Acre
Imigrantes pedem esmolas em ponte para poder chegar à capital do Acre

Imigrante pede dinheiro aos motoristas para comer e poder chegar ao abrigo na capital do Acre – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima
Um imigrante de aproximadamente 25 anos, foi flagrado na cidade de Brasiléia na manhã desta quinta-feira, dia 29, pedindo dinheiro para poder chegar na capital do Acre, Rio Branco, aos motoristas que esperavam para atravessar para a cidade vizinha de Epitaciolândia.
Depois de dois meses do fechamento do abrigo que foi montado pelo governo do Acre no mês de Abril passado, chegou a ter mais de 2500 imigrantes cadastrados. Foram quase quatro anos e cerca 30 mil imigrante de várias nacionalidades que receberam ajuda com abrigo, alimentação, tratamento médico e milhares de reais custeados pelos cofres públicos.
Até o mês de abril passado, a intolerância já era visível por parte da população de Brasiléia e Epitaciolândia, devido casos de brigas, custos, furtos, assédios e problemas na estrutura montada num antigo clube esportivo que se tornava a cada dia, impróprio para seres humanos.
Com a crescente visão da mídia nacional e internacional, fora as cobranças por parte do MP estadual e Federal, o governo do Acre se viu obrigado a tomar medidas urgentes, transferindo o abrigo para o parque de exposições na Capital do Acre.
Dessa forma, sem ajuda na fronteira do Acre, muitos chegaram sem dinheiro em Brasiléia e continuaram a viajem a pé pela BR 317 (cerca de 245 km até a Capital), outros estão mendigando pelas cidades da fronteira para poder comer e comprar a passagem de ônibus.
Em tempo, o governo federal não tem qualquer intenção no momento de barrar a entrada dos imigrantes no Brasil pela fronteira do estado do Acre.

Ao perceber que estava sendo fotografado, imigrante saiu do meio dos veículos – Foto: Alexandre Lima
Comentários
Acre
Prefeito Sérgio Lopes recebe equipe da Casa da Mulher Brasileira para firmar parcerias em Epitaciolândia
Encontro visa fortalecer políticas públicas e desenvolver ações de apoio às mulheres no município
Epitaciolândia, AC. O prefeito Sérgio Lopes recebeu, nesta quinta-feira, 10, a equipe da Casa da Mulher Brasileira para discutir parcerias que promovam ações em prol das mulheres epitaciolandenses. O objetivo da reunião foi alinhar projetos que garantam maior acolhimento, proteção e oportunidades para as mulheres do município.
Durante o encontro, foram abordadas iniciativas como capacitação profissional, combate à violência doméstica, assistência psicológica e jurídica, além de programas de empoderamento feminino. A Casa da Mulher Brasileira, que já atua em outras regiões do estado, oferece serviços integrados para auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade.
Sérgio Lopes destacou a importância da parceria: “É fundamental unir forças com instituições que têm expertise no atendimento às mulheres. Já criamos a Secretaria da Muller e vamos criar redes de apoio eficiente, garantindo dignidade e oportunidades para todas as epitaciolandenses.” Destacou.
A equipe da Casa da Mulher Brasileira elogiou a iniciativa do município e se colocou à disposição para colaborar com políticas públicas que fortaleçam os direitos das mulheres. A expectativa é que, nos próximos meses, sejam implementados projetos concretos resultantes dessa cooperação.
Comentários
Acre
Acre terá calor e pancadas isoladas de chuva nesta quinta-feira (10)
A quinta-feira, 10, será marcada por tempo quente e variações de nuvens em todo o estado do Acre, segundo a previsão meteorológica. Pancadas de chuva podem ocorrer em pontos isolados, com baixa probabilidade de temporais intensos.
Nas microrregiões do leste e sul do estado, como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas pontuais. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 40% e 50% durante a tarde, alcançando níveis entre 85% e 95% nas primeiras horas do dia. Os ventos predominam do norte, com variações de noroeste e nordeste, soprando de forma fraca a calma.
Já nas regiões do centro e oeste, como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o padrão climático se repete: sol, calor e possibilidade de chuvas rápidas e isoladas. A umidade mínima prevista para a tarde varia entre 45% e 55%, enquanto a máxima pode chegar a 100% no início do dia.
Comentários
Acre
Acre segue com três nomes na lista suja do trabalho escravo

Criador: Michel Filho | Crédito: Agência O Globo – Direitos Autorais: Infoglobo
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou nesta quarta-feira, 9, o cadastro de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão. A nova lista, popularmente conhecida como “lista suja”, inclui 155 novos nomes. Nenhum dos novos nomes são do Acre.
Com a atualização, o total de registros ativos no cadastro chega a 745. As principais atividades econômicas envolvidas nos casos são criação de bovinos, cultivo de café e trabalho doméstico, setores historicamente associados à vulnerabilidade trabalhista.
Atualmente, o Acre conta com três pessoas na lista, são elas: Sandro Ferreira da Silva, dono da Fazenda Retiro, localizada na BR-364, km 24, no município de Manoel Urbano, permanece na lista. Além dele, Hudson Primo Coelho, com endereço registrado na Bahia, e João Paulo Nunes da Silva, residente no Mato Grosso, também constam na relação, embora não possuam propriedades no Acre.
A “lista suja” é atualizada a cada seis meses e tem como objetivo dar transparência às ações de combate ao trabalho escravo contemporâneo no Brasil. A última atualização havia sido feita em outubro de 2024.
Você precisa fazer login para comentar.