Conecte-se conosco

Flash

Infectado pelo coronavírus abraçou Jorge Viana e outros petistas em Capixaba

Publicado

em

Seu Manoel esteve na Itália há poucos dias e pode ter adquirido o vírus no país que mais sofre com a pandemia. Ele manifestou os sintomas na segunda (16), teve atendimento negado na UPA do Segundo Distrito, segundo a família

Seu Manoel José mora nas dependências da Cooperacre. Cerca de 70 servidores trabalham no local, que recebe ainda grande circulação de pessoas para abastecimento de produtos de extrativismo

Marcus José com jornais do acre

O ex-governador do Acre Jorge Viana teve contato próximo com seu Manoel José,  o popular Manoel da Gameleira de 81 anos, dois dias antes dele começar a sentir os sintomas de coronavírus.

O presidente da Cooperacre testou positivo para Covid-18 na última sexta-feira (20) e é um dos sete casos confirmados.

O contato entre os dois aconteceu no dia 14 de março, em Capixaba, durante ato de filiação do PT. O deputado estadual Daniel Zen também participou da agenda. Ele está gripado e informou que vai ficar isolado em casa.

Até o momento, o também ex-senador Jorge Viana ainda não falou sobre o assunto.

Seu Manoel da Gameleira esteve na Itália há poucos dias e pode ter adquirido o vírus no país que mais sofre com a pandemia. Ele manifestou os sintomas na segunda (16), teve atendimento negado na UPA do Segundo Distrito, segundo a família, e só obteve testagem para a doença em unidade particular.

Servidores vivem clima de terror após patrão ser diagnosticado com coronavírus

Funcionários da Cooperacre tiveram contato com infectado e não foram liberados do serviço

Servidores da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) estão apavorados desde que o presidente e fundador da empresa, Manoel José, de 81 anos, testou positivo para coronavírus nesta quinta-feira (19). Eles ainda não foram liberados para quarentena mesmo após o diagnóstico do paciente.

Seu Manoel da Gameleira mora nas dependências da Cooperacre. Cerca de 70 servidores trabalham no local, que recebe ainda grande circulação de pessoas para abastecimento de produtos de extrativismo. Aproximadamente 150 circulam diariamente no espaço.

________________

Alguns desses funcionários tiveram contato próximo com o idoso ao longo da semana e, segundo recomendações das autoridades em saúde, precisam entrar em quarentena imediatamente para evitar propagação do vírus, caso tenham se contaminado.

________________

Porém, a direção da empresa informou que só vai liberar quem apresentar sintomas, ignorando que o contágio se dá mesmo antes da doença apresentar sinais. A Cooperacre anunciou também que suspendeu por 20 dias as visitas e atendimentos aos produtores e clientes.

Há cerca de 15 dias, o presidente da Cooperacre esteve na Itália, país mais castigado pelo coronavírus, para fechar negócios. Suspeita-se que ele tenha adquirido a doença na viagem. Os sintomas no idoso começaram na segunda (16).

Itália bate de novo recorde de mortos por coronavírus: 793 em 24 horas Número total de mortos vai a 4.825. Na última quinta (19), o país europeu superou a China nesse registro (Foto: internet).

Segundo informações, mesmo após o diagnóstico o homem foi visto transitando pela empresa.

Ele não teria recebido orientações de isolamento por parte de unidade de saúde particular que procurou após ter atendimento negado na UPA do Segundo Distrito, de acordo com a direção da Cooperacre.

__________________

Mesmo estando em grupo de risco, o homem não foi internado pelo governo e só entrou em isolamento em casa na noite de sexta. Ele sente febre alta, tosse e cansaço.

___________________

O caso mais preocupante dos sete confirmados de coronavírus no Acre é o do senhor Manoel José, presidente da Cooperacre.

Seu Manoel tem 81 anos e por fazer parte do grupo de risco seu caso requer extremos cuidados.

Segundo informações apuradas com familiares, seu Manoel José (o popular Manoel da Gameleira), contraiu a doença na Itália onde esteve nas últimas semanas. Na quarta-feira, 18, já sentindo alguns sintomas, fez o exame e o resultado saiu ontem sexta-feira.

