Geral
TJAC entrega fábrica de chinelos e Iapen inicia produção de chinelos em fábrica dentro de Unidade Prisional em Senador Guiomar
Com investimento de R$ 300 mil, oriundos do Orçamento Geral da União permitiu a aquisição de 27 máquinas que serão distribuídas por três unidades penitenciárias no estado

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo desembargadores, procuradores, promotores de Justiça e representantes do Iapen. Foto: assessoria
Com assessoria
Placas de borracha, tintas sublimáticas, tiras e nove máquinas quadradas vermelhas são alguns dos materiais utilizados na produção de chinelos na fábrica, dentro da Unidade Prisional de Senador Guiomard, inaugurada nesta segunda-feira, 11, pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). Contudo, mais que calçados com esses insumos, se espera produzir esperança nos reeducandos, contribuindo com a ressocialização, a fábrica conta com 9 máquinas e tem 11 detentos como trabalhadores, capacitados para atuar no novo projeto.
Batizado de Sandálias da Esperança, o projeto é uma parceria entre o Iapen, TJAC e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), sendo viabilizado com um investimento de R$ 300 mil, oriundos do Orçamento Geral da União. Esse recurso permitiu a aquisição de 27 máquinas que serão distribuídas por três unidades penitenciárias no estado para a fabricação de chinelos e outros itens, com o objetivo de capacitar os internos e gerar oportunidades de trabalho. O projeto será expandido para as unidades de Cruzeiro do Sul e Rio Branco.
A fábrica tem sido uma oportunidade para os detentos, como A. D. M., que expressou seu desejo de abrir sua própria fábrica no futuro. “Está sendo uma experiência ótima. Sair daqui com esse intuito de montar o nosso próprio negócio”, disse ele.
Maycon Mendonça, chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais de Senador Guiomard, destacou a importância da iniciativa para a ressocialização dos detentos. “O projeto oferece aos presos uma condição melhor de aproveitar o tempo na prisão, aprender uma profissão e, ao sair, ter uma ferramenta de independência”, afirmou.

A fábrica conta com 9 máquinas e tem 11 detentos como trabalhadores, capacitados para atuar no novo projeto. Foto: assessoria
Marcos Frank Costa, presidente do Iapen, reforçou o papel da instituição na ressocialização dos apenados. “A missão do Iapen é proporcionar trabalho e alternativas para o retorno dos egressos ao convívio social”, explicou ele.
Durante a solenidade de inauguração, um detento presenteou a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, com um par de chinelos fabricado na fábrica. Ferrari expressou sua alegria com o projeto, afirmando que ele oferece esperança e capacitação para os custodiados, ajudando na sua reintegração social.

Um detento presenteou a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, com um par de chinelos fabricado na fábrica
Transformação de vida
A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, expôs que, com essa fábrica, é possível proporcionar a ressocialização e também estimular que os reeducandos tenham esperança: “Com grande alegria que estamos aqui. Acreditamos que no potencial humano. Assim nós colocamos esperança no coração daquele que está aqui a cumprir a pena e logo retornará para o convívio da sociedade. Aqui só temos que agradecer a todos que contribuíram com esse grande projeto que é as Sandálias da Esperança”.
O supervisor do GMF destacou o esforço de todos para concretização do projeto. Segundo informou o magistrado, o trabalho iniciou quando ele esteve à frente do TJAC, depois seguiu pela gestão da desembargadora Waldirene e foi efetivado agora na administração da desembargadora Regina Ferrari. “Iniciativas como essa nos colocam o Estado como vanguarda. É uma estrutura que está voltada ao processo de ressocialização. E que os senhores, reeducandos que aqui estão possam aproveitar a oportunidade”, comentou Djalma.

