Flash
Infectado pelo coronavírus abraçou Jorge Viana e outros petistas em Capixaba
Seu Manoel esteve na Itália há poucos dias e pode ter adquirido o vírus no país que mais sofre com a pandemia. Ele manifestou os sintomas na segunda (16), teve atendimento negado na UPA do Segundo Distrito, segundo a família

Seu Manoel José mora nas dependências da Cooperacre. Cerca de 70 servidores trabalham no local, que recebe ainda grande circulação de pessoas para abastecimento de produtos de extrativismo
Marcus José com jornais do acre
O ex-governador do Acre Jorge Viana teve contato próximo com seu Manoel José, o popular Manoel da Gameleira de 81 anos, dois dias antes dele começar a sentir os sintomas de coronavírus.
O presidente da Cooperacre testou positivo para Covid-18 na última sexta-feira (20) e é um dos sete casos confirmados.
O contato entre os dois aconteceu no dia 14 de março, em Capixaba, durante ato de filiação do PT. O deputado estadual Daniel Zen também participou da agenda. Ele está gripado e informou que vai ficar isolado em casa.
Até o momento, o também ex-senador Jorge Viana ainda não falou sobre o assunto.
Seu Manoel da Gameleira esteve na Itália há poucos dias e pode ter adquirido o vírus no país que mais sofre com a pandemia. Ele manifestou os sintomas na segunda (16), teve atendimento negado na UPA do Segundo Distrito, segundo a família, e só obteve testagem para a doença em unidade particular.
Servidores vivem clima de terror após patrão ser diagnosticado com coronavírus

Funcionários da Cooperacre tiveram contato com infectado e não foram liberados do serviço
Servidores da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) estão apavorados desde que o presidente e fundador da empresa, Manoel José, de 81 anos, testou positivo para coronavírus nesta quinta-feira (19). Eles ainda não foram liberados para quarentena mesmo após o diagnóstico do paciente.
Seu Manoel da Gameleira mora nas dependências da Cooperacre. Cerca de 70 servidores trabalham no local, que recebe ainda grande circulação de pessoas para abastecimento de produtos de extrativismo. Aproximadamente 150 circulam diariamente no espaço.
________________
Alguns desses funcionários tiveram contato próximo com o idoso ao longo da semana e, segundo recomendações das autoridades em saúde, precisam entrar em quarentena imediatamente para evitar propagação do vírus, caso tenham se contaminado.
________________
Porém, a direção da empresa informou que só vai liberar quem apresentar sintomas, ignorando que o contágio se dá mesmo antes da doença apresentar sinais. A Cooperacre anunciou também que suspendeu por 20 dias as visitas e atendimentos aos produtores e clientes.
Há cerca de 15 dias, o presidente da Cooperacre esteve na Itália, país mais castigado pelo coronavírus, para fechar negócios. Suspeita-se que ele tenha adquirido a doença na viagem. Os sintomas no idoso começaram na segunda (16).

Itália bate de novo recorde de mortos por coronavírus: 793 em 24 horas Número total de mortos vai a 4.825. Na última quinta (19), o país europeu superou a China nesse registro (Foto: internet).
Segundo informações, mesmo após o diagnóstico o homem foi visto transitando pela empresa.
Ele não teria recebido orientações de isolamento por parte de unidade de saúde particular que procurou após ter atendimento negado na UPA do Segundo Distrito, de acordo com a direção da Cooperacre.
__________________
Mesmo estando em grupo de risco, o homem não foi internado pelo governo e só entrou em isolamento em casa na noite de sexta. Ele sente febre alta, tosse e cansaço.
___________________
O caso mais preocupante dos sete confirmados de coronavírus no Acre é o do senhor Manoel José, presidente da Cooperacre.

