fbpx
Conecte-se conosco

Acre

ICMBio é acusado de deteriorar trator durante operação em Reserva Extrativista

Publicado

em

Um morador do quilômetro 59 da reserva extrativista Chico Mendes, acusa o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) de ter destruído seu trator durante uma operação na região. Júnior Santos, de 26 anos, estava realizando o transporte de madeira para a construção de uma ponte que integraria as comunidades do quilômetro 59 e do quilômetro 52. Durante a ação do ICMBio, o trator foi danificado irreparavelmente, segundo a denúncia.

De acordo com o relato, o morador foi surpreendido pela abordagem de agentes do ICMBio enquanto realizava o transporte da madeira. “Nós estávamos lá e fomos informados que o ICMBio estava vindo. Como eles pegam a gente, prendem, humilham, falam o que quiser com a gente, eu corri”, contou Júnior. Ele afirmou que, ao tentar colaborar, deixou a chave do trator para que o veículo fosse apreendido, mas o que aconteceu foi ainda pior.

“Deixei a logo a chave do trator, para eles pegarem e aprenderem, para dar a multa. Mas eles não podiam fazer o que fizeram, danificaram a máquina, estouraram o motor, furaram os pneus”, disse ele. Além de danificarem a máquina e a madeira, o morador afirma que os agentes furtaram a bateria e outras peças.

O vereador Zemar Gerônimo, de Brasileia, se manifestou contra a ação do ICMBio, classificando-a como ilegal e arbitrária. O parlamentar relatou que Júnior Santos estava realizando um serviço legítimo, sem saber da operação, e que, ao invés de apreender o trator, os agentes agiram de forma truculenta, danificando a máquina irreparavelmente. “Essa atitude, essa operação do ICMBio, ela é a margem da lei, ela é ilegal”, declarou o vereador. “O Júnior estava realmente fazendo um frete para levar a madeira de uma ponte, quando chegaram quatro carros cheios de homens armados do ICMBio e todos eles correram, mas o trator ficou e eles, ao invés de apreender o bem, danificaram o trator, danificaram totalmente”, completou.

O vereador também criticou a falta de comunicação do ICMBio com a comunidade local e questionou a legalidade da operação. “Eles derramaram o óleo do motor e ligaram o motor até quebrar, até o motor ser fundido. Isso é uma ação arbitrária, isso é uma ação truculenta”, afirmou o vereador, que solicitou um relatório detalhado da operação, com a identificação dos agentes envolvidos, bem como um registro da destruição do trator e da madeira que seria utilizada na construção da ponte.

O caso gerou revolta na Câmara Municipal de Brasileia, que, além de disponibilizar um advogado para auxiliar Júnior Santos, também exigiu que o ICMBio apresente explicações sobre a operação. O assessor jurídico da Câmara foi designado para acompanhar o caso e tomar as medidas legais cabíveis.

VEJA VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre diminui 81cm em 24 horas e tem a menor marca do mês: 9,91m

Publicado

em

O nível do rio Acre continua em vazante e mediu, às 6h00 deste sábado (29), 9,91m, a menor marca de todo o mês de março, em Rio Branco.

De acordo com a aferição feita pela Defesa Civi Municipal, a baixa no manancial na capital é de 81cm nas últimas 24 horas, visto que na primeira medição de sexta-feira (28), o rio Acre marcava 10,80m.

A aferição deste sábado (29) também demonstra que o nível do rio é o menor já registrado em março, pois a menor marca até então era do dia 1, quando o leito chegou a 11,31m.

Comentários

Continue lendo

Acre

Gladson sanciona leis que proíbem celulares em sala de aula no Acre

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) sancionou duas leis que visam restringir o uso de dispositivos eletrônicos em escolas e proibir a nomeação de condenados por violência doméstica para cargos públicos. As leis foram publicadas na noite de sexta-feira, 28, em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).

A Lei nº 4.582, de autoria do deputado Pedro Longo, impõe a proibição do uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos do ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas do Acre. Segundo o texto, os aparelhos deverão ser armazenados em local apropriado durante todo o período escolar. A nova regra estabelece que as instituições de ensino implementem normas seguras para o armazenamento dos dispositivos e canais de comunicação eficientes com os pais.

Paralelamente, Cameli também promulgou a Lei nº 4.577, proposta pela deputada Michelle Melo, que veda a nomeação de pessoas condenadas por violência doméstica, familiar e crimes contra a dignidade sexual para cargos públicos, administrativos e políticos.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Famílias desalojadas por enchente em Cruzeiro do Sul começam a retornar às casas na segunda-feira

Publicado

em

Rio Juruá ainda está acima da cota de alerta; Defesa Civil fará vistoria para liberar moradias conforme segurança

A partir de segunda-feira (31), as famílias desabrigadas pelas enchentes do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul começarão a ser levadas de volta para suas residências. A decisão foi anunciada pela Defesa Civil municipal após análise do nível do rio, que registrou 12,14 metros neste sábado (29) — acima da cota de alerta (11,80 m), mas ainda abaixo do limite de transbordamento (13 m).

Segundo José Lima, coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, as equipes farão vistorias nas moradias para verificar as condições de segurança. “Só liberaremos o retorno quando houver garantias. Algumas famílias podem precisar aguardar o rio baixar mais, dependendo da localização de suas casas”, explicou.

Atualmente, 152 pessoas de 32 famílias estão abrigadas em quatro escolas da cidade. O município segue monitorando o nível do Juruá, que deve continuar baixando nos próximos dias.

Comentários

Continue lendo