Projeto visa promover a ressocialização por meio do trabalho e da dignidade para pessoas em cumprimento de pena. Ainda serão inauguradas mais duas fábricas dentro de unidade prisional em Cruzeiro do Sul e Rio Branco
Já a procuradora-geral Adjunta do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Rita de Cássia, destacou que esse projeto é histórico e um marco para transformações de vidas: “Como é marcante esse momento, não se trata só de geração de emprego e renda. Mas, é uma oportunidade de mudança de vida. O Tribunal de Justiça do Acre, o governo do Estado através do Iapen, com esse exemplo mostra seu compromisso com a ressocialização dos reeducandos. Tenho certeza que aqui não se produzirá apenas sandálias, mas também ressocialização, transformação de vida”.
O reeducando que irá trabalhar na fábrica no Quinari agradeceu a todas e todos que tornaram realidade o ambiente. Durante a cerimônia, ele foi convidado a entregar à presidente do TJ um par de sandálias. “É muita gratidão enorme e uma honra ter entregado para ela os chinelos, que é um grande fruto do meu trabalho. Estou muito feliz por trabalhar. Eu estou nesse lugar aqui, nunca desejei estar aqui, não desejo isso para ninguém, mas com essas oportunidades estou muito feliz e é muita gratidão”, comentou o reeducando.


Maycon Mendonça, chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais de Senador Guiomard, destacou a importância da iniciativa para a ressocialização dos detentos. Foto: arquivo
Comentários
Geral
Prefeitura intensifica limpeza na Avenida Manoel Marinho Monte, em Brasiléia
Trabalhos são realizados por etapas na principal via comercial do município
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, tem intensificado os serviços de limpeza na Avenida Manoel Marinho Monte, considerada a principal via da cidade.
Os trabalhos estão sendo executados por etapas e de forma coordenada, com foco na organização urbana e na melhoria das condições para comerciantes e moradores. A avenida concentra a maior parte do setor comercial do município, e a limpeza contribui para reduzir a poeira e melhorar o aspecto da área.
O secretário de Obras, Josué Elias, acompanhou de perto a execução dos serviços nesta sexta-feira (26), reforçando o compromisso da gestão com a manutenção dos espaços públicos.
Comentários
Geral
Prefeito Jerry Correia garante parceria com o Deracre para Operação Verão 2026 e melhorias em Assis Brasil
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, esteve em Rio Branco nesta semana para cumprir agenda institucional no Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre). Na ocasião, foi recebido pela diretora do órgão, Sula Ximenes, com quem tratou de importantes demandas para o município.
Durante a reunião, ficou acordado que o Deracre será parceiro da Prefeitura na execução da Operação Verão 2026, contemplando a recuperação e melhorias do Ramal do Icuriã. A iniciativa visa garantir melhores condições de trafegabilidade, fortalecendo o escoamento da produção rural e assegurando mais segurança para os moradores da região.
Além disso, também foi definido que, no mês de abril, serão realizados serviços de recapeamento asfáltico e operação tapa-buracos em ruas da cidade, contribuindo para a melhoria da infraestrutura urbana e da mobilidade da população.
O prefeito Jerry Correia destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e agradeceu a receptividade e o compromisso do Deracre com Assis Brasil.
“Quero agradecer à diretora Sula Ximenes e a toda equipe do Deracre por estarem sempre à disposição para ajudar nosso município. Essa parceria é fundamental para avançarmos cada vez mais nas melhorias que nossa população merece”, afirmou o prefeito.
A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando de forma articulada para garantir investimentos, melhorias na infraestrutura e mais qualidade de vida para todos.
Comentários
Geral
Homem preso por matar a mãe é decapitado dentro de cadeia em SP

Dois dias após matar a própria mãe espancada e enforcada em São Paulo, Washington Ramos Brito, de 32 anos, foi morto dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Pinheiros, na capital paulista.
Ele foi assassinado na madrugada de sábado (28/2) por outros detentos e teve a cabeça decepada.
De acordo com a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP), dois presos assumiram a autoria do crime.
A Polícia Penal instaurou Procedimento de Apuração Preliminar para investigar as circunstâncias do assassinato. Os envolvidos foram encaminhados ao 91º Distrito Policial (Ceasa).
Questionados, os dois presos confessaram o crime e disseram que decidiram matar Washington justamente porque ele matou a mãe, em um crime que causou indignação na cadeia.
Leia a matéria completa no Correio 24 horas.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL












Você precisa fazer login para comentar.