Geral
TJAC entrega fábrica de chinelos e Iapen inicia produção de chinelos em fábrica dentro de Unidade Prisional em Senador Guiomar
Com investimento de R$ 300 mil, oriundos do Orçamento Geral da União permitiu a aquisição de 27 máquinas que serão distribuídas por três unidades penitenciárias no estado

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo desembargadores, procuradores, promotores de Justiça e representantes do Iapen. Foto: assessoria
Com assessoria
Placas de borracha, tintas sublimáticas, tiras e nove máquinas quadradas vermelhas são alguns dos materiais utilizados na produção de chinelos na fábrica, dentro da Unidade Prisional de Senador Guiomard, inaugurada nesta segunda-feira, 11, pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). Contudo, mais que calçados com esses insumos, se espera produzir esperança nos reeducandos, contribuindo com a ressocialização, a fábrica conta com 9 máquinas e tem 11 detentos como trabalhadores, capacitados para atuar no novo projeto.
Batizado de Sandálias da Esperança, o projeto é uma parceria entre o Iapen, TJAC e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), sendo viabilizado com um investimento de R$ 300 mil, oriundos do Orçamento Geral da União. Esse recurso permitiu a aquisição de 27 máquinas que serão distribuídas por três unidades penitenciárias no estado para a fabricação de chinelos e outros itens, com o objetivo de capacitar os internos e gerar oportunidades de trabalho. O projeto será expandido para as unidades de Cruzeiro do Sul e Rio Branco.
A fábrica tem sido uma oportunidade para os detentos, como A. D. M., que expressou seu desejo de abrir sua própria fábrica no futuro. “Está sendo uma experiência ótima. Sair daqui com esse intuito de montar o nosso próprio negócio”, disse ele.
Maycon Mendonça, chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais de Senador Guiomard, destacou a importância da iniciativa para a ressocialização dos detentos. “O projeto oferece aos presos uma condição melhor de aproveitar o tempo na prisão, aprender uma profissão e, ao sair, ter uma ferramenta de independência”, afirmou.

A fábrica conta com 9 máquinas e tem 11 detentos como trabalhadores, capacitados para atuar no novo projeto. Foto: assessoria
Marcos Frank Costa, presidente do Iapen, reforçou o papel da instituição na ressocialização dos apenados. “A missão do Iapen é proporcionar trabalho e alternativas para o retorno dos egressos ao convívio social”, explicou ele.
Durante a solenidade de inauguração, um detento presenteou a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, com um par de chinelos fabricado na fábrica. Ferrari expressou sua alegria com o projeto, afirmando que ele oferece esperança e capacitação para os custodiados, ajudando na sua reintegração social.

Um detento presenteou a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, com um par de chinelos fabricado na fábrica
Transformação de vida
A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, expôs que, com essa fábrica, é possível proporcionar a ressocialização e também estimular que os reeducandos tenham esperança: “Com grande alegria que estamos aqui. Acreditamos que no potencial humano. Assim nós colocamos esperança no coração daquele que está aqui a cumprir a pena e logo retornará para o convívio da sociedade. Aqui só temos que agradecer a todos que contribuíram com esse grande projeto que é as Sandálias da Esperança”.
O supervisor do GMF destacou o esforço de todos para concretização do projeto. Segundo informou o magistrado, o trabalho iniciou quando ele esteve à frente do TJAC, depois seguiu pela gestão da desembargadora Waldirene e foi efetivado agora na administração da desembargadora Regina Ferrari. “Iniciativas como essa nos colocam o Estado como vanguarda. É uma estrutura que está voltada ao processo de ressocialização. E que os senhores, reeducandos que aqui estão possam aproveitar a oportunidade”, comentou Djalma.

Projeto visa promover a ressocialização por meio do trabalho e da dignidade para pessoas em cumprimento de pena. Ainda serão inauguradas mais duas fábricas dentro de unidade prisional em Cruzeiro do Sul e Rio Branco
Já a procuradora-geral Adjunta do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Rita de Cássia, destacou que esse projeto é histórico e um marco para transformações de vidas: “Como é marcante esse momento, não se trata só de geração de emprego e renda. Mas, é uma oportunidade de mudança de vida. O Tribunal de Justiça do Acre, o governo do Estado através do Iapen, com esse exemplo mostra seu compromisso com a ressocialização dos reeducandos. Tenho certeza que aqui não se produzirá apenas sandálias, mas também ressocialização, transformação de vida”.
O reeducando que irá trabalhar na fábrica no Quinari agradeceu a todas e todos que tornaram realidade o ambiente. Durante a cerimônia, ele foi convidado a entregar à presidente do TJ um par de sandálias. “É muita gratidão enorme e uma honra ter entregado para ela os chinelos, que é um grande fruto do meu trabalho. Estou muito feliz por trabalhar. Eu estou nesse lugar aqui, nunca desejei estar aqui, não desejo isso para ninguém, mas com essas oportunidades estou muito feliz e é muita gratidão”, comentou o reeducando.


