Acre
ISE recebe doação de computadores do Senac para implantação de laboratório de informática em Brasileia
Nesta sexta-feira o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC) recebeu do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a doação de 10 computadores e 20 cadeiras que serão utilizados para implantação de um laboratório de informática na Unidade Socioeducativa (ISE) no Alto Acre, em Brasileia.

Computadores servirão para implantação de laboratório de informática no Centro Socioeducativo Alto Acre em Brasileia. Foto: Marcos Vicentti/Secom
A solenidade de entrega dos equipamentos aconteceu no Núcleo de Educação Profissional do Senac, localizado no Palácio do Comércio, em Rio Branco. Estiveram presentes o presidente do ISE, coronel Mário Freitas, e a diretora regional do Senac, Débora Dantas. Com a doação será possível a inauguração do quinto laboratório de informática do ISE/AC, que estabeleceu como meta a implantação de laboratórios de informática em todas as 8 unidades do estado.
Nos laboratórios são ofertados cursos variados na área da informática aos adolescentes, dando a estes condições, de ao saírem, poderem concorrer no mercado de trabalho, como destaca o presidente do ISE, coronel Mário Freitas “essa é a nossa maior preocupação dar uma alternativa de trabalho e renda, quando saírem, com uma condição melhor, sair melhor do que entraram. Nós procuramos oferecer oportunidades, mostrar que existem outros caminhos, e não o da violência e do crime. Essa cooperação é muito bem vinda, ficamos muito gratos ao Senac, ao Sistema “S”.
Para a diretora regional do Senac Débora Dantas, a ação é essencial para o momento, não somente pela questão pandêmica em que se vive, mas por poder oferecer aos internos novas oportunidades.
“São jovens que cometeram algum tipo de delito, estão lá com a sua liberdade privada, está sendo formado um laboratório pra eles, isso é muito importante, muito rico pra gente. O Senac se sente gratificado em poder fazer parte desse projeto também, levando qualificação pra esses jovens, isso é motivo de orgulho, falo aqui em nome do presidente da Fecomércio, Leandro Domingues e do vice-presidente Marcos Lameira, que muito nos orgulha fazer parte desse projeto”, ressaltou a diretora.
Comentários
Acre
Rio Envira permanece acima da cota de transbordamento e mantém Feijó em alerta
Nível do manancial marcou 12,01 metros nesta quarta-feira (14); duas famílias foram retiradas de áreas alagadas

O rio Envira permanece acima da cota de transbordamento no município de Feijó e segue mantendo autoridades e moradores das áreas ribeirinhas em estado de alerta. De acordo com o Informativo Hídrico divulgado pela Defesa Civil Municipal nesta quarta-feira (14), às 6h, o nível do rio foi registrado em 12,01 metros.
Apesar da leve redução em relação à medição do dia anterior, quando o manancial atingiu 12,39 metros, o rio continua acima da cota de transbordamento, fixada em 12 metros, e bem acima da cota de alerta, que é de 11 metros. O cenário ainda é considerado preocupante pela Defesa Civil.
O transbordamento ocorreu na tarde de terça-feira (13), causando alagamentos em áreas ribeirinhas e em bairros mais baixos da cidade. Em decorrência da cheia, duas famílias precisaram ser retiradas de suas residências e encaminhadas para locais seguros.
A Defesa Civil de Feijó informou que mantém o monitoramento permanente do comportamento do rio e equipes de prontidão para agir em caso de nova elevação do nível ou necessidade de novas remoções. O órgão destacou ainda que o nível máximo histórico do rio Envira no município é de 14,54 metros, o que reforça o estado de atenção enquanto o manancial permanecer acima das cotas de segurança.
Comentários
Acre
Polícia Civil cumpre novos mandados e encontra depósito clandestino de medicamentos em Rio Branco
Em mais um desdobramento das investigações sobre o desvio de medicamentos e insumos hospitalares da rede estadual de saúde, a Polícia Civil do Acre (PCAC) cumpriu, nesta quarta-feira, 14, dois mandados de busca e apreensão em Rio Branco.
Um dos locais inspecionados fica na região da Gameleira, onde a equipe policial localizou mais um depósito clandestino utilizado para o armazenamento irregular de medicamentos oriundos da rede pública de saúde. De acordo com a investigação, a autoridade policial trabalha com a hipótese de que o local seja de responsabilidade do mesmo idoso de 74 anos que já vinha sendo investigado desde a semana passada por envolvimento no esquema. O segundo alvo da operação foi uma clínica que presta serviços de saúde, pois os proprietários do estabelecimento são investigados sobre a hipótese de crime de receptação de medicamentos.
A ação faz parte de uma investigação mais ampla, iniciada há alguns meses a pedido do secretário de Estado de Saúde, e conduzida por meio de uma força-tarefa da Polícia Civil. Com os mandados cumpridos nesta quarta-feira, já são cinco ordens judiciais executadas no âmbito da apuração, que busca identificar todos os envolvidos no esquema criminoso, bem como o destino final dos medicamentos desviados.
O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, destacou a importância do trabalho investigativo e o compromisso da instituição com a defesa da saúde pública. “Estamos tratando de um crime extremamente grave, que atinge diretamente a população que depende do sistema público de saúde. A Polícia Civil está atuando de forma firme e contínua para identificar todos os responsáveis, desarticular esse esquema criminoso e garantir que os culpados sejam responsabilizados na forma da lei. Esse é um trabalho técnico, sério e que seguirá até o completo esclarecimento dos fatos”, afirmou o delegado-geral.
As investigações seguem em andamento, e novas diligências não estão descartadas. A Polícia Civil reforça que denúncias podem contribuir de forma decisiva para o avanço das apurações, através do 181.
Comentários
Acre
Rio Juruá registra nível quase quatro metros acima do registrado no mesmo período de 2025 em Cruzeiro do Sul
Manancial atingiu 11,37 metros nesta quarta-feira (14); Defesa Civil alerta para tendência de elevação nos próximos dias devido às chuvas no alto curso do rio

O rio Juruá atingiu a marca de 11,37 metros em Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira (14), nível quase quatro metros acima do registrado na mesma data do ano passado, quando o manancial marcava 7,71 metros.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, desde o início de janeiro deste ano já foram registrados 190 milímetros de chuva no município. Segundo o representante do órgão, Iranilson Nunes, a tendência é de elevação do nível do rio nos próximos dias, em razão do volume de chuvas concentrado no alto curso do Juruá.
Iranilson informou que, no município de Porto Walter, o rio já apresenta elevação significativa após um período de chuvas intensas, com registros de precipitação ao longo de praticamente 24 horas.
“Recebemos a informação de que, em Porto Walter, o rio começou a subir. Ontem choveu praticamente o dia inteiro e, consequentemente, o nível do rio aumentou naquela região. Esse volume de água costuma influenciar Cruzeiro do Sul cerca de dois dias depois”, explicou.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e mantém atenção aos próximos boletins hidrológicos.




Você precisa fazer login para comentar.