Extra
Infectados que não respeitam quarentena podem ser a causa do aumento de casos na fronteira

Filas em agências bancárias são uma das preocupações por parte dos setores da saúde da fronteira – Foto: Alexadnre Lima
Enquanto uma minoria procura ficar em casa cumprindo quarentena após a coleta dos exames e aguarda os resultados, ou os que já sabem que estão infectados e são orientados a ficar em casa, alguns não estão se importando em se cuidar e olhar para o próximo.
Recentemente, um vídeo mostrou um caso de irresponsabilidade por parte de um morador do Bairro 28 de Maio em Brasiléia, que mesmo sabendo ser positivo para covid-19 na Capital, veio para a fronteira e ficou passeando pelas ruas até ser descoberto por uma equipe do 5º Batalhão da Polícia Militar do Alto Acre.
Diante do caso, se leva a crer que alguns positivos vêm espalhando o vírus nos bairros e centros comerciais das cidades de Brasiléia e Epitaciolândia. Segundo foi levantado, as Secretarias de Saúde dos dois municípios vêm realizando trabalhos de desinfecção, barreiras sanitárias, coletas e monitoramento junto com o Estado.
O problema fica para alguns casos isolados de pessoas que resolvem sair para a rua entes de cumprir a quarentena. Em alguns relatos com profissionais da área de saúde e de moradores, contam que existem pessoas que deliberadamente estão se expondo pelas ruas.
“A vigilância sanitária junto com os demais da área de saúde estão fazendo seu trabalho, mas, algumas pessoas ainda não se deram conta do que está acontecendo aqui. Tem pessoas morrendo e acho que só vão se dar conta quando alguém próximo morrer por causa do coronavírus”, comentou um funcionário do hospital Raimundo Chaar que não quis se identificar.
O aumento dos casos nas cidades de Epitaciolândia e Brasiléia está assustando com a divulgação de cerca de 245 casos positivos, sendo que quase 10 óbitos já foram registrados nas últimas semanas, sem que deem conta do perigo.
Poucos não sabem que o hospital regional de Brasiléia, vem trabalhando no limite e tem poucos leitos para quatro municípios – Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri. Segundo o deputado federal Alan Rick, em poucos dias poderão estar chegando novos respiradores para ampliar o tratamento de quem possa vir precisar.
Durante a manhã desta segunda-feira, dia 8, novas filas em casas lotéricas e bancos ainda são registradas em Brasiléia. O que assusta também, é ver idosos com crianças andando pelas ruas, pessoas aglomeradas batendo papo nas calçadas e alguns ainda são resistentes em usar máscaras de proteção.
Importante destacar que, caso seja descoberto que foi causador de contágio, poderá ser responsabilizado conforme Artigo 131 do Código Penal; “Praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.”, podendo chegar até 15 anos caso seja causador da morte de alguém intencionalmente.
Comentários
Extra
Caso Regina: Polícia prende quatro suspeitos por homicídio brutal ligado a facção em Brasiléia
Crime foi motivado por “decreto” do Comando Vermelho; vítima foi morta enquanto dormia
A Polícia Civil do Estado do Acre deflagrou, na tarde desta terça-feira (13), uma operação em Brasiléia para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados ao assassinato de Regina Patrícia Teixeira da Cunha, ocorrido na madrugada do dia 2 de janeiro deste ano.
Durante a ação, coordenada pela Delegacia-Geral de Brasiléia, quatro pessoas foram presas, suspeitas de participação direta no planejamento e na execução do homicídio, considerado qualificado e de extrema violência. Uma quinta investigada, apontada como responsável pela logística do crime, segue foragida e já teria manifestado intenção de deixar a comarca.

Regina foi ‘condenada’ pelo ‘tribunal do crime’ e assassinada encima da sua cama por pessoas que conhecia ligadas a facções.
Segundo as investigações, o crime foi motivado por um “decreto” emitido por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que acusavam a vítima de colaborar com a polícia.
Além das prisões, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão em um imóvel no bairro Eldorado, apontado como o centro de articulação do grupo criminoso. No local, a polícia tentou localizar a faca de açougueiro usada no assassinato, um sistema de gravação de câmeras de segurança (DVR) que teria registrado a movimentação dos suspeitos, além de objetos que podem conter vestígios de sangue.
De acordo com o inquérito, a investigada foragida teria fornecido a arma do crime — uma faca de grande porte com cabo branco — e emprestado a própria motocicleta para o deslocamento e fuga dos executores.
A vítima foi surpreendida dentro do próprio quarto enquanto dormia, com o som ligado, o que impediu que os vizinhos percebessem os pedidos de socorro. A polícia também apura a participação da enteada da vítima, que teria facilitado o acesso dos criminosos à residência e neutralizado o cachorro da família para evitar alarde.
O delegado Erick Ferreira Maciel fundamentou o pedido de prisão preventiva na periculosidade dos envolvidos e no risco à ordem pública, ressaltando que a liberdade dos investigados poderia comprometer as investigações, intimidar testemunhas e prejudicar a colheita de provas.
As investigações seguem em andamento para localizar a quinta suspeita e concluir o inquérito policial, que já conta com confissões parciais dos presos.
Comentários
Extra
Jovem é morto com tiros no peito e cabeça em área de invasão em Epitaciolândia
Vítima de 23 anos foi encontrada sem vida em um quintal na divisa entre os bairros Vila Vitória e José Hassem; Polícia Civil investiga autoria e motivação
Um jovem de 23 anos, identificado como Daniel Teixeira Ribeiro, foi assassinado na noite desta segunda-feira (12) dentro de uma área de invasão localizada na divisa entre os bairros Vila Vitória e José Hassem, no município de Epitaciolândia.
De acordo com informações preliminares levantadas pelas autoridades, Daniel estava na casa de familiares quando recebeu uma ligação de conhecidos e decidiu ir até o local ainda durante a tarde. Horas depois, moradores relataram ter ouvido disparos de arma de fogo.
Após os tiros, populares saíram para verificar o que havia ocorrido e encontraram o jovem caído em um quintal já por volta das 22 horas. Foi identificado três marcas de disparos; um na cabeça dois no peito. Um dos projéteis transpassou saindo nas costas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar foram acionados, mas enfrentaram dificuldades para chegar até o local, já que moradores demoraram cerca de 30 minutos para fornecer informações que permitissem o acesso da equipe de resgate.
Quando os socorristas conseguiram chegar, apenas puderam constatar o óbito. Não foi identificada saída do projétil, o que indica que a ‘bala’ permanece alojada no corpo da vítima.
O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco, onde passará por exames periciais. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Técnica, e o caso passa a ser investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer a motivação do crime e identificar os autores.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 026/2025 – COMPRAS.GOV 90026/2025
OBJETO: Registro de preços para aquisição de Material de expediente e suprimentos de informática, destinados a atender às necessidades das diversas secretarias, departamentos e órgãos que compõem a estrutura administrativa da Prefeitura do município de Brasiléia/AC.
Data da Abertura: 28 de janeiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 13/01/2026 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br, Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP e https://www.brasileia.ac.gov.br/.
Brasiléia/AC, 12 de janeiro de 2026.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira





























Você precisa fazer login para comentar.