Conecte-se conosco

Acre

Incra/AC e Terra legal promovem a regularização fundiária em Assis Brasil

Publicado

em

DSC_0010

A Superintendência Regional do Incra/AC está articulando a destinação de parte das terras do Seringal Paraguaçu, que pertence a União, da qual também faz parte o Projeto de Assentamento Paraguaçu para Assis Brasil, uma vez que o município está dentro dessas terras, portanto, impossibilitado de expandir seu território justamente por não ter os documentos recularizados.

Esta semana a Divisão de Obtenção e o Terra Legal participaram de uma reunião com o prefeito Humberto Gonçalves Filho para articular essa regularização, que é de suma importância para o município. Sem título, a Prefeitura não tem acesso a políticas que asseguram todos os investimentos em infraestutura e todo tipo de investimentos necessários ao desenvolvimento regional.

Durante a reunião o chefe da Divisão de Obtenção do Incra, Jerônimo Stahlhofer e o chefe da Divisão Técnica do Terra Legal Pedro Gomes fizeram os devidos encaminhamentos para que a equipe da Prefeitura possa encaminhar os documentos, cumpram corretamente todos os tramites burocráticos e assegurem agilidade no processo.

Segundo o chefe de Obtenção do Incra, Jerônimo Stahlhofer o município está dentro de parte dessa área do seringal, no perímetro urbano e mesmo já estando devidamente georreferênciado, o processo não tramita rapidamente pois demanda muitas etapas burocráticas.

O prefeito Humberto Gonçalves Filho agradeceu o empenho do Incra em não medir esforços no encaminhamento desse processo que não é tão simples e vai ajudar a resolver graves problemas sociais no município, como por exemplo, que a expansão territorial possibilite a realocação de famílias da área de alagação para a parte alta da cidade.

“O que pra nós só é possível após a regularização com a devida documentação, claro”, acrescentou o prefeito.

Da Assessoria

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.

Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.

Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Publicado

em

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos

A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.
Foto: Sérgio Vale

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste sábado, 27, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 12h, o manancial marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio estava em 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em poucas horas, o Rio Acre subiu mais 40 centímetros, intensificando o risco de alagamentos em diferentes regiões da capital.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas áreas de cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital acreana.

Comentários

Continue lendo