Acre
ICMBio é acusado de deteriorar trator durante operação em Reserva Extrativista

Um morador do quilômetro 59 da reserva extrativista Chico Mendes, acusa o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) de ter destruído seu trator durante uma operação na região. Júnior Santos, de 26 anos, estava realizando o transporte de madeira para a construção de uma ponte que integraria as comunidades do quilômetro 59 e do quilômetro 52. Durante a ação do ICMBio, o trator foi danificado irreparavelmente, segundo a denúncia.
De acordo com o relato, o morador foi surpreendido pela abordagem de agentes do ICMBio enquanto realizava o transporte da madeira. “Nós estávamos lá e fomos informados que o ICMBio estava vindo. Como eles pegam a gente, prendem, humilham, falam o que quiser com a gente, eu corri”, contou Júnior. Ele afirmou que, ao tentar colaborar, deixou a chave do trator para que o veículo fosse apreendido, mas o que aconteceu foi ainda pior.
“Deixei a logo a chave do trator, para eles pegarem e aprenderem, para dar a multa. Mas eles não podiam fazer o que fizeram, danificaram a máquina, estouraram o motor, furaram os pneus”, disse ele. Além de danificarem a máquina e a madeira, o morador afirma que os agentes furtaram a bateria e outras peças.

O vereador Zemar Gerônimo, de Brasileia, se manifestou contra a ação do ICMBio, classificando-a como ilegal e arbitrária. O parlamentar relatou que Júnior Santos estava realizando um serviço legítimo, sem saber da operação, e que, ao invés de apreender o trator, os agentes agiram de forma truculenta, danificando a máquina irreparavelmente. “Essa atitude, essa operação do ICMBio, ela é a margem da lei, ela é ilegal”, declarou o vereador. “O Júnior estava realmente fazendo um frete para levar a madeira de uma ponte, quando chegaram quatro carros cheios de homens armados do ICMBio e todos eles correram, mas o trator ficou e eles, ao invés de apreender o bem, danificaram o trator, danificaram totalmente”, completou.

O vereador também criticou a falta de comunicação do ICMBio com a comunidade local e questionou a legalidade da operação. “Eles derramaram o óleo do motor e ligaram o motor até quebrar, até o motor ser fundido. Isso é uma ação arbitrária, isso é uma ação truculenta”, afirmou o vereador, que solicitou um relatório detalhado da operação, com a identificação dos agentes envolvidos, bem como um registro da destruição do trator e da madeira que seria utilizada na construção da ponte.
O caso gerou revolta na Câmara Municipal de Brasileia, que, além de disponibilizar um advogado para auxiliar Júnior Santos, também exigiu que o ICMBio apresente explicações sobre a operação. O assessor jurídico da Câmara foi designado para acompanhar o caso e tomar as medidas legais cabíveis.

VEJA VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Envira permanece acima da cota de transbordamento e mantém Feijó em alerta
Nível do manancial marcou 12,01 metros nesta quarta-feira (14); duas famílias foram retiradas de áreas alagadas

O rio Envira permanece acima da cota de transbordamento no município de Feijó e segue mantendo autoridades e moradores das áreas ribeirinhas em estado de alerta. De acordo com o Informativo Hídrico divulgado pela Defesa Civil Municipal nesta quarta-feira (14), às 6h, o nível do rio foi registrado em 12,01 metros.
Apesar da leve redução em relação à medição do dia anterior, quando o manancial atingiu 12,39 metros, o rio continua acima da cota de transbordamento, fixada em 12 metros, e bem acima da cota de alerta, que é de 11 metros. O cenário ainda é considerado preocupante pela Defesa Civil.
O transbordamento ocorreu na tarde de terça-feira (13), causando alagamentos em áreas ribeirinhas e em bairros mais baixos da cidade. Em decorrência da cheia, duas famílias precisaram ser retiradas de suas residências e encaminhadas para locais seguros.
A Defesa Civil de Feijó informou que mantém o monitoramento permanente do comportamento do rio e equipes de prontidão para agir em caso de nova elevação do nível ou necessidade de novas remoções. O órgão destacou ainda que o nível máximo histórico do rio Envira no município é de 14,54 metros, o que reforça o estado de atenção enquanto o manancial permanecer acima das cotas de segurança.
Comentários
Acre
Polícia Civil cumpre novos mandados e encontra depósito clandestino de medicamentos em Rio Branco
Em mais um desdobramento das investigações sobre o desvio de medicamentos e insumos hospitalares da rede estadual de saúde, a Polícia Civil do Acre (PCAC) cumpriu, nesta quarta-feira, 14, dois mandados de busca e apreensão em Rio Branco.
Um dos locais inspecionados fica na região da Gameleira, onde a equipe policial localizou mais um depósito clandestino utilizado para o armazenamento irregular de medicamentos oriundos da rede pública de saúde. De acordo com a investigação, a autoridade policial trabalha com a hipótese de que o local seja de responsabilidade do mesmo idoso de 74 anos que já vinha sendo investigado desde a semana passada por envolvimento no esquema. O segundo alvo da operação foi uma clínica que presta serviços de saúde, pois os proprietários do estabelecimento são investigados sobre a hipótese de crime de receptação de medicamentos.
A ação faz parte de uma investigação mais ampla, iniciada há alguns meses a pedido do secretário de Estado de Saúde, e conduzida por meio de uma força-tarefa da Polícia Civil. Com os mandados cumpridos nesta quarta-feira, já são cinco ordens judiciais executadas no âmbito da apuração, que busca identificar todos os envolvidos no esquema criminoso, bem como o destino final dos medicamentos desviados.
O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, destacou a importância do trabalho investigativo e o compromisso da instituição com a defesa da saúde pública. “Estamos tratando de um crime extremamente grave, que atinge diretamente a população que depende do sistema público de saúde. A Polícia Civil está atuando de forma firme e contínua para identificar todos os responsáveis, desarticular esse esquema criminoso e garantir que os culpados sejam responsabilizados na forma da lei. Esse é um trabalho técnico, sério e que seguirá até o completo esclarecimento dos fatos”, afirmou o delegado-geral.
As investigações seguem em andamento, e novas diligências não estão descartadas. A Polícia Civil reforça que denúncias podem contribuir de forma decisiva para o avanço das apurações, através do 181.
Comentários
Acre
Rio Juruá registra nível quase quatro metros acima do registrado no mesmo período de 2025 em Cruzeiro do Sul
Manancial atingiu 11,37 metros nesta quarta-feira (14); Defesa Civil alerta para tendência de elevação nos próximos dias devido às chuvas no alto curso do rio

O rio Juruá atingiu a marca de 11,37 metros em Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira (14), nível quase quatro metros acima do registrado na mesma data do ano passado, quando o manancial marcava 7,71 metros.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, desde o início de janeiro deste ano já foram registrados 190 milímetros de chuva no município. Segundo o representante do órgão, Iranilson Nunes, a tendência é de elevação do nível do rio nos próximos dias, em razão do volume de chuvas concentrado no alto curso do Juruá.
Iranilson informou que, no município de Porto Walter, o rio já apresenta elevação significativa após um período de chuvas intensas, com registros de precipitação ao longo de praticamente 24 horas.
“Recebemos a informação de que, em Porto Walter, o rio começou a subir. Ontem choveu praticamente o dia inteiro e, consequentemente, o nível do rio aumentou naquela região. Esse volume de água costuma influenciar Cruzeiro do Sul cerca de dois dias depois”, explicou.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e mantém atenção aos próximos boletins hidrológicos.










Você precisa fazer login para comentar.