Acre
Homem é detido em flagrante praticando furto de cadeiras de igreja em Brasiléia
Antes do suspeito atravessar pela ponte, foi impedido até a chegada da viatura da Polícia Militar
Um homem que atuava no ramo de seguros DPVAT na fronteira, foi detido em flagrante quando tentava chegar na ponte Wilson Pinheiro, que dá acesso ao lado boliviano pela cidade de Brasiléia.
Identificado pelo nome de Vanderson, este vinha sendo investigado sob acusações de ter praticado golpes do seguro em algumas pessoas, além de da prática de pequenos furtos pelas cidades de Brasileia e Epitaciolândia. Os produtos eram trocados por drogas em pontos de venda de entorpecentes na cidade de Cobija, lado boliviano.
Na tarde desta quarta-feira, dia 4, o mesmo chamou atenção quando estava com algumas cadeiras na cabeça, andando a pé rumo a ponte. Foi quando ligaram para o Siosp (190) e chamaram os policiais.

Acusado tentou argumentar dizendo que estava levando as cadeiras para seu escritório no lado boliviano.
Antes do suspeito atravessar pela ponte, foi impedido até a chegada da viatura da Polícia Militar. O mesmo tentou argumentar que as cadeiras seriam para seu escritório no lado boliviano, mas, não convenceu e foi conduzido à delegacia.
Foi descoberto depois, que as cadeiras seriam da Igreja Batista localizada próximo a ponte metálica em Brasiléia. Vanderson aproveitou o descuido de pessoas que estavam limpando o prédio e pegou as cadeiras, fato comprovado pelas câmeras sistema de segurança.
Um dos policiais que estavam no momento da prisão do acusado, também comentou que foi vítima do mesmo. Também foi comunicado que Vanderson foi filmado quando furtou bicicleta do pátio da escola IOP em Brasiléia. O delegado iria tomar as providencias de praxe sobre o caso.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.