Conecte-se conosco

Extra

Insegurança na Fronteira: Onda de furtos tem assustados moradores em Brasiléia

O segundo crime aconteceu enquanto estavam registrando o Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade, que fica a menos de 100 metros da casa.

Publicado

em

Empresário tem casa arrombada três vezes em uma semana na cidade de Brasiléia

Nesta terceira vez, os bandidos entraram pela janela da cozinha.

A cidade de Brasiléia, localizada na fronteira do Acre, que outrora se podia dormir com janelas abertas, já não existe a muito tempo, pois, perdeu sua tranquilidade para ladrões, dependentes químicos e até mesmo crimes brutais que já foram registrados tempos atrás.

O empresário e ex-presidente da Associação Comercial do Município, Joaquim Lira, teve sua casa arrombada, invadida e teve objetos levados por três vezes, no prazo de sete dias. O último, aconteceu na noite deste sábado, dia 24.

As outras, aconteceram no final de semana passado, iniciando no sábado (17), que foi descoberto no domingo (18). O mais incrível neste neste segundo crime, aconteceu enquanto estavam registrando o Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade, que fica a menos de 100 metros da casa.

Joaquim Lira trabalha com compra e venda, o motivo de sua ausência da cidade com sua esposa e filho três anos, deixando as vezes a casa sem ninguém. Talvez, este seja um dos motivos de os ladrões passarem a ‘vigiar’, para realizar as invasões e furtarem.

Casa do empresário foi ‘visitada’ três vezes em sete dias.

Indignação

Neste domingo, dia 25, o empresário que se encontra na capital e estava na companhia de sua esposa e filho, recebeu a notícia do terceiro sinistro quando ela chegou e encontrou a janela da cozinha aberta e faltava alguns objetos como, botija de gás, joias, roupas e até, brinquedos do filho.

Ao ligar para o número de emergência (190), a atendente se limitou em orientar que fosse na delegacia registrar o crime e sequer o deixou argumentar, desligando o telefone.

Em tempo, o centro da cidade de Brasiléia vem sendo assolada por uma onda de arrombamentos e furtos. Alguns dos ladrões e suspeitos foram identificados e até detidos, mas, foram liberados após audiências de custódias, o que deixa ainda mais, os moradores irritados com as facilidades do judiciário para com os bandidos.

Somente nas proximidades da delegacia, mais de 10 residências já foram ‘visitadas’ juntamente com órgãos públicos. Em alguns dos casos, os suspeitos foram identificados, mas, saíram tranquilamente pela porta da frente da delegacia, graças aos benefícios da Lei.

O vizinho da esquerda, não suportou os arrombamentos e furtos, resolveu abandonar a casa, mudando para outro bairro.

Vizinho não aguentou

Segundo foi levantado, o vizinho que morava ao lado da casa do empresário, não aguentou os furtos. Estudante de medicina no lado boliviano, não aguentou e teve que se mudar para outro bairro.

Teve que abandonar a casa onde não pagava aluguel para que pudesse ter um pouco de sossego, e não ter o pouco que tinha, ser roubado. O mesmo problema foi em outra casa com um casal que cuidava da residência.

Parque já não mais um local para prática de esporte e lazer. Passou a ser ocupado por ladrões e dependentes químicos. Foto – Arquivo

Parque Centenário

O Parque Centenário, inaugurado em julho de 2010 custou aos cofres públicos quase R$ 4 milhões de reais, e que foi destruído por duas enchentes nos anos de 2012 e 2015, vem sendo abandonado. Sem dinheiro para ser reformado, o local vem se transformando reduto para ladrões e dependentes químicos, inclusive índios que perambulam pela cidade ingerindo bebidas alcoólicas a qualquer hora do dia, ou da noite.

Para alguns moradores, estão tendo que investir pesado em segurança extra, colocando cercas de arames farpados e elétricas, câmeras de segurança e cães, para que possam ter um pouco de tranquilidade. Com isso, transformando suas casas em verdadeiras ‘prisões’ residenciais.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Vazante do Rio Acre provoca desbarrancamento e bloqueia rua em Brasiléia

Publicado

em

Barranco abaixo da Ponte José Augusto no lado de Brasiléia cedeu a deixou a Defesa Civil em Alerta.

Queda rápida do nível do rio compromete trecho urbano e acende alerta da Defesa Civil

A vazante acelerada do Rio Acre, registrada desde a madrugada deste sábado (17) em Brasiléia, trouxe alívio quanto ao risco de enchente, mas passou a gerar preocupação para a Prefeitura e a Defesa Civil devido aos impactos estruturais causados pela força da água.

Após atingir a marca de 10,30 metros, cerca de 50 centímetros acima da cota de alerta, o rio apresentou uma queda brusca e baixou para menos de 7 metros em pouco mais de 24 horas. Apesar da redução significativa, não houve necessidade de remoção de famílias ou abertura de abrigos, segundo informações do município.

Rua Marechal Rondon, conhecida como “Rua da Goiaba” cedeu em dois pontos e foi bloqueada por medida de precaução.

A rápida vazante, no entanto, provocou desbarrancamentos em alguns pontos da cidade. Um dos casos mais preocupantes foi registrado na Rua Marechal Rondon, onde parte da via cedeu, oferecendo risco a moradores e pedestres. Diante da situação, a prefeitura já havia interditado, na sexta-feira (16), outro trecho da mesma rua, impedindo o tráfego de veículos.

O coordenador da Defesa Civil em Brasiléia, major bombeiro militar Sandro, informou que o problema também foi registrado abaixo da ponte José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia e integra o corredor da BR-317, rota estratégica de ligação com o Pacífico. O caso já foi comunicado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para as providências necessárias.

Mesmo sem registro de desalojados, a Prefeitura de Brasiléia mantém todas as secretarias em estado de prontidão, conforme definido em reunião realizada durante a semana, para agir rapidamente caso novos transtornos ocorram com o comportamento do rio nos próximos dias.

Comentários

Continue lendo

Extra

“Pablo Escobar” é preso em Epitaciolândia e confessa homicídio a mando de facção

Publicado

em

A Polícia Civil através da equipe de Oficiais Investigadores de Epitaciolândia, prenderam em flagrante, na tarde desta sexta-feira (16), Daniel Ferreira Magalhães, de 18 anos, conhecido como “Pablo Escobar”, no bairro José Hassem, em Epitaciolândia. A ação resultou na apreensão de arma de fogo e drogas e levou à elucidação de um homicídio ocorrido há quatro dias na fronteira.

Durante diligências na Rua Jairo Serafim, os investigadores abordaram o suspeito em via pública, quando ele carregava uma mochila. No interior, foi encontrado um revólver calibre 38 carregado, além de munições. Em seguida, o próprio jovem indicou que havia entorpecentes em sua residência, onde os policiais apreenderam 27 porções de maconha prontas para venda.

Ao todo, foram apreendidos um revólver calibre 38, 12 munições intactas, 73,7 gramas de maconha, R$ 125 em dinheiro, um aparelho celular e um moletom preto.

Durante o interrogatório, Daniel confessou ser o autor do homicídio de Daniel Ribeiro Teixeira, de 19 anos, morto a tiros na noite do dia 12 de janeiro, na Rua Bela Vista. Segundo o acusado, o crime foi cometido por ordem de uma facção criminosa, no contexto de disputa com um grupo rival. Ele relatou que rendeu a vítima e efetuou três disparos, sendo um na cabeça e dois nas costas.

A investigação ganhou força após uma denúncia anônima ao Disque 181, recebida na quarta-feira (15), que apontou Daniel como autor do crime. A perícia preliminar confirmou três perfurações no corpo da vítima, compatíveis com a confissão.

O delegado Erick Ferreira Maciel representou pela prisão preventiva do acusado, destacando a periculosidade, o vínculo com organização criminosa e o risco à ordem pública. O revólver apreendido foi reconhecido pelo próprio suspeito como a arma utilizada no homicídio. As investigações continuam para identificar o segundo envolvido na execução.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ABERTURA

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE ABERTURA

PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 013/2025 – COMPRAS.GOV 90013/2025

OBJETO: Registro de preços para a Contratação de Serviços Técnicos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho para atender as necessitadas da Secretaria Municipal de Administração de Brasiléia/AC.

A Prefeitura de Brasiléia, através da Comissão de Contratações informa os interessados sobre a ABERTURA do Edital supracitado, conforme edital retificado após impugnação.

Data da Abertura: 02 de fevereiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).

O Edital Retificado e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 16/01/2026 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br  Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.

Brasiléia/AC, 15 de janeiro de 2025.

André Schwalbe Gadelha

Pregoeiro

Comentários

Continue lendo