_________________

O presidente da Cooperacre, não esteve em Xapuri como tem sido divulgado, quando foi informado do resultado positivo. Imediatamente veio para Rio Branco, onde procurou atendimento médico e as orientações sobre seu tratamento, já que se trata de um idoso, que faz parte do grupo de risco.

________________

Seu Manoel da Gameleira, além de presidente, é um dos fundadores da Cooperacre, que é constituída de mais de 30 cooperativas e associações e possui mais de dois mil cooperados.

Informações da família 

Figura ilustre em Capixaba, seu Manoel é o maior símbolo do cooperativismo no Acre, ex-seringueiro, monitor das Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica, ele é uma personalidade muito conhecida em Capixaba. “Os melhores campeonatos de bola aqui, era la no seu Manoel, na Gameleira”, disse um esportista do município.

Após a confirmação do caso de coronavirus, em Capixaba, a Secretaria Municipal de Saúde, orientou que a população redobre os cuidados e evitem sair de casa, já que Seu Manoel trabalha em Rio Branco, mas nos finais de semana se dirige a Capixaba para ficar com a família.

Foi o percurso que fez no último final de semana, antes de saber que estava infectado. No sábado,14, Seu Manoel saiu de Rio Branco direto para uma reunião partidária, que acontecia no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Logo após a reunião, se dirigiu para sua casa no Projeto São Gabriel, Ramal Eletrônico. Segundo a familia do seu Manoel da Gameleira, o mesmo não viajou para a Itália e nem esteve em Xapuri, como vem sendo noticiado.

Na segunda-feira, 16, começou a sentir os sintomas e depois procurou atendimento médico. Apesar da idade, Seu Manoel não ficou internado na UPA do Segundo Distrito, onde buscou atendimento. Ele está isolado, cumprindo quarentena na casa de familiares em Rio Branco.

Segundo a família, Seu Manoel está se recuperando bem, já se alimenta e apresenta melhoras consideráveis, diante do quadro clínico que se encontrava anteriormente.

Após contato com infectado, presidente do PT faz exame de coronavírus e alerta ‘companheiros’

O presidente do PT no Acre, Cesário Braga, gravou vídeo na manhã deste sábado (21) afirmando que procurou o hospital para realizar exame para saber se está ou não contaminado com coronavírus.

Cesário diz que resolveu fazer o exame após participar de agenda política na cidade de Capixaba com a presença do presidente da Cooperacre e fundador do PT na cidade, Manoel José, o popular Manoel da Gameleira de 81 anos, que foi diagnosticado com o Codiv-19 após retornar de viagem da Itália.

“Infelizmente o companheiro Manoel foi diagnosticado com coronavírus e isso nos causa uma grande preocupação. Primeiro por ele ter mais de 80 e estar no grupo de risco e depois gerou uma preocupação geral. Estava me sentindo gripado e estou isolado desde terça-feira na minha casa e quando vi que o caso do Seu Manoel foi confirmado decidi ir à UPA fazer o exame”, diz.

Cesário diz que o resultado ainda vai demorar um pouco, mas pede que as pessoas que participaram da agenda com o presidente da Cooperacre procurem o hospital para fazer o exame também.

“Casos os companheiros que estivaram na reunião sentirem algum dos sintomas procurem o hospital para fazer os exames”, diz.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Cortes no orçamento das universidades federais ameaçam funcionamento da UFAC em 2026; redução será de quase R$ 400 milhões

Publicado

em

Por Dell Pinheiro

As universidades federais brasileiras enfrentarão um novo cenário de restrição financeira em 2026, com a redução de quase R$ 400 milhões no orçamento discricionário aprovada pelo Congresso Nacional. Entre as instituições impactadas está a Universidade Federal do Acre (UFAC), que já lida com limitações orçamentárias e vê agravadas as dificuldades para manter atividades essenciais.

