Conecte-se conosco

Geral

Hemoacre convoca recuperados da Covid-19 para doação de plasma a quem luta contra a doença

Publicado

em

“Fazer o bem, sem olhar a quem”  é  o que muitas pessoas, além dos profissionais que atuam na linha de frente contra a pandemia do novo coronavírus há cerca de cinco meses, estão praticando no Acre.

E, para reforçar o dito popular e as boas ações ao próximo,  o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) faz o chamamento para doação de plasma de pessoas que testaram positivo para o coronavírus e que já estão recuperadas da doença.

O doador precisa, antes de tudo, se encaixar em todos os critérios de uma doação. Foto Júnior Aguiar/Secom.

A terapia plasmática vem sendo utilizada como tratamento experimental em pacientes internados com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), há cerca de dois meses. Gerente-geral do Hemoacre, Josiane Amorim explica que o procedimento consiste na transfusão do plasma de sangue de uma pessoa curada (com anticorpos) para um paciente infectado.

“Mesmo não havendo comprovação de que o plasma convalescente de Covid-19 seja eficaz no tratamento de pessoas infectados com coronavírus, pacientes que já passaram por esse procedimento demonstraram melhora no quadro clínico”, observa.

O plasma de convalescente de Covid-19 será aplicado em pacientes internados e com risco de agravamento pelo coronavírus, desde que eles ou seus familiares consintam no procedimento.

O uso de plasma convalescente como tratamento experimental para Covid-19 está sendo testado em vários estados do país. Foto Júnior Aguiar/Secom.

Esse material é a parte líquida do sangue e a estratégia já foi utilizada em outras pandemias, como da gripe espanhola e do ebola, apresentando resultados favoráveis em pessoas contaminadas.

Sobre a doação de plasma

Os interessados em doar precisam ter entre 18 e 60 anos de idade, pesar no mínimo 60 kg, ter diagnóstico laboratorial confirmado de infecção por Sars-Cov-2, estar sem sintomas de Covid-19 há pelo menos 30 dias e não ter tido manifestações graves em função da doença (choque séptico, parada cardíaca ou intubação traqueal ou respiratória).

Os candidatos à doação de plasma devem agendar o procedimento pelo telefone 32481380 Foto Júnior Aguiar/Secom.

Os voluntários também precisam atender às condições básicas para doação de sangue e atentar aos impedimentos do ato. Se for mulher, não pode ter histórico de gestações. Antes da doação, a pessoa faz o teste para ver se tem quantidade suficiente de anticorpos (IGG).

Por agendamento

Os candidatos à doação de plasma não devem comparecer de imediato ao Hemoacre, evitando aglomerações e favorecendo a organização do fluxo na unidade para atender melhor os voluntários. A recomendação é agendar pelo telefone 3248-1380 das 7 às 17 horas.

O plasma coletado é enviado para as unidades de Saúde do Estado conforme solicitação médica.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Suspeito de planejar morte do próprio pai se entrega à Polícia Civil em Porto Velho

Publicado

em

Investigado teria arquitetado o crime para ficar com a herança da família e enfrentar dívidas financeiras

Célio Roberto de Lima Silva Filho se entregou à Polícia Civil na última quinta-feira (11), em Porto Velho, após ser apontado como o principal suspeito de planejar o assassinato do próprio pai com o objetivo de ficar com a herança da família. Ele estava foragido desde o início da semana, quando seu nome passou a ser divulgado pelas autoridades como mentor do crime.

Segundo informações da Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos (DERCV), Célio teria organizado toda a ação criminosa e contratado pessoas para executar o homicídio. As investigações indicam que ele enfrentava dívidas e forte pressão financeira, fatores que teriam motivado a tentativa de matar o pai.

Na segunda-feira (8), duas pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no esquema. De acordo com a polícia, uma primeira tentativa de execução chegou a ser planejada, mas acabou não se concretizando. Mesmo assim, conforme apurado pelos investigadores, o suspeito teria insistido no plano e buscava articular uma nova ação criminosa.

Com a apresentação espontânea de Célio à polícia, a investigação entra agora em uma nova fase, com a coleta de depoimentos e a reconstituição detalhada de como o crime teria sido planejado. A Polícia Civil segue apurando o caso para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer completamente os fatos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na Avenida Ceará, em Rio Branco

Publicado

em

Motorista suspeito de embriaguez deixou o local sem prestar socorro e foi localizado pela polícia

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite deste sábado (13) na Avenida Ceará, bairro Estação Experimental, em Rio Branco, na esquina com a Rua Guanabara. A colisão envolveu um automóvel Chevrolet Ônix, de cor vermelha, e uma motocicleta Honda CB 300 Twister, de cor azul, deixando o motociclista gravemente ferido.

A vítima foi identificada como Daniel Souza Pereira, de 20 anos. Segundo informações repassadas à polícia, o condutor do Ônix seguia pela Avenida Ceará no sentido bairro–centro e teria sinalizado para acessar a Rua Guanabara quando a motocicleta colidiu na traseira do veículo.

Com o impacto, Daniel foi arremessado ao asfalto e sofreu ferimentos graves. Testemunhas relataram que o motorista do carro chegou a parar por alguns instantes, mas deixou o local sem prestar socorro. Após buscas, ele foi localizado por uma guarnição do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) já no bairro Doca Furtado.

Durante a abordagem, os policiais constataram que o condutor estava acompanhado do irmão e apresentava sinais de que estaria sob efeito de álcool. Conforme a polícia, ele ainda tentou se evadir após o acidente, mas foi interceptado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte básico prestou os primeiros atendimentos no local. A vítima foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco, onde deu entrada no setor de Traumatologia. Daniel foi diagnosticado com fratura exposta na perna direita e, posteriormente, encaminhado à Ortopedia. Apesar da gravidade da lesão, o estado de saúde é considerado estável.

A área foi isolada pelo BPTran para o trabalho da perícia. Após os procedimentos, os veículos foram removidos. O motorista do automóvel foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), e o caso será apurado pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Pedestre morre após ser atropelado na Avenida Lauro Muller, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Screenshot

Vítima atravessava a via quando foi atingida por um carro e morreu ainda no local

Um atropelamento com vítima fatal foi registrado na noite deste sábado (13) na Avenida Lauro Muller, no bairro João Alves, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. O pedestre Francisco Vanderlei de Almeida, conhecido como “Lêla”, morreu após ser atingido por um veículo Volkswagen Gol, de cor branca.

De acordo com informações preliminares, Francisco Vanderlei atravessava a avenida no momento em que foi atropelado. Com o impacto, ele sofreu ferimentos graves e não resistiu, morrendo ainda no local antes da chegada do atendimento médico.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas, isolaram a área e controlaram o tráfego para preservar a cena do acidente e garantir a segurança de quem passava pelo local. A perícia técnica da Polícia Civil também esteve presente, realizando os procedimentos necessários para esclarecer as circunstâncias do atropelamento.

Após a conclusão dos trabalhos periciais, o corpo foi encaminhado para os procedimentos legais. A dinâmica do acidente e a responsabilidade do condutor do veículo serão apuradas pelas autoridades. O caso segue sob investigação.

Comentários

Continue lendo