Maycon Mendonça, chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais de Senador Guiomard, destacou a importância da iniciativa para a ressocialização dos detentos. Foto: arquivo
Comentários
Geral
Homem é preso pela PRF por dívida de pensão alimentícia na BR-364, em Cruzeiro do Sul
Mandado de prisão estava em aberto; suspeito foi detido na véspera de Natal e levado à delegacia

Foto ilustrativa: Freepik
Um homem de 36 anos, identificado como José Francisco, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na quarta-feira (24), véspera de Natal, durante uma abordagem na BR-364, em Cruzeiro do Sul. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia.
De acordo com a PRF, ao ser questionado sobre a ordem judicial, José Francisco afirmou que as parcelas da pensão estariam em dia. No entanto, diante da existência do mandado, os policiais deram voz de prisão ao homem.
Após a detenção, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, onde ficou à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.
Comentários
Geral
Homem é preso em flagrante por agredir esposa com garrafa de vidro em Cruzeiro do Sul
Vítima ficou ferida, recebeu atendimento do Samu e foi encaminhada à UPA; caso é tratado como violência doméstica

Um homem identificado como Moisés, de 36 anos, foi preso em flagrante na quinta-feira (25), no bairro do Alumínio, em Cruzeiro do Sul, acusado de agredir a própria esposa durante uma discussão. Segundo a Polícia Militar, a mulher sofreu cortes nos braços após ser atingida por uma garrafa de vidro e precisou de atendimento médico.
A guarnição foi acionada por populares, que relataram uma situação recorrente de violência doméstica em uma residência da região. Ao chegar ao local, os policiais ouviram gritos e choro da vítima pedindo socorro. Em seguida, a mulher saiu do imóvel ensanguentada, com ferimentos visíveis nos braços.
Ainda conforme a PM, Moisés confessou que agrediu a companheira após uma discussão motivada por ciúmes, utilizando garrafas de vidro. Apesar de a vítima afirmar que não desejava representar judicialmente contra o agressor, o homem recebeu voz de prisão em flagrante, diante da caracterização de violência doméstica e lesão corporal, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.
A polícia informou ainda que o casal apresentava sinais de embriaguez e relatou, de forma espontânea, ser usuário de entorpecentes, além de ter feito uso recente de drogas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros à vítima no local e a conduziu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, onde permaneceu em observação médica.
Comentários
Geral
Operação Olho de Hórus: Polícia Civil cumpre mandados e apreende motocicleta em Senador Guiomard

Mandados judiciais foram cumpridos em Senador Guiomard e Rio Branco durante a Operação Olho de Hórus, resultado de investigação minuciosa da Polícia Civil. Foto: cedida
Na manhã desta sexta-feira, 26, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Polícia Civil de Senador Guiomard, deflagrou a Operação Olho de Hórus, com o objetivo de reprimir a prática de crimes patrimoniais no município.
A ação contou com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Durante a operação, foram cumpridos três mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão, sendo dois no município de Senador Guiomard e um na capital, Rio Branco.
A Operação Olho de Hórus é resultado de uma investigação minuciosa conduzida pela Delegacia de Polícia de Senador Guiomard, que possibilitou a identificação do envolvimento dos suspeitos em um crime patrimonial que vinha sendo apurado pela unidade policial. Com base nas provas reunidas ao longo das diligências, o Poder Judiciário expediu os mandados cumpridos nesta sexta-feira.
Motocicleta apreendida pela Polícia Civil durante a Operação Olho de Hórus, que investiga crime patrimonial ocorrido em Senador Guiomard. Fotos: cedidas
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam uma motocicleta, que pode ter sido utilizada na prática criminosa e será submetida à perícia, contribuindo para o avanço das investigações.
Os presos foram encaminhados à delegacia e permanecem à disposição da Justiça. As investigações continuam em andamento, com o objetivo de esclarecer completamente os fatos e identificar a possível participação de outros envolvidos.
Fonte: PCAC



Você precisa fazer login para comentar.