fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Homem é executado com cerca de 5 tiros na Baixada da Sobral em Rio Branco

Publicado

em

O funcionário público municipal, Antônio Francisco Souza Félix, 32 anos, conhecido por “Toin”, foi morto a tiros na noite desta segunda-feira, 17, no bairro Carandá, rua Dom João VI, localizada na região da Baixada capital.

De acordo com informações, a vítima estava na sua residência com sua esposa, quando foi surpreendido por três homens armados e encapuzados que invadiram a casa. A vítima correu para tentar se salvar, mas como já estava machucado por conta de uma tentativa de homicídio que sofreu anteriormente, foi alcançado pelos criminosos que dispararam cerca de 15 vezes contra Francisco. Após a ação, os atiradores saíram em fuga a pé e entraram em uma área de mata que fica próximo a região onde aconteceu o crime. O homem ficou caído ao solo agonizando bastante ferido.

Moradores acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que rapidamente se deslocou até o local para prestar os atendimentos iniciais a vítima. Ao chegar, os paramédicos fizeram uma avaliação e foi constatado que Antônio Francisco não tinha mais os sinais vitais, e foi declarado morto pela equipe de socorristas.

O médico do Samu relatou que a vítima foi atingida por cinco disparos, sendo quatro deles no tórax e um no braço, causando a morte de Antônio, antes da chegada da ambulância.

Vítima, Antônio Francisco Souza Félix

Segundo informações da esposa da vítima, o homem trabalhava na Zeladoria Pública do Município, e estava afastado por conta de uma atentado que ele sofreu no mês de abril. O homem não tinha passagens pela polícia, segundo informações da Polícia Militar.

No local estava a Polícia Militar com o Grupamento de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro), que fizeram o isolamento da área, para aguardar a equipe da Polícia Técnica Científica, para realização dos trabalhos periciais.

Ainda segundo a polícia, a motivação do crime pode ter sido a guerra entre facções criminosas.

O caso vai ser investigado por agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE), da Delegacia Especializada de Investigação Criminal (DEIC).

Comentários

Continue lendo

Acre

“Obras avançando”, diz Antônio Morais ao citar os bairros Novo Calafate e Valdemar Maciel

Publicado

em

Por

O vereador Antônio Morais (PL) relatou na sessão de terça-feira, 21, na Câmara Municipal de Rio Branco, vistoria realizada nas ruas que estão recebendo melhorias por meio do programa Asfalta Rio Branco. Na ocasião, o parlamentar ressaltou os bairros Novo Calafate e Valdemar Maciel.

“Tinha um buraco enorme na rua principal do Valdemar Maciel, praticamente cabia um carro inteiro lá dentro, mas agora com as benfeitorias, o local está trafegável. Isso é resultado da união de muitas pessoas, nós, vereadores, presidentes de bairro, gestão, enfim, um trabalho realizado em conjunto”, disse Morais. E acrescentou: “os caras estão fazendo um ótimo trabalho lá naquela regional, um trabalho de excelência mesmo

O parlamentar destacou ainda sobre a criação do Restaurante Popular e piscina térmica para os idosos na região. “Já conversei com o prefeito e secretário para dar agilidade a essas duas obras dada a importância delas”.

Morais cobrou ainda melhorias no Bairro Aroeira. “Essas benfeitorias são importantes para levar qualidade de vida para nosso povo, por isso eu sempre insisto aqui nessa tribuna, fiz assim com o Polo Geraldo Mesquita e também farei com o Aroeira”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

A pedido de lideranças indígenas, Polícia Militar leva Proerd para as aldeias do estado

Publicado

em

Por

A Polícia Militar do Acre se prepara para expandir o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para as terras indígenas do estado. Inicialmente, o programa será implantado em duas aldeias do povo Huni Kuin, nas terras indígenas Igarapé do Caucho e Colônia 27, em Tarauacá.

Os trabalhos nessas duas aldeias devem começar ainda este mês. Na última sexta-feira, 17, foi feita uma reunião de estreitamento e apresentação de ações preventivas nos territórios indígenas. Paralelo a isso, haverá a participação da Patrulha Maria da Penha, com palestras e rodas de conversas sobre violência contra a mulher em suas diversas formas. Além disso, o Batalhão Ambiental continua o trabalho nessas comunidades na prevenção e combate aos crimes ambientais.

