fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Ibaneis sobre eleições no Entorno: “Pretendo interferir o mínimo possível”

Publicado

em

Ibaneis sobre eleições no Entorno: “Pretendo interferir o mínimo possível”
Caio Barbieri

Ibaneis sobre eleições no Entorno: “Pretendo interferir o mínimo possível”

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, nesta quarta-feira (26), que não pretende interferir diretamente nas eleições municipais do Entorno, que tradicionalmente recebe atenção de políticos do Distrito Federal. Segundo o emedebista, maestro dessa composição deverá ser o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), para ter reforçada a base entre prefeitos no estado vizinho. A declaração ocorreu durante entrevista para o portal GPS|Brasília em parceria com a rede formada pela JK FM e Mix FM.

“Eu trabalho com muito respeito com todos os prefeitos do Entorno. Eles têm uma associação deles, e a gente discute os assuntos de interesse da região de uma forma bastante tranquila. Eu pretendo interferir o mínimo possível nas eleições do Entorno”, afirmou o governador.

Ibaneis ressaltou que a responsabilidade pela gestão das eleições no Entorno deve ser do governador Ronaldo Caiado, mas que, em casos envolvendo candidatos do MDB ou do PP, partidos aos quais tem ligação, poderá dar apoio e participar de eventos pontuais. No entanto, ele enfatizou que sua prioridade é a melhoria da condição de vida dos moradores da região.

“A minha questão do Entorno como um todo é a melhoria da condição de vida dos moradores do entorno que trabalham no Distrito Federal, utilizam os nossos serviços públicos, seja ele na área da educação, seja ele na área da saúde e que precisam ter uma melhoria de vida”, destacou Ibaneis Rocha.

O governador também ressaltou a importância de projetos de desenvolvimento para o Entorno que beneficiem as famílias da região, garantindo que estará aberto a colaborar com iniciativas nesse sentido. Além disso, ele elogiou a inauguração do primeiro hospital em Águas Lindas pelo governador Ronaldo Caiado, quando destacou os benefícios que a unidade trará para os moradores locais e para o sistema de saúde da região como um todo.

“Um hospital que vai facilitar muito a vida dos moradores de Aguas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, e vai desafogar também os hospitais da Ceilândia e de Brazlândia, que atendia toda essa população da região”, disse.

The post Ibaneis sobre eleições no Entorno: “Pretendo interferir o mínimo possível” first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Programa do Observatório Nacional vai retransmitir eclipse total da Lua neste domingo

Publicado

em

Neste domingo (7/9), a partir das 12h (horário de Brasília), o Observatório Nacional vai retransmitir o eclipse total da Lua, em mais uma edição do programa O Céu em sua Casa: Observação Remota. Interessados em acompanhar o fenômeno astronômico, que não será visível no Brasil, devem acessar o canal do ON, no YouTube.

Durante a live, os astrônomos amadores e profissionais que fazem parte do programa comentarão as imagens em tempo real. O Observatório Nacional é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Para dizer que não vai ser visível no Brasil, tem uma partezinha no final da fase penumbral que poderia ser vista na parte mais a leste do País, ali na região Nordeste. Só que o eclipse penumbral você não consegue perceber diferença na luminosidade da Lua. Então, podemos dizer que não vai ser visível no Brasil”, detalhou a astrônoma Josina Nascimento

“Pretendemos transmitir todas as etapas do eclipse porque tem vários parceiros internacionais, então, mesmo que tenha tempo nublado num local, em outro a gente espera que dê para ver direitinho”, explicou a astrônoma, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (Dicop) do Observatório Nacional,

O ponto alto será a fase total, quando a Lua ficará totalmente imersa na sombra da Terra e adquirirá a coloração avermelhada que caracteriza a chamada Lua de Sangue. A cor se deve à forma como a luz do Sol interage com a atmosfera terrestre. Mesmo totalmente encoberta pela sombra escura da Terra, a Lua ainda recebe luz solar indiretamente, filtrada pela atmosfera.

