e partir para outra região do estado. Mudou-se com sua família para outro seringal na região do Rio Purus, município de Sena Madureira. Ali trabalhou por anos na tentativa de juntar algum dinheiro para comprar seu próprio lugar. Mas, isso era praticamente impossível, pois as condições impostas pelos seringalistas eram de total exploração.

Posto de vendas da Superintendência da Borracha Assis Brasil/Acre 1983. (foto: acervo Jerry Correia)

Mais uma vez foi obrigado a procurar outro lugar para viver. Agora viaja com sua família subindo o Rio Iaco na direção do famoso Seringal Petrópolis. Ali se estabelece em uma colocação onde começa a explorar as seringueiras espalhadas pela imensidão da floresta amazônica.

O Seringal Petrópolis era também uma grande fazenda com milhares de cabeças de gado. O lugar era muito afamado e já tinha uma pequena vila com algumas dezenas de famílias. Mas toda essa prosperidade não alcançou José Gustavo e sua família que sofreram muito enquanto viveram naquele lugar.

A exploração e as precárias condições de vida fizeram com que José Gustavo deixasse o Seringal Petrópolis. Agora ele e sua família conseguem uma colocação no Seringal São Francisco, no município de Assis Brasil. Ali trabalha por alguns anos e ganha experiência nos negócios que envolviam o mercado da borracha.

Decidido a não ser mais explorado por patrão, José Gustavo consegue arrendar o Seringal São Miguel, localizado às margens do Rio Acre nas proximidades do município Assis Brasil. Com essa oportunidade, o agora seringalista, consegue fazer bons negócios e juntar algum recurso para iniciar uma nova etapa em sua vida.

No ano de 1978, muda-se para a cidade de Assis Brasil com toda sua família. Consegue um ponto comercial no mercado da cidade onde começa a vender roupas e tecidos. Foi aí que descobriu sua verdadeira paixão pelo pequeno comércio varejista.

______________

Os negócios prosperam e José Gustavo agora consegue comprar um ponto comercial ao lado do mercado onde trabalhava. O lugar fora vendido na época pelo senhor Vicente Bessa, grande seringalista e primeiro prefeito do município de Assis Brasil.

______________

O tempo passou e o senhor José Gustavo tornou-se um dos principais comerciantes da cidade.  Hoje, aos 90 anos de idade, acredite, ele ainda está atrás de um balcão atendendo seus clientes todos os dias. E isso ele faz por puro prazer, já que aquele pequeno ponto que comprou e onde trabalhou por anos, hoje é um próspero mercado administrado por um de seus filhos. Mesmo assim, seu José Gustavo resolveu montar uma pequena venda colada ao mercado da família só pelo prazer de trabalhar naquilo que gosta.

Com toda essa idade, José Gustavo continua acordando bem cedo para abrir as portas de sua loja. O lucro que busca todos os dias é receber os amigos, vender um geladinho para uma criança que sai sorrindo e continuar servindo o povo de Assis Brasil, assim como fez ao longo desses mais de 40 anos.

O senhor José Gustavo ainda tem um sonho. Ele diz que pede a Deus todos os dias que permita ele trabalhar até os 100 anos. Quer seguir o destino de seu avô que trabalhou até essa idade com muita alegria.

O futuro a Deus pertence. Mas se depender do senhor José Gustavo seu comércio continuará de portas abertas por muitos anos. O que não falta é disposição, felicidade e prazer de viver.

Comentários

Continue lendo

Flash

CT Anjo Azul e eMulti de Epitaciolândia encerram o Janeiro Branco com roda de conversa sobre saúde mental

Publicado

em

A Equipe de Multiprofissionais do eMulti realizou uma ação (roda de conversa) voltando ao JANEIRO BRANCO com palestras, dinâmicas e depoimentos que visa um alerta para o cuidado com a saúde mental e emocional da população, a parte da prevenção das doenças recorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 31, no prédio do Anjo Azul.

O programa CT Anjo Azul teve início em julho de 2022, com atendimento às crianças e adolescentes que estão dentro do transtorno do espectro autista (TEA) e outros déficits na comunicação e na interação social, definido pela ciência como distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficit na comunicação e na interação social.  O programa atende mais de 380 crianças e adolescentes (Zona urbana/ Zona rural), alcançando centenas de famílias.

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) passou a ser eMulti em 2023. A eMulti é uma parte estruturante do SUS (sistema único de saúde).

A eMulti foi criada para fortalecer o cuidado multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS).   A nova proposta tem como diretriz a interprofissionalidade e dispõe de novos mecanismos organizativos e estruturais.

Segundo Anirtes Meireles, Assistente Social e Coordenadora do CT Anjo Azul, cada dia cresce a procura e isso demonstra a eficiência dos serviços prestados à população.

“Hoje somos referência na região, atendemos cerca de 380 crianças e adolescentes (Zona urbana/ Zona rural), alcançando centenas de famílias, isso demonstra a eficiência dos serviços ofertados pela prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltando que a eMulti funciona de mãos dadas com o CT Anjo Azul, temos uma equipe muito bem formada de profissionais aptos a atender nossa clientela.” Destacou a coordenadora.

Comentários

Continue lendo

Flash

Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá

Publicado

em

Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local

Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.

O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.

Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.

Comentários

Continue lendo

Flash

Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas

Publicado

em

Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.

Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.

A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.

A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.

Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.

” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.

O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu

Comentários

Continue lendo