fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Hospital Regional do Juruá torna-se referência em atendimentos neurológicos e realiza sua primeira cirurgia

Publicado

em

Era por volta das 21h da última segunda-feira, 10, quando um paciente de 30 anos chegou ao Hospital Regional do Juruá (HRJ), em Cruzeiro do Sul, pois havia sofrido um acidente de bicicleta e reclamava de dores pelo corpo. Aparentemente, sem lesões, tudo parecia normal, até que 12 horas depois do ocorrido, o paciente começou a apresentar sonolência, acompanhado de um sangramento intracraniano, sendo necessário leva-lo as pressas para a sala cirurgia. Essa foi a primeira vez na história que o hospital realizava uma neurocirurgia.

Luan Magalhães é o neurocirurgião daquela unidade hospitalar. Foto: Marcos Santos/Secom

O médico especialista que atendeu o paciente, Luan Messias Magalhaes, destacou que a cirurgia demorou cerca de 4 horas e foi considerada um sucesso. “Fizemos uma drenagem do hematoma e o paciente respondeu bem. Seu estado é estável e continuará em tratamento em nossa Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A realização foi de fato um grande marco para o hospital e estamos felizes por essa conquista, além de muito orgulhosos com a nossa equipe”, frisou.

Este segmento, assim como o de cardiologia, psiquiatria e ginecologia, foram implantados naquela unidade pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), no segundo semestre deste ano, após adição do termo de contrato com uma empresa terceirizada. O objetivo é descentralizar o sistema e iniciar o processo de autonomia não só nesta, mas em todas as regionais.

A cirurgia representou um momento histórico para a unidade hospitalar. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O governador Gladson Cameli fez questão de celebrar esse e todos os outros avanços conquistados na saúde acreana: “Estamos vivendo um novo momento no governo do Estado. Para isso, temos trabalhado muito para viver avanços como esse da cirurgia neurológica em Cruzeiro do Sul. Minha gratidão a todos os profissionais que tem se esforçado e dedicado suas vidas para salvar outras. Muito obrigada também a toda equipe da Sesacre que tem se dedicado para que não falte insumos e medicamentos, nossa população merece apenas o melhor”.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, se um paciente da regional Juruá, fosse vítima de trauma, acidente vascular cerebral ou até mesmo de um aneurisma, ele precisaria ser transferido de UTI aérea ou TFD para receber atendimento especializado em Rio Branco, correndo sério risco de perder a vida. Hoje, o Hospital Regional do Juruá se tornou unidade de referência para estas especialidades.

A cirurgia aconteceu na manhã de terça-feira, 11, no Hospital Regional do Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

“Considero um grande passo para a autonomia das regionais. Além das cirurgias, os pacientes do Juruá, também não precisarão mais se deslocar para Rio Branco para a realização de um exame com especialista. Fortalecemos não somente a unidade com profissionais, mas também com equipamentos para restruturação do nosso sistema de saúde”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é esfaqueado após ser confundido com ladrão no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima de 50 anos foi socorrida pelo SAMU e segue em estado estável no Pronto-Socorro; agressores fugiram do local

Um homem de 50 anos, ainda não identificado, foi ferido com um golpe de faca na manhã desta quinta-feira (2), na Travessa Açaí, bairro Belo Jardim, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo relato da vítima, ele caminhava pela rua quando foi abordado por homens que o confundiram com um ladrão. Durante a ação, acabou sendo atingido com uma facada nas costas. Após o ataque, os suspeitos fugiram.

Populares encontraram o homem ferido e acionaram o SAMU, que inicialmente enviou uma ambulância de suporte básico. Como a vítima apresentava sinais de confusão mental e embriaguez, foi necessário o reforço de uma unidade de suporte avançado. Após estabilização, o homem foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado de saúde estável.

A Polícia Militar esteve no local, colheu informações e realizou buscas na região, mas até o momento os agressores não foram localizados. O caso seguirá sob investigação da Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia prende chefe de facção conhecido como ‘Coca-Cola’ e esposa em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Casal foi flagrado com drogas, arma de fogo, dinheiro e celulares durante operação conjunta da PM e PC

Um homem identificado pelo apelido de “Coca-Cola”, apontado como chefe de uma facção criminosa que atua em todo o Vale do Juruá, foi preso nesta quarta-feira (1º), junto com a esposa, no bairro Cohab, em Cruzeiro do Sul.

A prisão ocorreu durante uma operação conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil, após levantamentos realizados pelo setor de inteligência das corporações. O casal foi autuado por tráfico de drogas e posse de arma de fogo.

No momento da abordagem, o homem — considerado de alta periculosidade — tentou fugir e resistiu à prisão, sendo necessário levá-lo a uma unidade de saúde após ser contido.

Dentro da residência, os policiais apreenderam uma arma de fogo, porções de maconha e cocaína, além de uma balança de precisão, celulares e dinheiro. O casal foi preso em flagrante, e contra o suspeito já havia um mandado de prisão em aberto.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre participa de curso avançado sobre fraudes bancárias eletrônicas em Brasília

Publicado

em

O rapper Hungria, de 34 anos de idade, está internado em um hospital em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica adulterada.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star, ele deu entrada na unidade nesta quinta-feira (2), com quadro de cefaleia, náuseas, vômitos, turvação visual e acidose metabólica.

Ainda não há informação se o consumo da bebida teria ocorrido no Distrito Federal, que oficialmente ainda não conta com nenhum caso confirmado de intoxicação por metanol. O boletim médico diz ainda que o tratamento foi iniciado e que a investigação sobre o caso segue.

Gustavo Hungria das Neves é da periferia de Brasília, da Ceilândia, e ganhou projeção nacional com suas músicas. Nas redes sociais, a equipe do músico disse que ele está sendo acompanhado pelos médicos e “fora de risco iminente”. Informou ainda que a agenda de shows para o fim de semana está cancelada e agradeceu o apoio dos fãs.

Comentários

Continue lendo