Cotidiano
Inscrições para Medicina na Ufac começam na segunda-feira, 10; veja cronograma
A reitora Guida Aquino explicou que a retirada do curso de Medicina do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi uma medida deliberada pelo Conselho Universitário (Consu) após notificação do Ministério da Educação (MEC)
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2025/02/fundo-niead-ufac2-660x564.jpeg)
O edital com todas as informações será publicado ainda nesta sexta-feira, 7, conforme anunciado pela reitora Guida Aquino em coletiva de imprensa. Foto: internet
A Universidade Federal do Acre (Ufac) inicia na próxima segunda-feira, 10, as inscrições para o processo seletivo do curso de Medicina, que seguem até o dia 14 de fevereiro. O edital com todas as informações será publicado ainda nesta sexta-feira, 7, conforme anunciado pela reitora Guida Aquino em coletiva de imprensa.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, a seleção será exclusiva para candidatos que participaram do Enem em 2024. “O sistema utilizado puxará as notas diretamente das provas, aplicando os pesos definidos no edital. Peso dois para redação; peso três para ciência da natureza; peso um para matemática, humanidades e peso dois para linguagens”, explicou.
Além disso, será aplicado o bônus regional de 15% na média final para candidatos que atenderem aos critérios. “O bônus é destinado a estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas ou privadas do Acre ou de regiões próximas”, informou Damasceno.
A primeira chamada regular está prevista para o dia 17 de fevereiro.
Decisão para manter bônus regional
A reitora Guida Aquino explicou que a retirada do curso de Medicina do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi uma medida deliberada pelo Conselho Universitário (Consu) após notificação do Ministério da Educação (MEC) sobre a exclusão do bônus regional em seleções via Sisu.
“Convocamos o Consu e mostramos que, antes do bônus, apenas quatro ou cinco alunos que haviam estudado no Acre ingressavam no curso. Com o bônus, esse número chegou a quase 50%. A decisão foi unânime no Conselho, e agradeço a todos os conselheiros por compreenderem essa importância”, destacou a reitora.
Ela também ressaltou que, embora o processo seletivo seja fora do Sisu, ele não se caracteriza como vestibular. “Continuamos usando a nota do Enem, mas com um sistema próprio para preservar a inclusão regional”, acrescentou.
O edital também seguirá as diretrizes da Lei 12.711/2012, mantendo a reserva de pelo menos 50% das vagas para estudantes de escolas públicas, além de contemplar cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Enquanto Medicina adota um processo seletivo próprio, os demais cursos da Ufac permanecem integrados ao Sisu, com a oferta de mais de 2,2 mil vagas.
Publicidade:
📢 Anuncie Aqui Você Também! 🚀
Destaque sua marca e sua empresa nas plataformas do Jornal O Alto Acre! 📰✨
Apareça para milhares de leitores e seguidores todos os dias, a qualquer hora.
✅ Aumente sua visibilidade
✅ Alcance mais clientes
✅ Impulsione suas vendas
Não perca essa oportunidade! Entre em contato agora e leve sua marca ainda mais longe!
📲 WhatsApp (68) 99214 – 2033
Comentários
Cotidiano
Alerta! Defesa Civil não descarta enchente em fevereiro após subida repentina do Rio Acre
O coordenador da Defesa Civil, Falcão reforça que no ano de 2023 veio em uma data um pouco mais tardia, no dia 24 de março, enfatizando que uma enchente não pode ser descartada para o ano de 2025.
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2025/02/53809-defesa-civil-de-rio-branco-deve-apresentar-plano-de-contingencia-contra-enchentes-ac24horas-660x411.jpeg)
O coordenador da Defesa Civil, Coronel Cláudio Falcão, explicou que, apesar da alta, o nível da águas não deverá chegar aos 10 metros, mesmo que tenha apresentado ainda uma leve subida nos próximos dias
Com Vitor Paiva
As recentes chuvas elevaram o nível das águas do Rio Acre em Rio Branco em 4,71 metros nas últimas 48 horas, passando de 4,34 metros para 9,05 metros.
Apesar da elevação, o coordenador da Defesa Civil, Coronel Cláudio Falcão, afirmou que a marca de 10 metros não deverá ser atingida. Segundo ele, mesmo que o nível ainda apresente uma leve subida nos próximos dias, a tendência é de recuo devido à vazante já observada em Assis Brasil, Brasiléia e Xapuri.
“Quero lembrar só que dos últimos quatro anos houve transbordamento em todos os anos e em três deles foi em fevereiro. Um dia 10, outro dia 17, outro dia 24. Ao longo do mês pode ocorrer uma situação de transbordamento. Basta você pensar que em dois dias aumentou quase 5 metros em Rio Branco. Tiveram outros locais que aumentaram 6 metros ou mais”, destacou.
