Conecte-se conosco

Cotidiano

Estudante indígena do Jordão alcança 920 pontos no Enem 2024 e inspira comunidade

Publicado

em

Nenhum candidato atingiu a pontuação máxima, mas quatro estudantes obtiveram notas acima de 980. Entre os candidatos do estado que alcançaram entre 950 e 980 pontos, foram registrados 129 estudantes , sendo 17 deles da rede pública de ensino.

Tayla Kaxinawá, de Jordão celebra sua conquista de 920 pontos no Enem 2024. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A estudante Tayla Paulino Sales Kaxinawá, da Escola Estadual Jairo de Figueiredo Melo, localizada no município de Jordão, no interior do Acre, alcançou a marca de 920 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O resultado posiciona Tayla, de 18 anos e pertencente à etnia Kaxinawá, como uma das melhores colocadas no estado na edição deste ano.

O Enem 2024, considerado a principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil, desafiou os participantes com 180 questões e uma redação sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Tayla superou a média nacional de redação, que foi de 660 pontos, com um desempenho que reflete sua dedicação aos estudos e sua superação diante de adversidades.

Rotina de estudos e apoio docente

Segundo Tayla, sua preparação foi intensa. Durante cinco meses, ela seguiu um cronograma que incluía videoaulas, resumos e aulões do projeto Pré-Enem Legal. Além disso, nos últimos meses, resolveu cinco provas anteriores do Enem e treinou redação semanalmente. O incentivo do professor de língua portuguesa, Yan Dias, foi essencial: ele reforçou bastante a produção textual, auxiliando Tayla a alcançar a excelência.

Com dedicação e foco, Tayla superou preconceitos e destacou-se como uma das melhores deste Enem. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Tive que pausar os estudos por duas semanas para uma viagem, mas voltei ainda mais focada. Treinei redações sobre temas possíveis até o dia da prova”, relatou Tayla.

Mesmo com toda a preparação, a jovem ficou surpresa com o resultado. “Sabia que ia tirar uma boa nota, mas não imaginava que seria tão alta. Estou muito feliz por ter conseguido. Temos que superar as adversidades para realizar nossos sonhos”.

Superação e conquista

A trajetória de Tayla é um exemplo de resiliência. Durante a infância, sofreu preconceito e bullying por ser indígena, a ponto de seus pais considerarem tirá-la da escola. No entanto, sua determinação a levou a persistir e transformar desafios em motivação.

A trajetória de Tayla é um exemplo de resiliência. Durante a infância, sofreu preconceito e bullying por ser indígena, a ponto de seus pais considerarem tirá-la da escola. Foto: internet 

Hoje, Tayla comemora não apenas o resultado do Enem, mas a chance de realizar seu sonho de cursar Medicina. Sua conquista é um orgulho para o Jordão, um município de difícil acesso a 839 km de Rio Branco, onde só é possível chegar de avião ou barco, e também para todo o estado do Acre, que celebra o poder transformador da educação.

“O Enem é uma oportunidade única. Espero que minha história inspire outros jovens indígenas e estudantes de regiões distantes a acreditarem na educação como caminho para transformar suas vidas”, declarou Tayla, emocionada.

A jovem agora se prepara para a próxima etapa: o ingresso na universidade e o início de uma nova jornada, com o objetivo de contribuir para a saúde e o bem-estar de sua comunidade.

Estudante Tayla Kaxiawá, de 18 anos, sonha cursar Medicina e transformar desafios em oportunidades. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo