Flash
Hospital Regional do Alto Acre deverá contar com UTI’s em maio
Por falta do suporte avançado, pacientes graves da Covid-19 que chegam dos municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri são rotineiramente transferidos para as unidades de referência de Rio Branco.

Os pacientes graves da Covid-19 que chegam dos municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri são rotineiramente transferidos para as unidades de referência de Rio Branco.
Por
Dentre as regionais de saúde definidas pelo Pacto Acre sem Covid, estratégia do governo do estado no combate à pandemia de Covid-19, a do Alto Acre é a única que ainda não tem Unidades de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis.
Em fevereiro passado, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) anunciou a instalação de 10 leitos de UTI no Hospital Regional Raimundo Chaar, de Brasiléia, cujas obras de adequação estão em andamento e devem ser finalizadas em maio.
De acordo com a diretora técnica assistencial do Hospital Regional, Joelma Pontes, o prazo previsto para a entrega dos leitos era até o fim de abril, mas por conta da grande quantidade de itens a serem adequados, a nova previsão é para 15 de maio.
Um dos pontos de adequação citado pela diretora é o aumento da capacidade de distribuição da usina de oxigênio hospitalar para atender os leitos de UTI. Os serviços relacionados à essa demanda estão em andamento, segundo Joelma Pontes.
A diretora do Hospital Regional de Brasiléia disse ainda que outro fator crucial para a entrega das UTI’s é a garantia dos profissionais da área, como os médicos intensivistas e infectologistas, além de outros igualmente necessários.
Por falta do suporte avançado no hospital de Brasiléia, pacientes graves da Covid-19 que chegam dos municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri são rotineiramente transferidos para as unidades de referência de Rio Branco.
Com 13 leitos de enfermaria destinados a pacientes de Covid-19, o hospital de referência do Alto Acre tem lotação máxima desde a última segunda-feira, 19. A unidade também está enfrentando uma nova onda de contaminação de profissionais de saúde.
Regional já passou das 100 mortes por Covid
Com 7.661 casos do novo coronavírus registrados desde a chegada da crise sanitária ao estado, os municípios do Alto Acre acumulam cerca de 10% dos diagnósticos confirmados em todo o Acre. Nesta semana, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde (Boletim Sesacre), a regional passou das 100 mortes por Covid-19.
Xapuri segue como o município com o maior número de casos confirmados de Covid-19 (2.739), seguido de Brasiléia (2.334), Assis Brasil (1.386) e Epitaciolândia (1.202). Brasiléia lidera o número de óbitos por complicações da doença (32), seguido por Epitaciolândia (25), Xapuri (24) e Assis Brasil (20).
Comentários
Flash
Tadeu Hassem anuncia liberação quadrimestral de emendas parlamentares no Acre
Novo formato de repasse visa agilizar aplicação de recursos em Saúde, Educação e municípios; deputado destaque benefício direto à população
RIO BRANCO – O presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Tadeu Hassem, comemorou a decisão que estabelece a liberação quadrimestral das emendas parlamentares estaduais. A medida, que passa a valer imediatamente, tem como objetivo acelerar a aplicação dos recursos em áreas prioritárias como Saúde, Educação e repasses municipais.
Hassem explicou que a nova periodicidade permitirá um planejamento mais eficiente por parte dos gestores públicos. “Com essa mudança, garantimos que os recursos cheguem de forma estratégica e ágil aos municípios, beneficiando diretamente a população que precisa desses serviços”, afirmou o parlamentar.
A medida busca oferecer maior previsibilidade orçamentária às prefeituras, que poderão contar com um fluxo regular de verbas para implementação de políticas públicas. “Essa é uma vitória para a gestão municipal, que ganha condições de executar projetos e ações com mais eficiência”, completou Hassem.
A alteração no modelo de repasse representa uma inovação na gestão das emendas no estado, com potencial para otimizar a aplicação dos recursos em setores essenciais. A expectativa é que o novo formato permita reduzir burocracias e agilizar o atendimento às demandas da população acreana.
Comentários
Flash
Governo Gladson Camelí reforça compromisso com servidores da Educação
O governo Gladson Camelí reafirmou o compromisso já firmado de retomar a tabela salarial dos professores da rede estadual do Acre, assim que houver condições fiscais adequadas conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). As tratativas já foram definidas entre a equipe de governo e os três sindicatos de servidores da Educação, em reunião realizada no dia 6 de fevereiro, conforme ata de reunião. A retomada da tabela será implementada em duas etapas, sendo 1,5% em 2025 e mais 1,5% em 2026. Caso a situação fiscal impeça a implementação imediata da tabela, será aplicado o reajuste de 6,27%, referente ao aumento nacional do piso salarial, beneficiando todos os servidores da Educação.

Governo Gladson Camelí paga salários acima do piso nacional de professores, reafirmando o compromisso com servidores da Educação. Foto: Mardilson Gomes/SEE
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, trata-se de um compromisso consolidado e não apenas uma possibilidade. “Já está firmado que, se não pudermos retomar imediatamente a tabela devido a limitações impostas pela LRF, o governo garantirá o reajuste do piso nacional para toda a categoria. Nosso objetivo é assegurar que ninguém seja prejudicado”, afirmou o secretário. Carvalho destacou ainda que o governo do Acre já paga salários acima do piso nacional.
Investimentos garantiram avanços históricos
Durante a gestão Camelí, foram realizados importantes investimentos voltados à valorização dos servidores da Educação. Entre 2021 e 2022, foram pagos abonos que totalizaram R$ 262 milhões, além de reajustes expressivos nos anos seguintes. O secretário ressaltou que, somente entre 2022 e 2023, os profissionais da Educação acumularam avanços salariais de aproximadamente 75%.

Governo do Acre mantém diálogo ativo com representantes sindicais da Educação. Foto: Mardilson Gomes/SEE
“Nossa prioridade sempre foi valorizar o professor e os demais servidores da Educação. Atualmente, mais de 75% dos recursos da pasta são destinados aos salários, superando, inclusive, a recomendação do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação], que é de 70%”, enfatizou Carvalho.
O secretário reforçou que a decisão faz parte de um plano estratégico consolidado pelo governo. “Trata-se de um compromisso concreto e já firmado, que demonstra o empenho do governador Gladson com uma educação pública de qualidade e com aqueles que trabalham diariamente para torná-la possível”, afirmou.
Comentários
Flash
Prefeito Jerry Correia recebe vereador e comunidade para tratar de melhorias no Ramal do 88
Na manhã desta terça-feira, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, recebeu em seu gabinete o vereador Gilsandro Castro e representantes da comunidade do Ramal do 88. O encontro contou também com a presença do secretário municipal de agricultura e infraestrutura rural, Zé do Posto, e teve como principal pauta as melhorias na infraestrutura do ramal.
Os moradores relataram as dificuldades enfrentadas, especialmente no período chuvoso, quando o acesso à comunidade fica comprometido. O prefeito reafirmou o compromisso da gestão em buscar soluções para garantir a trafegabilidade e o bem-estar da população.
“Sabemos da importância do Ramal do 88 para o dia a dia dos moradores. Estamos trabalhando para garantir melhorias e facilitar a vida de quem depende desse ramal”, destacou Jerry Correia.
O vereador Gilsandro Castro agradeceu a abertura do diálogo e reforçou a importância de parcerias entre o executivo e o legislativo para levar avanços às comunidades rurais.
A Prefeitura segue empenhada em fortalecer a infraestrutura dos ramais e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de Assis Brasil.
Você precisa fazer login para comentar.