Além da possibilidade de transbordamento ainda no mês de fevereiro, Falcão reforça que no ano de 2023 veio em uma data um pouco mais tardia, no dia 24 de março, enfatizando que uma enchente não pode ser descartada para o ano de 2025.
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2022-11-01-at-15.49.31-660x305.jpeg)
As chuvas recentes elevaram o nível das águas do Rio Acre na cidade de Rio Branco em 4,71 metros nas últimas 48 horas, saindo de 4,34 metros para 9,05 metros. Foto: assessoria
Publicidade:
📢 Anuncie Aqui Você Também! 🚀
Destaque sua marca e sua empresa nas plataformas do Jornal O Alto Acre! 📰✨
Apareça para milhares de leitores e seguidores todos os dias, a qualquer hora.
✅ Aumente sua visibilidade
✅ Alcance mais clientes
✅ Impulsione suas vendas
Não perca essa oportunidade! Entre em contato agora e leve sua marca ainda mais longe!
📲 WhatsApp (68) 99214 – 2033
Comentários
Cotidiano
Uniformes escolares da rede estadual terão novo padrão de cores em 2025
O ano letivo na rede estadual começa na próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, e os novos uniformes deverão ser usados pelos estudantes conforme a padronização estabelecida
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2025/02/IMG_4691-1000x600-1-660x396.jpeg)
A principal mudança está na cor das peças para o Ensino Médio, que antes era azul e branco e agora passa a seguir um novo padrão, com a predominância da cor verde. Foto: assessoria
Os estudantes da rede pública estadual do Acre terão um novo uniforme a partir deste ano letivo de 2025. A principal mudança está na cor das peças para o Ensino Médio, que antes era azul e branco e agora passa a seguir um novo padrão, com a predominância da cor verde.
Para os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), o uniforme será verde, amarelo e branco , com diferenças no design conforme a etapa de ensino. Já para o Ensino Médio, a padronização será branca e verde.
O ano letivo na rede estadual começa na próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, e os novos uniformes deverão ser usados pelos estudantes conforme a padronização estabelecida pela Secretaria de Educação do Acre.
Comentários
Cotidiano
Gladson destaca crescimento do agronegócio e potencial turístico do Acre em entrevista nacional
“Estamos aqui divulgando, apresentando o Acre para o Brasil e para o mundo, porque é um potencial de frente para o Pacífico, com infraestrutura pronta”
O governador do Acre, Gladson Cameli, concedeu uma entrevista ao programa “Entre Nós”, do Grupo Band, com os jornalistas Adriana Araújo e Renan Sukevicius, nesta sexta-feira, 7. Durante a participação, Cameli ressaltou o crescimento do agronegócio no estado, a importância da preservação ambiental e os potenciais turísticos da região.
Cameli destacou a política adotada pelo governo estadual para conciliar preservação ambiental com desenvolvimento econômico.
“Nós adotamos a seguinte linha: respeitar o meio ambiente, mas também deixar as pessoas que querem produzir trabalharem, respeitando aquilo que está na nossa legislação. O Acre foi um dos pioneiros na pauta ambiental e hoje o mundo está atento a essa questão. Mas eu preciso gerar emprego e aquecer a economia”, disse.
O governador também enfatizou a necessidade de incentivar a iniciativa privada para criar mais oportunidades para a população. “Estamos aqui divulgando, apresentando o Acre para o Brasil e para o mundo, porque é um potencial de frente para o Pacífico, com infraestrutura pronta”, completou.
Outro destaque na entrevista foi o convite feito por Cameli para que os brasileiros conheçam as belezas naturais do estado, citando o Parque Nacional da Serra do Divisor, conhecido por suas paisagens exuberantes. “É um ponto turístico maravilhoso e temos um povo receptivo. Venha conhecer o Acre”, concluiu.
O governador também esteve na sede da Rede Record, em São Paulo, para falar sobre os projetos de desenvolvimento para o estado.
Publicidade:
📢 Anuncie Aqui Você Também! 🚀
Destaque sua marca e sua empresa nas plataformas do Jornal O Alto Acre! 📰✨
Apareça para milhares de leitores e seguidores todos os dias, a qualquer hora.
✅ Aumente sua visibilidade
✅ Alcance mais clientes
✅ Impulsione suas vendas
Não perca essa oportunidade! Entre em contato agora e leve sua marca ainda mais longe!
📲 WhatsApp (68) 99214 – 2033
Você precisa fazer login para comentar.