Conecte-se conosco

Brasil

Inscritos no Enamed 2025 já podem conferir local de prova

Publicado

em

Os mais de 96,6 mil participantes da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 já podem conferir o cartão de confirmação de inscrição, que traz o local onde farão as provas no dia 19 de outubro, em 225 municípios de todos os estados e do Distrito Federal.

O documento pode ser acessado no Sistema Enamed e, apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo no dia do exame.

O cartão também confirma o número de inscrição, data e horários do exame. Nele consta, ainda, se o participante contará com atendimento especializado ou tratamento por nome social, se houve opção no momento da inscrição.

Perfil

Do total de confirmados nesta edição do exame, 39.839 são estudantes concluintes do curso de medicina neste ano. Para este público, a participação é obrigatória e a inscrição foi feita pelo coordenador do curso de graduação em medicina.

Os demais inscritos no Enamed são graduados em medicina interessados em participar do processo seletivo de programas de residência médica, pois a nota poderá servir como meio de ingresso em programas de residência médica de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).

Do total de 96.635 candidatos confirmados, as mulheres são a maioria, representando 58.963 inscritas. Os homens inscritos são 37.672.

A maioria dos candidatos – 50.009 – tem idades entre 25  a 29 anos de idade, sendo 32.692 já formados e 17.317 formandos.

Provas

De acordo com o calendário do edital do Enamed 2025, as provas serão realizadas em 19 de outubro, em 225 municípios.

Na prova do Enamed serão observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso, além das normas e legislações de regulamentação da profissão de médico no Brasil.

O exame terá 100 questões objetivas, de múltipla escolha, com a mesma quantidade para cada uma das áreas da medicina abordadas.

Serão cobrados conteúdos, habilidades e competências das seguintes áreas: clínica médica; cirurgia;

  • ginecologia e obstetrícia
  • pediatria
  • medicina da família e comunidade
  • saúde coletiva e saúde mental

Também faz parte do Enamed o questionário obrigatório para o estudante concluinte do curso de medicina inscrito no Enade.

Para os demais participantes, deverá ser preenchido o questionário contextual. O levantamento é composto, ainda, pelo questionário de percepção de prova.

Saiba mais sobre o Enamed no site do exame.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Bolsonaro está com o rim sobrecarregado e segue na UTI, diz Flávio

Publicado

em

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Flávio Bolsonaro

O pré-candidato à Presidência da República e senador Flávio Bolsonaro (PL) visitou o pai, Jair Bolsonaro, no Hospital DF Star, na noite deste sábado (14/3). Em entrevista na saída da unidade médica, disse que o ex-presidente apresentou piora no quadro de saúde.

“Os médicos me informaram ali que além da questão do pulmão também de ontem para Hoje foi o rim que também foi afetado, né, sobrecarregado aí com em função da reação do corpo dele”, disse o senador.

Mais cedo, o hospital emitiu boletim médico informando uma piora na função renal e aumento dos indicadores inflamatórios de Jair Bolsonaro, apesar do quadro estar “estável clinicamente”. Ele continua na UTI tratando uma broncopneumonia bilateral grave e sem previsão de alta.

Segundo Flávio, a sobrecarga no rim é em decorrência da quantidade de líquido no pulmão. “É uma sobrecarga  sobrecarga do em função do pulmão dele ainda tá com bastante líquido, tá? Eles me disseram mais uma vez ali, mostraram até uma imagem do pulmão dele bastante comprometido em função do do líquido, né, que foi broncoaspirado”, explicou.

O senador afirma que não é a primeira vez que o pai enfrenta esse problema. “Tem que filtrar o sangue que tá com tá com contaminações ali vindo do pulmão, por isso que eu entendi. Então, mas assim, mais uma vez disseram para não preocupar, mas que era um uma coisa para ficar em observação ali para acompanhar melhora daqui pra frente”, disse.

De acordo com informações antecipadas pela equipe médica, Bolsonaro apresentou febre alta, queda na saturação de oxigênio, sudorese intensa e calafrios enquanto estava detido na Papudinha, em Brasília.

O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Chefe do CV na região serrana do Rio é preso em resort de luxo. Vídeo

Publicado

em

Um dos principais chefes do tráfico de drogas na região serrana do Rio de Janeiro foi preso na manhã deste sábado (14/3) em um resort de luxo à beira-mar no litoral sul fluminense. Matheus Eduardo Tentempo Lima, conhecido como “Dourado”, estava foragido da Justiça há mais de nove anos e, segundo a polícia, comandava o tráfico em comunidades de Petrópolis.

De acordo com a investigação, o suspeito tem oito passagens por tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídio qualificado, além de quatro mandados de prisão em aberto. Ele também é investigado por planejar um atentado contra policiais civis da 105ª Delegacia de Polícia. O plano, segundo a corporação, previa ataques no estacionamento da unidade policial.

Ainda conforme a apuração, o traficante se escondia na comunidade do Parque União, no Complexo da Maré, na zona norte da capital. No local, ele atuaria ao lado de outras lideranças do Comando Vermelho (CV) e seria responsável pelo envio de drogas para comunidades da região serrana.

A captura foi realizada por agentes da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Dourado vinha sendo monitorado pelos agentes de inteligência e acabou localizado em um resort considerado de alto padrão na região da Costa Verde, onde foi preso.

Ele foi encaminhado para a delegacia e ficará à disposição da Justiça.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Casal que matou corretora em Florianópolis tentou fugir para o RS

Publicado

em

Imagem colorida mostra corretora de imóveis que estava desaparecida - Metrópoles

O casal suspeito de envolvimento na morte da corretora de imóveis Luciani Aparecida Estivalet Freitas, de 47 anos, em Florianópolis (SC), chegou a tentar fugir para o Rio Grande do Sul após o crime, mas foi interceptado pela Polícia Rodoviária Federal. O homem, de 27 anos, e a companheira dele, de 30 anos, foram presos em Gravataí, a cerca de 430 km da Capital catarinense.

De acordo com a Polícia Civil, o homem estava foragido após ter cometido um latrocínio em 2022 em Laranjal Paulista, em São Paulo. Ele teria matado o proprietário de uma padaria com um tiro na cabeça. Ele e a companheira moravam em um apartamento vizinho ao de Luciani.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo