Geral
Inicia processo de transição na área de Comunicação
A transição entre as comissões instituídas pelo atual governo e o governo eleito iniciou nos primeiros dias de novembro, desde então o diálogo tem sido realizado entre essas duas equipes e alguns colaboradores de acordo com as áreas pautadas em cada reunião. Mas, entendendo as especificidades da Comunicação, as duas comissões liberaram a atual gestora da pasta e a gestora escolhida para assumir a função em 2019, para dialogarem separadamente do núcleo.
Duas reuniões já foram realizadas. Na primeira, a secretária Andréa Zílio apresentou a estrutura funcional das duas pastas pelas quais responde, pois além da Secretaria de Comunicação, ela acumula a função de presidente da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), que abrange a TV e rádio Aldeia, a rádio Difusora. A Agência de Notícias apesar de fazer parte da lei de criação da Fundac, é uma estrutura mantida dentro do prédio onde funciona a Secom.
A próxima gestora teve a oportunidade de conhecer detalhadamente o organograma de funcionamento das duas instituições e o quadro funcional. Criada na gestão de Tião Viana, do qual a jornalista Andréa Zílio faz parte desde o primeiro mandato, a rede de assessores é fruto de um trabalho que ela coordenou junto a sua equipe, entendendo que a pasta de Comunicação precisa ter autonomia e unidade.
Em gestões anteriores, os assessores de imprensa eram ligados diretamente a cada secretaria, sem um trabalho de comunicação centralizado. Em 2007, no governo Binho Marques, a agência foi criada, e de lá pra cá, o seu papel foi ampliado.
“Entendemos que a pasta da Comunicação precisa ter autonomia com os profissionais da área que exercem tais funções na estrutura de governo e o governador Tião Viana nos deu total espaço para construirmos isso. Hoje a Notícias do Acre funciona como uma redação, em que cada assessor responde por mais de uma secretaria de área afins. Três áreas tem equipes que formam núcleos diretamente nas estruturas das pastas, que são: Saúde, Educação e Segurança. Dessa forma, essa equipe de profissionais realiza o trabalho diário de divulgar as ações de governo na agência, como parte do trabalho de assessoria, além das demais tarefas, como o atendimento diário aos jornalistas nos veículos”, comenta a secretária.
Sobre o processo de desligamento dos servidores que são cargos em comissão, Andréa diz que a Secom e Fundac seguirão a orientação que está sendo dada a todos os órgãos da estrutura de governo, mas que será garantido o funcionamento de toda a estrutura, mantendo a tv, rádios e agência no ar.
“Nós manteremos o número mínimo e contamos com os funcionários da casa, assim faremos uma readequação e garantiremos os produtos no ar no mês de dezembro. E em janeiro, a nova gestora certamente definirá sua equipe e o formato que pretende trabalhar. Estamos prezando por um processo de transição transparente e tranquilo, e a colega Silvânia Pinheiro tem sido extremamente respeitosa e tem contribuído muito para isso. Eu desejo que ela tenha sucesso no novo desafio”, ressalta Zílio.
A nova gestora já teve conhecimento durante as reuniões sobre todos os contratos que a Secom administra, inclusive, o de mídia, e a situação de cada um deles. Outras reuniões deverão acontecer já a partir da próxima semana.
“Agradeço a disponibilidade e toda atenção dispensada pela secretária Andréa Zílio, por quem tenho grande respeito e admiração pela sua pessoa e pelo trabalho desenvolvido durante os anos em que está à frente desta pasta. O processo no nosso setor está iniciado e certamente vamos continuar trabalhando pautados sempre pelo diálogo, a unidade e o respeito à imprensa”, disse Silvânia.
Jornal opinião
Comentários
Geral
Acidente mata criança e fere outras 3. Nenhuma viajava na cadeirinha

Reprodução/NSC Total
Uma criança morreu em um acidente no interior de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde desse sábado (17/1), na SC-154. A colisão envolveu dois veículos, um carro e um caminhão. Além da criança morta, um homem e uma mulher foram encontrados nas presos nas ferragens e foram encaminhados para o hospital, a mulher em estado grave.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o caso, e ao chegar constatou que outras três crianças já haviam sido encaminhadas ao hospital por populares. Elas tinham 1, 3 e 6 anos, e não estavam em cadeirinhas no momento da batida.
Leia a íntegra no NSC Total, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Geral
Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais
Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo
As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.
A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.
Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.
Comentários
Geral
Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção
Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada
O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.
Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.
As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.



Você precisa fazer login para comentar.