Cronograma do eclipse:

• Início da fase penumbral: 12h28
• Início da fase parcial: 13h27
• Início da fase total: 14h31
• Auge da fase total: das 15h12 às 15h53
• Fim da fase parcial: 16h57
• Fim da penumbra: 17h55

O que é um eclipse da Lua?
Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua entra na sombra da Terra. Essa sombra é dividida em duas partes: a umbra, que é completamente escura por não receber nenhuma luz solar direta; e a penumbra, que ainda recebe alguma iluminação do Sol. Quanto mais perfeito é o alinhamento entre Sol, Terra e Lua, maior é a duração do eclipse total.

“Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse penumbral, e, quando entra na umbra, temos o eclipse parcial. Quando a Lua está totalmente dentro da umbra, ocorre o eclipse total”, pontuou Josina.

 

Fonte: UOL

Comentários

Continue lendo

Brasil

PRF apreende 40 kg de skunk e revólver em veículo abandonado após perseguição em Rondônia

Publicado

em

Condutor fugiu de abordagem na BR-435 e abandonou carro com drogas e arma em Vilhena; caso foi registrado na Delegacia de Polícia Federal

Condutor de um Astra Sedan desobedeceu ordem de parada na BR-435, abandonou o veículo e fugiu; além da droga, policiais encontraram revólver e rádio comunicador dentro do carro. Foto: Divulgação

Um veículo GM Astra com 39,76 kg de skunk (maconha sintética) e um revólver calibre .38 foi abandonado por seu condutor durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite desta sexta-feira (5) em Vilhena, Rondônia. O motorista desobedeceu à ordem de parada no km 19 da BR-435, iniciou uma fuga em direção à BR-364 e conseguiu evadir-se após colidir o carro contra objetos estáticos na via.

Após 20 minutos de acompanhamento tático, os agentes localizaram o automóvel abandonado no trevo de acesso à BR-364. Dentro do porta-malas, foram encontrados 70 tabletes da substância análoga à maconha, um revólver não identificado (sem marca ou numeração) e um rádio comunicador. Não havia munição com a arma.

A PRF realizou buscas nas proximidades, mas não localizou o condutor ou outros suspeitos. O veículo e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Vilhena para investigação e procedimentos cabíveis. A ocorrência foi registrada como tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Comentários

Continue lendo

Brasil

PM apreende 24 quilos de maconha e prende suspeito em Nova Mamoré

Publicado

em

No momento da captura, houve resistência, sendo necessário o uso moderado da força para garantir a segurança da guarnição e do próprio conduzido

Durante a abordagem, o suspeito tentou fugir a pé, sendo contido pelos policiais – Foto: Reprodução

Com 6º BPM

Na manhã desta sexta-feira (5), a Polícia Militar, por meio de guarnição do 6º Batalhão com apoio do Serviço de Inteligência da 3ª Companhia, apreendeu aproximadamente 24 quilos de entorpecente e prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas no município de Nova Mamoré.

A ação teve início após a equipe de inteligência identificar um indivíduo em atitude suspeita, conduzindo uma motocicleta e transportando um volume na garupa.

Durante a abordagem, o suspeito tentou fugir a pé, sendo contido pelos policiais após acompanhamento. No momento da captura, houve resistência, sendo necessário o uso moderado da força para garantir a segurança da guarnição e do próprio conduzido.

Na verificação do material transportado, os policiais localizaram 21 tabletes de substância entorpecente, com características de maconha, totalizando cerca de 24 quilos. Também foram apreendidos uma motocicleta, um aparelho celular e uma bolsa com ferramentas.

O suspeito declarou preliminarmente que teria recebido a droga em Guajará-Mirim e que o destino seria o distrito de Jaci-Paraná. Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas, conforme previsto na Lei nº 11.343/2006, e apresentado juntamente com os materiais apreendidos na Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) de Nova Mamoré, para as providências legais cabíveis.

A Polícia Militar de Rondônia segue atuando de forma firme e contínua no combate ao tráfico de drogas, reforçando seu compromisso com a preservação da ordem pública e a segurança da população.

Comentários

Continue lendo