O orçamento discricionário é responsável por custear despesas básicas do funcionamento universitário, como pagamento de água, energia elétrica, segurança patrimonial, limpeza, manutenção de prédios e apoio a atividades acadêmicas. Com o corte, a UFAC poderá ter comprometida a rotina dos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, afetando diretamente o ensino, a pesquisa e as ações de extensão desenvolvidas junto à comunidade acreana.

Uma das áreas mais sensíveis é a assistência estudantil. Programas de auxílio permanência, moradia, alimentação e transporte, fundamentais para estudantes em situação de vulnerabilidade social, correm risco de sofrer redução. Na UFAC, esses auxílios são considerados estratégicos para garantir o acesso e a permanência de alunos do interior do estado, de comunidades indígenas, ribeirinhas e de baixa renda.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) manifestou preocupação com o cenário e alertou que o orçamento previsto para 2026 será inferior ao de 2025. Segundo a entidade, a queda ocorre em um contexto de inflação acumulada e de reajustes contratuais, o que reduz ainda mais a capacidade das universidades de manter seus compromissos financeiros.

Para a UFAC, os cortes representam um desafio adicional em um Estado onde a universidade federal desempenha papel central na formação de profissionais, na produção científica e no desenvolvimento regional. Gestores e a comunidade acadêmica alertam que a manutenção do ensino público, gratuito e de qualidade depende de um financiamento compatível com as demandas reais das instituições.

Comentários

Continue lendo

Flash

VÍDEO: Segundo envolvido no assassinato de Moisés Alencastro é preso pela DHPP em Rio Branco

Publicado

em

Nataniel Oliveira teve prisão preventiva decretada pela Justiça; outro suspeito já havia sido preso e confessado o crime

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu, no fim da tarde desta quinta-feira (25), Nataniel Oliveira de Lima, apontado como o segundo envolvido no assassinato do colunista Moisés Alencastro, ocorrido no último domingo (22), em Rio Branco.

A prisão aconteceu em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado, durante uma ação de investigadores da especializada. Contra Nataniel havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Estadual das Garantias, após representação feita pelo delegado Alcino Ferreira Júnior. No mesmo endereço, a polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão.

Ainda na madrugada desta quinta-feira, a DHPP já havia prendido Antônio de Souza Morães, de 22 anos, que confessou a autoria do crime. No entanto, os detalhes sobre a dinâmica e a motivação do homicídio não foram divulgados oficialmente.

Moisés Alencastro, que era servidor do Ministério Público do Acre e atuava como colunista, foi morto dentro do próprio apartamento, localizado no bairro Morada do Sol. O caso causou grande repercussão no meio jornalístico e institucional do estado.

Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação aponta para um crime de natureza passional. As investigações continuam para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação de cada envolvido.

Comentários

Continue lendo

Flash

PAA: Nova portaria libera R$ 4 milhões para compra direta de alimentos de produtores acreanos

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

O Governo Federal destinou até R$ 4 milhões para o Acre executar a modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), voltada à compra de produtos da agricultura familiar para doação a povos indígenas em situação de insegurança alimentar. A medida foi oficializada por portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23, e terá vigência inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

Pela regra, o Estado deverá priorizar a compra direta de alimentos produzidos pelos próprios povos indígenas. Caso a oferta não seja suficiente, a aquisição poderá ocorrer junto a outras comunidades tradicionais e, em último caso, a agricultores familiares em geral. Os alimentos, in natura ou industrializados, deverão respeitar os hábitos alimentares locais e serão distribuídos diretamente nas aldeias ou em equipamentos públicos instalados nos territórios indígenas.

O pagamento aos fornecedores será feito diretamente pelo Governo Federal, por meio do MDS, garantindo mais segurança ao produtor e evitando atrasos. Para ter acesso aos recursos, o Acre precisa confirmar o interesse no programa em até 30 dias após a publicação da portaria, aceitando as metas no sistema do PAA. Caso o prazo não seja cumprido, o recurso poderá ser remanejado para outros estados.

O Estado terá até 90 dias para cadastrar a proposta no sistema e iniciar as operações, após aprovação do plano operacional e emissão dos cartões dos beneficiários fornecedores.

Comentários

Continue lendo