Reunião definiu implantação do Proerd nas aldeias do estado. Foto: cedida

A diretora operacional da PM, coronel Marta Renata Alves, destacou que a intenção é seguir com o programa para Feijó, ainda na primeira quinzena de junho, e chegar em Santa Rosa do Purus e Jordão. A tenente-coronel Ana Cássia é coordenadora estadual de Polícia Comunitária e Direitos Humanos Maria e administra a implementação desses programas no estado.

A coronel Marta Renata contou que o nome dado a essa fase do programa foi Proerd nas aldeias. “Esse é um programa da Polícia Militar, cujo objetivo é a prevenção e o combate às drogas. Então, permite que crianças estejam preparadas realmente e fortalecidas para dizer não a qualquer contato com o ilícito, sobretudo com as drogas. E, por meio dessa conscientização, é que a gente vê realmente o resultado. E nós identificamos que as crianças, adolescentes e jovens dos povos indígenas estavam carentes dessa atenção”, explica.

Expansão deve ocorrer em outras terras indígenas do estado. Foto: cedida

Além disso, a coronel acredita que essa presença da PM vai fortalecer laços e fazer com que outros assuntos sejam abordados nessa comunidade. A secretária dos Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, disse que a ida do programa para as aldeias foi uma reivindicação das próprias lideranças indígenas.

“A intenção é levar essa sensibilização sobre as drogas, sobre a situação de violência nos territórios indígenas, fazendo esse alinhamento com a Secretaria de Povos Indígenas. Nós estamos muito felizes, porque a nossa intenção é levar essa escuta para os territórios indígenas, para ouvir também das lideranças indígenas, dod jovens, o que eles pensam sobre isso. Esses órgãos são nossos parceiros que podem levar essa prevenção ao nosso território, para que todo mundo possa viver em paz”, enfatizou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Fase municipal dos Jogos Estudantis tem continuidade no Colégio Acreano

Publicado

em

Por

A fase municipal dos Jogos Estudantis, em Rio Branco, teve continuidade nesta terça-feira, 21, com partidas de futsal masculino do Zonal I, que compreende escolas da parte central da cidade e também do Segundo Distrito. Na quarta, 22, terão início os jogos da semifinal.

Entre as escolas que fazem parte do Zonal I, da fase municipal de Rio Branco estão o Ceja, a Leôncio de Carvalho, a Sebastião Pedrosa, a Lourival Pinho, a Roberto Mubárac, Frei Heitor, a Raimunda Pará, a Wilson Barbosa, a Antônia Fernandes e a Escola Santa Maria II.

Ceja e Leôncio de Carvalho se enfrentaram pela fase de grupos da zona I nesta terça-feira, 21. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Essas escolas fazem parte da Zonal I, onde se classificam duas escolas para a fase classificatória. Outras zonais de futsal da fase municipal são a da Baixada, que conta com a participação de escolas rurais da Estrada Transacreana, a zonal da parte alta da cidade, além da zonal de escolas do Calafate e do Universitário.

Nesta terça-feira, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) enfrentou a equipe da Escola Leôncio de Carvalho pela categoria sub-17 do naipe masculino. Para o professor Aurentino Ribeiro, treinador da equipe da Leôncio, os Jogos Estudantis são fundamentais para a interação dos estudantes.

Ele destaca o bom desempenho da equipe, que realiza o terceiro jogo contra o Ceja. Ganhou a primeira partida da equipe da Raimunda Pará e perdeu a segunda partida para o time da Escola Sebastião Pedrosa. “Agora vamos aguardar a combinação de resultados para ver se conseguimos nos classificar”, disse.

Professor Paulo Victor: “Jogos Estudantis são importantes para a inserção dos alunos”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Já o treinador da equipe do Ceja, professor Paulo Victor da Silva, disse que os Jogos Estudantis são importantes porque contribuem para a inserção dos alunos. Segundo ele, no Ceja há alunos das mais variadas classes sociais. “Por isso é importante a integração deles por meio do esporte”, afirmou.

O aluno Caio Rodrigues, do primeiro ano da Escola Leôncio de Carvalho, disse que é bom representar a escola. “Estou gostando muito, já fiz até gol”, disse. Renan Brígido, da equipe do Ceja, também destacou a importância da participação. “É bom participar, inclusive pela diversão”, frisou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo