fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Internauta mostra centro de Cobija deserto diante de dólar alto e ameaça do coronavírus

Publicado

em

As aulas do ensino público em Cobija já haviam sido suspensas e a presidente do estado plurinacional boliviano, Jeanine Áñez, havia declarado estado de emergência no país

As ruas do comercio de Cobija estão desertas apesar de ainda não haver casos confirmados da doença na cidade, até este fim de semana

Por Raimari Cardoso

Já combalido há algum tempo pela alta do dólar, o comércio da capital do capital do departamento boliviano de Pando entrou em completo esvaziamento depois que os primeiros casos de covid-19, a doença causada pelo coronavírus foram registrados no país.

Fotos do internauta Léo Costa, morador de Epitaciolândia, postadas em sua página do Facebook, mostram as ruas de Cobija desertas na manhã deste domingo, 15, apesar de ainda não haver casos confirmados da doença na cidade, até este fim de semana.

Na Bolívia, segundo o jornal El Deber, de Santa Cruz de La Sierra, já foram confirmados, até este sábado (15), 11 casos positivos de covid-19, com o teste positivo de uma mulher de 20 anos, residente na Espanha, que havia chegado a Santa Cruz em um voo proveniente de Madrid.

“Uma jovem de 20 anos, que mora na Catalunha (Espanha) e que – em um voo de Madri – chegou a Santa Cruz em 12 de março, é o novo caso confirmado de Coronavírus na Bolívia e com o qual o número de positivos neste país atinge 11”, disse o jornal.

Moradores Epitaciolândia e Brasiléia relatam que há um movimento acima do normal de bolivianos, usando máscaras, principalmente nos supermercados das duas cidades, onde fazem compra de produtos alimentícios e de higiene pessoal em grande volume.

Até o começo deste fim de semana, as aulas do ensino público em Cobija já haviam sido suspensas e a presidente do estado plurinacional boliviano, Jeanine Áñez, havia declarado estado de emergência no país e proibido eventos públicos com participação de mais de mil pessoas.

Já no lado brasileiro, moradores Epitaciolândia e Brasiléia relatam que há um movimento acima do normal de bolivianos, usando máscaras, principalmente nos supermercados das duas cidades, onde fazem compra de produtos alimentícios e de higiene pessoal em grande volume. Há relatos de que os estoques de álcool gel já começam a escassear nas duas cidades.

“Eles aparentam estar apavorados, usam máscaras tanto do lado de lá quanto de cá, e compram os produtos em grande quantidade. Já está difícil encontrar álcool gel aqui em Brasiléia e Epitaciolândia. Nos últimos três dias tem sido muito grande, bem acima do normal, a circulação deles aqui”, diz uma professora residente em Brasiléia, ouvida pela reportagem.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Seletiva do Judô no Jeb´s Sub-18 será realizada em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto CBDE: Fade pretende realizar um bom torneio no interior

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) confirmou para Epitaciolândia, no dia 6 de abril, a Seletiva do Judô e o objetivo é definir os representantes acreanos na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. O evento será promovido em Maceió, Alagoas.

“Queremos montar uma equipe com 16 alunos/atletas nos dois gêneros. Levar essa competição para Epitaciolândia também é simbólico por causa dos problemas com a enchente do rio Acre”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Data limite

As inscrições para disputa da competição são limitadas e poderão ser feitas até o dia 3 de abril no endereço www.fadeac.com.br

“Esse é mais um evento com financiamento da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) por meio do Programa de Apoio às federações”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Independência vai tentar efeito suspensivo para o zagueiro Jean

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Jogo entre Independência e Vasco terminou com muita confusão

A diretoria do Independência vai tentar um efeito suspensivo para o zagueiro Jean. O atleta foi expulso no jogo contra o Vasco e recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de quatro partidas de suspensão.

“Vamos pedir o efeito suspensivo e o Jean estará em campo contra o Andirá no sábado (30). Estamos apresentando o recurso baseado na Lei Pelé”, explicou o advogado do Independência, Atevaldo Santana.

Representação contra o árbitro

Atevaldo Santana confirmou uma representação contra o árbitro da partida Independência e Vasco, Antônio Marivaldo.

“O árbitro relatou na súmula uma troca de agressões entre o Jean (Independência) e o Ker (Vasco). As imagens do jogo não mostram essas agressões, o que ocorre são empurrões naturais nas jogadas dentro da área. O árbitro tem obrigação de ser preciso nos seus relatórios”, afirmou o advogado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético e Veneza ganham jogos e seguem invictos no Estadual

Publicado

em

Foto PHD: Veneza deu um passo importante para conquistar a classificação

Atlético e Veneza venceram seus jogos nesta terça, 26, no ginásio Álvaro Dantas, pela fase de classificação do Campeonato Estadual de Futsal Feminino e se aproximaram das vagas para a segunda fase do torneio.

O Atlético bateu o Glória por 8 a 4 e o Veneza derrotou o Acre Esporte por 2 a 1.

Mais dois jogos

A primeira fase do Estadual de Futsal Feminino terá mais duas partidas na quinta, 28, a partir das 18h45, no Álvaro Dantas. Villa e Cidade do Povo disputam o primeiro confronto e na sequência a Assermurb joga contra o Borussia.

Comentários

Continue lendo