Seu Manoel tem 81 anos e por fazer parte do grupo de risco seu caso requer extremos cuidados.
Segundo informações apuradas com familiares, seu Manoel José (o popular Manoel da Gameleira), contraiu a doença na Itália onde esteve nas últimas semanas. Na quarta-feira, 18, já sentindo alguns sintomas, fez o exame e o resultado saiu ontem sexta-feira.
_________________
O presidente da Cooperacre, não esteve em Xapuri como tem sido divulgado, quando foi informado do resultado positivo. Imediatamente veio para Rio Branco, onde procurou atendimento médico e as orientações sobre seu tratamento, já que se trata de um idoso, que faz parte do grupo de risco.
________________
Seu Manoel da Gameleira, além de presidente, é um dos fundadores da Cooperacre, que é constituída de mais de 30 cooperativas e associações e possui mais de dois mil cooperados.
Informações da família
Figura ilustre em Capixaba, seu Manoel é o maior símbolo do cooperativismo no Acre, ex-seringueiro, monitor das Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica, ele é uma personalidade muito conhecida em Capixaba. “Os melhores campeonatos de bola aqui, era la no seu Manoel, na Gameleira”, disse um esportista do município.
Após a confirmação do caso de coronavirus, em Capixaba, a Secretaria Municipal de Saúde, orientou que a população redobre os cuidados e evitem sair de casa, já que Seu Manoel trabalha em Rio Branco, mas nos finais de semana se dirige a Capixaba para ficar com a família.
Foi o percurso que fez no último final de semana, antes de saber que estava infectado. No sábado,14, Seu Manoel saiu de Rio Branco direto para uma reunião partidária, que acontecia no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Logo após a reunião, se dirigiu para sua casa no Projeto São Gabriel, Ramal Eletrônico. Segundo a familia do seu Manoel da Gameleira, o mesmo não viajou para a Itália e nem esteve em Xapuri, como vem sendo noticiado.
Na segunda-feira, 16, começou a sentir os sintomas e depois procurou atendimento médico. Apesar da idade, Seu Manoel não ficou internado na UPA do Segundo Distrito, onde buscou atendimento. Ele está isolado, cumprindo quarentena na casa de familiares em Rio Branco.
Segundo a família, Seu Manoel está se recuperando bem, já se alimenta e apresenta melhoras consideráveis, diante do quadro clínico que se encontrava anteriormente.
Após contato com infectado, presidente do PT faz exame de coronavírus e alerta ‘companheiros’

O presidente do PT no Acre, Cesário Braga, gravou vídeo na manhã deste sábado (21) afirmando que procurou o hospital para realizar exame para saber se está ou não contaminado com coronavírus.
Cesário diz que resolveu fazer o exame após participar de agenda política na cidade de Capixaba com a presença do presidente da Cooperacre e fundador do PT na cidade, Manoel José, o popular Manoel da Gameleira de 81 anos, que foi diagnosticado com o Codiv-19 após retornar de viagem da Itália.
“Infelizmente o companheiro Manoel foi diagnosticado com coronavírus e isso nos causa uma grande preocupação. Primeiro por ele ter mais de 80 e estar no grupo de risco e depois gerou uma preocupação geral. Estava me sentindo gripado e estou isolado desde terça-feira na minha casa e quando vi que o caso do Seu Manoel foi confirmado decidi ir à UPA fazer o exame”, diz.
Cesário diz que o resultado ainda vai demorar um pouco, mas pede que as pessoas que participaram da agenda com o presidente da Cooperacre procurem o hospital para fazer o exame também.
“Casos os companheiros que estivaram na reunião sentirem algum dos sintomas procurem o hospital para fazer os exames”, diz.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.
Comentários
Flash
Polícia Civil deflagra Operação “Desmonte 4” e prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação “Desmonte 4”, ação que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT).

Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco-AC e uma em Várzea Grande-MT, esta última localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa.
Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco. As ações tinham como objetivo fortalecer a presença da facção e ampliar sua capacidade de atuação criminosa.
O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique da Silva Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções.

Em coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Neves destaca que a Operação Desmonte 4 representa mais um duro golpe contra o crime organizado no Acre. Foto: assessoria/ PCAC
“A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado.
A Operação “Desmonte 4” integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência.
A atuação da Renorcrim, por meio da Diop/Senasp, tem como principal objetivo fortalecer o enfrentamento nacional e duradouro ao crime organizado, garantindo respostas rápidas e integradas às ações das facções criminosas, que têm atuação interestadual.









Você precisa fazer login para comentar.